Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras

JOÃO PAULO ANUNCIA INÍCIO DAS OBRAS DO PARQUE DONA LINDU
00:00 Segunda-feira, 7 de Abril de 2008

O prefeito João Paulo anunciou, na manhã desta segunda-feira (07), o início das obras do Parque Dona Lindu. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o Parque receberá investimentos de R$ 28,7 milhões e será construído numa área de 27.166,68 m², com 60% destinados à área verde. O projeto de Niemeyer inclui ciclovia, pistas para cooper e skate, quadra poliesportiva, playground, áreas para descanso e ginástica. Haverá também teatro, pavilhão para exposições, restaurante, sanitários, fraldário e central técnica.

As obras têm prazo de sete meses para serem concluídas. “Estamos iniciando os trabalhos imediatamente e a ordem de serviço já foi dada. O Parque Dona Lindu tem uma importância muito grande para a cidade”, afirmou o prefeito. O Parque ocupará um terreno cedido pelo Governo Federal e situado entre as avenidas Boa Viagem e Visconde de Jequitinhonha. O local, antes pertencente à Aeronáutica, estava destinado à construção de mais espigões na orla de Boa Viagem.

A área terá, além de gramado, 3 mil espécimes vegetais, entre elas palmeiras, coqueiros, ipês roxos, paus-brasil, acácias cubanas, craibeiras, felícios, lagestromias, paus-de-formiga, mororós, jasmins, filodendronias, guiambês, orelhas de onça, clúsias, ciças, lírios, panamás vermelho e rosa, ixoras, açucenas e barras de serpente. Os 60% de área verde equivalem a 16.300,20 m², enquanto que a área construída chega a 6.280.65 m².

O prefeito João Paulo ressaltou que o projeto de Niemeyer vai incentivar o turismo e a cultura no Recife. “O gerenciamento do Parque terá a participação da comunidade, incluindo os eventos”, ressaltou João Paulo. A área poderá, eventualmente, abrigar espetáculos artísticos dimensionados para até 5 mil pessoas. A programação será definida por um Conselho Gestor.

Teatro - O Parque Dona Lindu abrigará também um moderno teatro coberto, com capacidade para 540 espectadores e palco reversível, com paredes que poderão abrir para a área externa. Em outra construção, o Parque terá dois salões de exposições, sendo um no térreo e outro no mezanino. Restaurante e lojas completam o centro de lazer e cultura contido no Parque Dona Lindu. O pátio que envolve as construções será entrecortado com faixas de grama, aumentando a área verde e evitando a impermeabilização do solo.

Haverá 327 vagas para estacionamento. No orçamento, estão incluídos a instalação dos equipamentos do teatro, como toda parte cênica, sonorização e tratamento acústico, poltronas e plataformas para garantir a acessibilidade das pessoas com necessidades especiais. Também está incluída toda a rede de proteção do parque, além do circuito fechado de TV que fará a segurança do local.

Comparação – De acordo com a Lei de Uso e Ocupação do Solo do Recife, os terrenos do Parque Dona Lindu poderiam ser ocupados por edifícios que totalizariam 108.666,72 m² de área construída. A área verde exigida pela Lei é de 25%, o que resultaria em apenas 6.791,67 m². Os edifícios provocariam um impacto permanente e diário no trânsito do local, além de reduzir a ventilação e provocar perda de paisagem.

DETALHES DO PROJETO
Quadro de Áreas:
Área Verde Total (60%) - 16.300,20 m²
Área total construída - 6.280.65 m²
Área Total do Terreno - 27.166,68 m²
Estacionamento - 327 vagas
Teatro – 3.784.10 m² (Nº de assentos: 540)
Pavilhão de exposições - 1.491,50 m²
Apoio, Lojas e Administração - 207,45 m²
Restaurante - 347,95 m²
Central Técnica - 371,15 m²
Fraldário e Sanitários - 78,50 m²

Matérias Relacionadas
- Presidente Lula e João Paulo entregam parque Dona Lindu ao Recife
- Obra do Parque Dona Lindu será retomada neste sábado
- PARQUE DONA LINDU
- O Parque de Dona Lindu e a cultura de ser pequeno
- Presidente do STJ libera obras do Parque Dona Lindu
- Prefeitura reinicia obras do Parque Dona Lindu
- Recife pode perder parque Dona Lindu
- Justiça libera obras do Parque Dona Lindu
- Parque Dona Lindu


Enviar    Imprimir