Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PALESTRAS CELEBRAM DIA DO ENFERMEIRO NO RECIFE

Insituído pelo presidente Getúlio Vargas em 1938, o Dia do Enfermeiro é comemorado nacionalmente em 12 de maio. A data não vai passar em branco pela Secretaria de Saúde do Recife, que programou uma série de palestras para a manhã desta segunda (12), no Centro de Saúde Senador José Ermírio de Moraes, em Casa Forte. Na pauta, entre 8h30 e 10h30, discussões sobre o papel do profissional e sua relação no cuidado de certas doenças, com destaque para a área de oftalmologia.

Segundo a diretora da unidade, Fernanda Pantoja, a expectativa é que, pelo menos, 50 pessoas participem da mobilização, aberta tanto para a categoria como para usuários do serviço. "A realização dessas palestras é uma forma de valorizar o profissional, chamando a atenção do público para as atividades do enfermeiro e seu papel na saúde pública", comentou.

História – A escolha do 12 de maio como Dia do Enfermeiro foi uma homenagem a Florence Nightingale, tida como a 'mãe' da enfermagem moderna. Nascida nesse dia no ano de 1820, ela consagrou-se na área pelos cuidados com os feridos em batalhas. Entre elas, destaca-se a Guerra da Criméia (1854-56), onde prestou atendimento aos doentes e organizou a infra-estrutura hospitalar.

A profissão também foi homenageada pelo então presidente Juscelino Kubitschek, criador da Semana Brasileira de Enfermagem, celebrada de 12 a 20 de maio – esta última, marca a data de morte de Ana Néri, pioneira da categoria no País. A baiana serviu como voluntária na Guerra do Paraguai, prestando serviço em diversos hospitais militares. Como deferência por sua atuação, em 1926, a primeira escola oficial brasileira de enfermagem de alto padrão recebeu seu nome.

"Além de prestar assistência e cuidado diretos ao paciente, o enfermeiro tem um papel importante dentro dos serviços do SUS, a exemplo do Programa de Saúde da Família, realizando ações de promoção e prevenção à saúde dentro da comunidade em que atua e evitando assim o adoecimento da população", ressalta a secretária de Saúde do Recife, Tereza Campos, que é enfermeira de formação.
Matérias Relacionadas
- Parto humanizado é tema de mostra fotográfica
- Saúde realiza plantão contra a dengue neste sábado
- Estudantes municipais e técnicos da Saúde se unem contra a dengue na Várzea
- Projeto da Saúde tem reconhecimento internacional
- Agentes comunitários são capacitados sobre aleitamento materno


Enviar    Imprimir