Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

CTTU

PREFEITURA GARANTE ACESSO AO TRÂNSITO PELA INTERNET

A partir desta terça-feira (15), a Prefeitura do Recife colocará as informações do tráfego da cidade ao alcance de um clique, através do link www.recife.pe.gov.br/transito. Os internautas poderão conferir imagens de 23 câmeras, instaladas em diversos pontos da cidade, que já são utilizadas pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) para observar a circulação de veículos na Central de Monitoramento de Tráfego – COT. “A iniciativa permitirá que os motoristas decidam o melhor caminho para chegar ao destino, de acordo com a situação do trânsito”, afirma o presidente da CTTU, Carlos Padilha.

A página virtual irá dispor de um fácil sistema de consulta, que mostra a velocidade média da via e as imagens da área atualizadas a cada 30 segundos. No site, haverá um mapa ilustrativo da malha viária do Recife, com ícones (desenhos) de máquinas fotográficas. Essas câmeras representam os pontos monitorados da cidade. Ao passar o mouse em cima do ícone, o internauta tem acesso a uma caixa de diálogo com as informações da localidade em tempo real. As lentes das câmeras apresentarão cores variadas que indicarão como está o tráfego. Se a lente estiver verde, significa trânsito normal e fluindo bem; vermelho, congestionado; laranja informa que o tráfego está lento e cinza, a imagem não está disponível. A ação é uma parceria da Emprel e CTTU.

Para observar a circulação de veículos com mais precisão em determinados locais da cidade, o internauta deverá clicar no recurso de aproximar e, posteriormente, selecionar a área. Outra alternativa será usar o link “detalhe do trânsito”. Ao clicar nele, abre-se uma página com a lista das vias monitoradas na área esquerda da tela, mostrando a data, hora e a situação do trânsito. Na área direita, fica a imagem do tráfego nas respectivas ruas que estão sendo consultadas. “Estão sendo feitos estudos para ampliarmos a instalação de câmeras em outros corredores”, antecipa Padilha.

A página principal do site ainda apresentará um banner com mensagens educativas atualizadas diariamente. Ele terá um formato semelhante aos Painéis de Mensagens Variáveis existentes nas ruas do Recife e nas divisas do município. Além do papel educativo, o recurso servirá para repassar informações rápidas ao usuário, no caso de ocorrer engarrafamentos, retenções e desvios.

COT – As imagens, que os recifenses agora vão conferir na Internet, são da Central de Operações de Tráfego (COT), que foi inaugurada em dezembro de 2006. Atualmente, ela funciona com 65 câmeras de monitoramento nos principais corredores da cidade – das quais 23 vão para a rede mundial de computadores. Além de monitorar o tráfego, a central tem várias tecnologias agregadas, como painéis eletrônicos de mensagens, programação dos semáforos, o rastreamento via GPRS das viaturas e motos da CTTU, contagem de volume de tráfego, entre outros. Esses recursos permitem o melhor gerenciamento do trânsito, no dia-a-dia, e ainda são usados no desenvolvimento de estudos de melhorias para o trânsito.

Acessibilidade – A página com as informações do tráfego da cidade é apenas mais uma entre as novidades do novo portal da Prefeitura do Recife, no ar desde o dia 17 de março, no endereço www.recife.pe.gov.br. Totalmente reformulado e contando com uma nova ferramenta de gerenciamento, o portal oferece, ainda, navegação para cegos.

A novidade é possível graças à integração com o Dosvox, um sistema computacional baseado no uso de síntese de voz. Recomendado pela Secretaria de Direitos Humanos, por meio da Gerência da Pessoa com Deficiência, o sistema permite a navegação via teclado. “O sintetizador de voz lê o conteúdo do link ao usar as teclas direcionais do teclado. Ao selecionar o conteúdo desejado - como uma notícia, por exemplo -, o sintetizador lê o texto em voz alta, em alto e bom português”, informa o gerente de Comunicação Digital, Iúri Moreira.

De acordo com o prefeito João Paulo, a navegação no portal está mais simples e a melhor acessibilidade é um dos destaques. "O nosso portal é mais uma ferramenta de informação, transparência das ações governamentais e prestação de serviços à população. É um canal direto de comunicação com os recifenses, que podem acompanhar os programas e as ações da gestão e interagir com os mais diversos setores da Prefeitura do Recife", completa.

Notícias diárias, coberturas de eventos, fotografias, sugestões de pauta, entrevistas, programas educativos de rádio, sonoras, divulgação de programas e ações da PCR, programação cultural da cidade e outras informações são inseridas, diariamente, no portal. Também recebem destaque a divulgação de editais de concursos realizados pela Prefeitura do Recife, divulgação de vagas de emprego, animais para doação, projetos e prêmios.

Os usuários podem acessar, ainda, os hotsites dos ciclos culturais da cidade, como o Carnaval e o São João, além dos grandes projetos implementados no município. O portal da PCR ainda disponibiliza informações sobre IPTU; ISS; emissões de documentos; legislação tributária; telefones úteis do município; consulta de processos; acompanhamento de licitações; endereços das escolas municipais e a versão online da agenda cultural, entre outros serviços.
Matérias Relacionadas
- Prefeitura muda trânsito para jogo no Arruda
- CTTU monitora trânsito para jogo na Ilha do Retiro
- III Corrida e Caminhada contra o Câncer terá monitoramento da CTTU
- CTTU monitora trânsito para jogo nos Aflitos
- CTTU interdita via no Parnamirim para obras da Compesa


Enviar    Imprimir