Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Planejamento Participativo, Obras e Desenvolvimento Urbano e Ambiental

MULHERES DEFINEM AÇÕES TEMÁTICAS PARA O CICLO OP 2008

A primeira plenária temática do Orçamento Participativo 2008 aconteceu neste sábado (12), com o objetivo de definir as políticas públicas da gestão municipal. O evento foi realizado no estacionamento da URB – Recife no bairro da Boa Vista e contou com a participação de 524 mulheres, ficando abaixo , apenas da plenária de 2004.

As participantes puderam conferir a prestação de contas do trabalho realizado durante o ano de 2007, tomando conhecimento dos recursos que foram empregados em ações como a ampliação dos serviços jurídicos para a mulher em situação de violência e a 2ª edição do curso de estética afro.

Para Aldenise Oliveira, 31 anos, cabeleireira e delegada do Orçamento Participativo, esse espaço de discussão foi fundamental para a melhoria da sua vida e de tantas outra mulheres. “É participando de coisas como essas que aprendemos como ser mais independentes, quais são nossos direitos e onde vamos busca-los”, conta ela, que já participa das plenárias há mais de 4 anos.

Estiveram presentes o Secretário de Planejamento Participativo, João da Costa, a Secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Karla Menezes e a Coordenadora Geral da Coordenadoria da Mulher, Juliana César, que abordaram em seus discursos a importância da participação popular para a realização de uma gestão municipal melhor.

“As mulheres têm tido uma forte participação política nesse governo. Estou muito feliz com o resultado do nosso trabalho e desejo que façamos disso o caminho para o nosso sucesso”, afirmou João da Costa.

Por meio da votação as mulheres escolheram quais as políticas públicas prioritárias para atender suas necessidades e melhorar a qualidade de vida. A coordenadoria da Mulher trabalha com seis linhas de ação: educação, trabalho, saúde, violência, desenvolvimento econômico, igualdade racial, participação e controle social. Dentre essas, o público presente julgou como prioridade: Enfrentamento da Violência contra a Mulher (772 votos), Eqüidade de Gênero na Saúde (641 votos) e Gênero e Desenvolvimento Econômico (618 votos).

As novas delegadas do Orçamento Participativo também foram eleitas nesta tarde. A partir do mês de maio, 39 mulheres assumirão o papel de analisar, junto com o governo municipal, a viabilidade técnica e orçamentária das ações eleitas na Plenária.



Enviar    Imprimir