Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

BOLSA-ESCOLA MUNICIPAL INCLUI MAIS 133 CRIANÇAS

O programa Bolsa-Escola Municipal realizou, na tarde desta sexta-feira (25), no auditório Capiba (15º andar da Prefeitura do Recife), uma palestra educativa para mães e pais de 133 crianças e jovens que passam a ser beneficiados pelo programa a partir deste mês. Eles foram recepcionados pela diretora de Apoio Social à Educação (Dase), Tereza Sato, que falou sobre os objetivos, direitos e obrigações das famílias inscritas.

“Vocês que são responsáveis pelas crianças devem acompanhar sempre a vida escolar de seus filhos, indo à escola, verificando se eles estão fazendo as tarefas, conversando com os professores e participando das reuniões”, disse Tereza. Este mês, o programa registrou um número recorde de inclusão, com 82 novas famílias beneficiadas. “Me inscrevi em 2001 e já tinha perdido as esperanças de ser contemplada. Fiquei surpresa quando recebi a visita. O beneficio veio em um bom momento e agora vou poder pagar um curso para minha filha”, afirmou a diarista Josineide Severino, de 33 anos.

Em seu discurso, Tereza Sato ressaltou, ainda, que o programa vai muito além de fornecer a bolsa, proporcionando às mães e responsáveis a oportunidade de acesso à cultura com espetáculos gratuitos no Teatro de Santa Isabel; aulas de Educação Ambiental com passeios pelos estuários da cidade no Barco-Escola Águas do Capibaribe; além de dar oportunidade para as mães e familiares fazerem os cursos profissionalizantes oferecidos pela prefeitura. “A partir destes cursos, o beneficiário terá uma base para quando deixar de receber a bolsa”, afirmou Tereza.

“Depois de tanto tempo, não esperava ser chamada para receber o benefício. Tenho quatro filhos e foi uma ótima surpresa para todos nós. Essa ajuda não poderia vir em melhor momento, pois estou com várias contas atrasadas e graças à bolsa, poderei liquidá-la e me organizar melhor a partir de agora”, afirmou a dona de casa Gláucia dos Santos, de 29 anos.

Para receber o benefício do programa Bolsa-Escola, o aluno precisa estar matriculado na rede municipal de ensino, ter idade entre 6 e 15 anos, e morar no Recife. A família ainda tem que possuir uma renda per capita de um terço do salário mínimo. Para os pais que possuem um filho incluído no programa, o benefício é de meio salário-mínimo (R$ 207,50). Quem tem mais de dois alunos no Bolsa-Escola, recebe um salário integral (R$ 415,00).
Matérias Relacionadas
- Alunos do EJA participam do projeto A Escola vai ao Cinema
- Centro Profissionalizante Vila dos Milagres comemora 4º aniversário
- Biblioteca de Afogados homenageia o escritor Geraldo Ferraz
- Bolsa-Escola leva beneficiados para passeio pelo Capibaribe
- Projeto Oficina Jornal Escolar capacita professores de mais 24 escolas


Enviar    Imprimir