Saúde
NEGÓCIO NOS TRINQUES
Cuidados Com a Beleza
Escova progressiva, bronzeamento artificial, depilação a laser... Os clientes de clínicas e salões de beleza devem ter cuidado sempre que buscar por um serviço do gênero. A orientação da Vigilância Sanitária do Recife é importante para evitar problemas com a saúde, como queimaduras e infecções, devido a irregularidades nos procedimentos realizados pelos estabelecimentos. Embora destinadas a donos de estabelecimentos, as informações também valem para os consumidores saberem como a atividade deve ser exercida corretamente.
O cliente deve sempre observar se os produtos possuem o registro do Ministério da Saúde. Em hipótese alguma, o salão deve utilizar misturas caseiras no estabelecimento. O uso de produtos indevidos pode causar irritação da pele e do couro cabeludo, queimaduras e intoxicação. No caso das escovas progressivas, muitos produtos usados contêm em sua composição uma quantidade de formol que serve como conservante, e não como alisante. Mesmo assim, existem salões que aumentam a quantidade de formol de forma indevida. Apenas 0,2% de formol é liberado para uso. Para os que freqüentam manicure, deve-se observar se os alicates e tesouras estão esterilizados. Também é importante verificar se as serras e palitos de limpeza são descartáveis e se produtos como shampoos, cremes, hidratantes e coquetéis usados para tratamento dos cabelos contêm na embalagem o selo do Ministério. Segundo Vânia Noronha, gerente de Controle de Alimentos e Produtos da Vigilância Sanitária, a cliente que for ao salão para fazer as unhas pode optar pela utilização dos próprios utensílios (alicate, afastador de cutícula e tesoura). “Caso ela possua esses materiais, eles devem ser esterilizados. A esterilização caseira é feita com a lavagem do utensílio com água e sabão. Depois, passar álcool a 70%”, ensina.
Em relação às toalhas, elas devem estar limpas e embaladas em plásticos lacrados. Os pentes e escovas também devem estar limpos. É de extrema importância observar também a validade e a qualidade dos produtos de beleza utilizados na lavagem do cabelo e no procedimento da escovas, alongamento, hidratação e relaxamento. O ideal é que, antes da utilização desses produtos, seja feito um teste de sensibilidade com o cliente a fim de evitar sintomas alérgicos. Em geral, as instruções do teste se encontram no rótulo do produto.
FIQUE ATENTO Cuidados na compra
- Não aceite depilação com cera reaproveitável. O indicado é que seja industrializada e com registro no Ministério da Saúde - As toalhas devem estar lavadas e preferencialmente embaladas em saco plástico individualmente e guardadas em local limpo, seco e arejado. A embalagem deve ser sempre aberta na frente do cliente - Alicates, espátulas e outros materiais de metal devem ser esterilizados e embalados. A embalagem deve ser aberta na frente do cliente - Manicure, pedicure e podólogo devem lavar as mãos antes de atender cada cliente. O profissional deve perguntar ao consumidor se ele possui alergia a esmalte ou outro produto - No caso do cabeleireiro, ele deve usar luva ao fazer uso de química. Lâminas devem ser novas a cada cliente, sendo descartadas após o uso - Para depilação, o estabelecimento deve oferecer lençol de papel descartável que deve ser trocado a cada novo cliente. A pinça deve ser descartável ou esterilizada a cada cliente - A cera de depilação deve trazer no rótulo identificação do produto, procedência, validade e número do registro do Ministério da Saúde ou da Anvisa. |