Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Fundação de Cultura

VESTUÁRIO CIRCENSE É TEMA DE DEBATE EM SEMINÁRIO DA PCR

O vestuário dos artistas de circo – Figurinos e Adereços – foi amplamente debatido, na manhã desta sexta-feira (30), durante o I Seminário de Cultura Circense, no Recife Praia Hotel (avenida Boa Viagem – zona Sul da cidade). Uma iniciativa da Prefeitura, que visa a elaboração de propostas políticas para a atividade e conseqüente melhoria das condições de vida do grupo social envolvido. Setenta profissionais do ramo participam do encontro, que encerra nesta quarta com a elaboração de um documento reivindicatório dirigido aos poderes públicos constituídos.

A palestra Figurinos e Adereços foi ministrada por Adélia Colier, design em moda, professora universitária e servidora da Fundação de Cultura Cidade do Recife. O que é moda, como entender cada momento da moda, como identificar o estilo adequado para cada circo, a partir de que o profissional de moda vai elaborar modelo, estampa e adereços, escolha do tecido, das cores e formas, foram algumas das questões colocadas pela palestrante. O que fazer, como fazer e para quem fazer o produto moda de circo.

O seminário foi realizado em três dias, da segunda-feira (28) à quarta (30), das 8h30 às 17h, com exposições e debates sobre os temas: Segurança no Picadeiro, I Encontro da Associação das Famílias e Artistas Circenses, Fontes Públicas de Capitação de Recursos, e Entidades Envolvidas com a Questão Circense. Entre os palestrantes: Marco Bortoleto, da Universidade de Campinas-SP; Williams de Santana, da Fundação de Cultura; e Alexandra Brants, da Funarte.

Estiveram presentes artistas independentes, entidades ligadas a essa arte, como também pesquisadores, grupos circenses e representantes de diversos circos (Transamérica, Gran Londres Circo, Bambolê, Barcelona, Disney, Tropical e Alakazam), além de duas escolas de circo (Arricirco e Escola de Pernambuco). Os órgãos envolvidos com a burocracia circense também estiveram presentes: Ibama, CREA, Dircon e Bombeiros. Tudo com o objetivo de fortalecer e difundir a arte circense no Estado e consolidá-la dentro da política de governo da Prefeitura.

Matérias Relacionadas
- Feriado com programação de teatro na cidade
- Café Literário debate livro de Homero Fonseca
- Banda Sinfônica realiza primeiro concerto do seu cinqüentenário
- Pernambuco em Dança encerra programação no Pátio de São Pedro
- Homero Fonseca participa de café literário no Porto das Letras


Enviar    Imprimir