Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

CODECIR

CODECIR REGISTRA 330 OCORRÊNCIAS DURANTE O FERIADÃO


Entre 7h da manhã da quinta-feira (20) e 7h da manhã desta segunda-feira (24), a Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) registrou 330 ocorrências. Foram 216 solicitações de lonas plásticas, 64 pedidos de vistorias, 35 pequenos deslizamentos de barreira, sete registros de danos a imóveis, incluindo dois desabamentos, uma árvore em risco e sete registros de alagamentos. A precipitação pluviométrica acumulada foi de 133,9 mm. Não houve registro de vítimas. Os técnicos da Codecir realizaram 118 vistorias e colocaram mais de cinco mil metros quadrados de lonas plásticas em 25 diferentes áreas de morro do Recife.

Nos próximos dois dias, as seis regionais da Codecir irão estender o atendimento em uma hora, das 7h30 às 17h30. A coordenadora da Defesa Civil do Recife, Nina Macário, informa que as equipes do órgão vão continuar em alerta e solicita à população das áreas de risco que “fiquem atentas, e que a qualquer sinal de perigo de deslizamento saiam do imóvel e liguem para a Defesa Civil”. Para atender à população em caso de necessidade, a Codecir conta com o telefone 0800.813400 que atende 24 horas.

Desde o último dia 21 de fevereiro, a Prefeitura do Recife intensificou o trabalho preventivo para o inverno 2008, dentro do Programa Guarda-Chuva. Foram iniciadas ações educativas, limpeza de canais e canaletas, serviços de manutenção de escadarias, muros de arrimo e sistemas de drenagem, além de um pacote de obras nos morros. As intervenções totalizam um investimento de R$ 6 milhões.

As equipes da Defesa Civil estão percorrendo 96 localidades de risco alto e muito alto, realizando palestras e mobilizando a comunidade para reforçar as orientações sobre o período chuvoso. Até o início do inverno, devem ser recuperadas 40 escadarias e 12 muros de arrimo, e 51 canais da cidade estão passando por uma grande operação de desobstrução e limpeza. O cronograma de limpeza está mobilizando mais de 60 servidores da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), divididos em 13 equipes.

O Programa Guarda-Chuva integra diversas secretarias e órgãos da Prefeitura do Recife, num trabalho preventivo e permanente nos morros. Criado em 2001, o Programa investiu, entre 2001 e 2007, cerca de R$ 270 milhões em ações como defesa civil permanente; urbanização, controle e fiscalização de áreas de risco; manutenção de escadarias e muros de arrimo; manutenção e retificação dos sistemas de micro e macro-drenagem.
Matérias Relacionadas
- Voluntários irão participar de ações educativas nos morros
- Ações educativas nos morros recebem reforço do voluntariado
- Ações educativas nos morros recebem reforço do voluntariado


Enviar    Imprimir