Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 
RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Boletim Diário - Sec. Comunicação

COMEÇA O ANO LETIVO 2008 - POETAS DO RECIFE

O reencontro com os antigos colegas e a expectativa de conhecer novos amigos, a chance de compartilhar histórias e aventuras vividas durante as férias e a renovação das esperanças de avançar nos estudos e conquistar um futuro melhor. Não são poucas as motivações dos milhares de estudantes da rede municipal para a volta às aulas 2008, que aconteceu, nesta segunda-feira (11), nas centenas de unidades de ensino da Prefeitura do Recife. Deverão freqüentar as salas de aula, este ano, cerca de 145 mil alunos, distribuídos em 293 escolas e creches próprias e 125 comunitárias (conveniadas).

O Ano Letivo 2008, que foi aberto de forma festiva pela secretária de Educação, Esporte e Lazer, Maria Luiza Aléssio, no dia 1º de fevereiro, será dedicado aos poetas do Recife. A homenagem é direcionada aos 11 poetas pernambucanos que têm suas esculturas expostas em diversos pontos da cidade e vão se transformar, durante os 200 dias de aula, em trabalhos e projetos didáticos, motivando a leitura e a própria produção literária nas unidades de ensino.

Um bom exemplo de motivação para o novo período de aulas foi dado pelos estudantes da Escola Municipal Vila Santa Luzia, localizada no bairro do Cordeiro, na zona Oeste do Recife (Região Político-Administrativa 4). A unidade de ensino, que ganhou uma nova e moderna sede no final do ano passado, vão estudar, inicialmente, 760 alunos, distribuídos em três turnos – ensino fundamental, educação infantil, Educação de Jovens e Adultos e Brasil Alfabetizado. A alegria na Santa Luzia começou logo pela manhã, por volta das 7h30, na abertura do turno da manhã.

Uma das mais motivadas, a estudante Samanta Ferreira da Silva, de 8 anos, matriculada no 2º ano do 1º ciclo (6ª série), não cansava de brincar e percorrer as dependências da unidade. "A nova escola é maior e muito mais bonita que a anterior (que funcionava na Torre). Estou gostando bastante de estudar aqui", garantiu. Rosângela Araújo da Silva, de 31 anos, veio trazer a filha Beatriz Carla, de quatro anos, e aproveitou para visitar a unidade de ensino construída pela PCR. "É uma escola de primeiro mundo. Estou surpresa e contente ao mesmo tempo", comentou.

Satisfeita com o bom início do ano letivo, a vice-dirigente da unidade de ensino, Maria Luiza Saraiva, diz que a expectativa para o ano Poetas do Recife é a melhor possível. "Vamos funcionar com 27 turmas, oferecendo também biblioteca, salas de vídeo e informática e uma boa área de recreação", contou. Segundo ela, o alunato é formado basicamente por moradores da Vila Santa Luzia, na Torre, e de comunidades do Cordeiro. “Mas também atendemos o Caiara e o Cardozo", informou. Filha de repentista, a diretora está bastante motivada para levar à poesia para as salas de aula. "O tema do ano letivo deste ano é muito oportuno e justo. Também será uma ótima oportunidade para despertar nos estudantes o gosto pela poesia e, quem sabe, revelar novos talentos", finalizou.
Enviar    Imprimir