Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 
RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Boletim Diário - Sec. Comunicação

PREFEITURA ORIENTA SOBRE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA

A vacinação contra a febre amarela está disponível apenas para as pessoas que vão viajar nesta época do ano para as regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. A dose deve ser tomada ainda para quem pretende ir ao Maranhão e Minas Gerais, Sul do Piauí, Oeste e Sul da Bahia, Norte do Espírito Santo, Noroeste de São Paulo e Oeste dos estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A orientação é da Prefeitura do Recife. Na capital, a vacina pode ser encontrada em cinco postos de saúde e três policlínicas (ver quadro abaixo). Para tomar a injeção, entretanto, é preciso que a pessoa leve à unidade de saúde o comprovante de viagem.

A vacinação deve ser realizada, pelo menos, dez dias antes da viagem para garantir a proteção contra o vírus da febre amarela. A dose é válida por dez anos. A Secretaria Municipal de Saúde tranqüiliza a população informando que não há risco no momento de transmissão da febre amarela. “Não há motivo para as pessoas que não vão viajar tomarem a vacina. É preciso deixar claro que a indicação é somente para quem pretende viajar para alguma das áreas de risco no País”, orienta Elizabeth Azoubel, coordenadora do Programa Municipal de Imunização do Recife. Segundo ela, as pessoas que vão ao exterior devem procurar diretamente o posto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária localizado no Aeroporto do Recife para se vacinar.

Sobre a doença – A febre amarela é uma doença infecciosa provocada pelo vírus amarílico, que ataca o fígado e outros órgãos e pode levar à morte se não tratada. A transmissão ocorre, sobretudo, em regiões de matas. Não existem casos registrados de febre amarela urbana no País desde 1942. A doença ocorre com mais freqüência entre os meses de janeiro e abril, período de chuvas. Para saber mais informações sobre a febre amarela, o Ministério da Saúde disponibiliza um link específico sobre o tema no Glossário de Doenças do site da Secretaria de Vigilância em Saúde.

ONDE SE VACINAR

Policlínica Waldemar de Oliveira - Rua Pombal, s/n, Santo Amaro;

Centro de Saúde Professor Monteiro de Moraes - Avenida Beberibe, 4.510, Beberibe;

Centro de Saúde Dr. Luiz Wilson - Rua Chã de Alegria, s/n, Bomba do Hemetério;

Centro de Saúde Clementino Fraga - Rua Japaranduba, s/n, Vasco da Gama;

Centro de Saúde Albert Sabin - Rua Padre Roma, 191, Tamarineira;

Policlínica Lessa de Andrade - Estrada dos Remédios, 2.416, Madalena;

Policlínica Agamenon Magalhães - Praça do Largo da Paz, s/n, Afogados;

Centro de Saúde Dom Miguel Valverde - Rua Feliciano José de Farias, 195, Boa Viagem.
Enviar    Imprimir