Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SAÚDE APRESENTA PROGRAMA ACADEMIA DA CIDADE NO RJ

A Prefeitura do Recife continua colhendo louros pelo Programa Academia da Cidade. Dessa vez, a bem-sucedida experiência da gestão municipal será exposta em forma de pôster no II Seminário Brasileiro de Efetividade em Promoção da Saúde, que acontece de 13 a 16 de maio, no Rio de Janeiro.

Durante o evento, haverá a exposição do case “Projeto Bom-Dia: A experiência de um programa de promoção à saúde dentro de um centro de referência em diabetes e hipertensão no Recife”. O pôster mostrará a implantação da iniciativa no Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, em Casa Forte, um diferencial dentro do programa.

“O pólo é voltado para os pacientes da unidade de saúde, que é referência em diabetes, hipertensão e oftalmologia. Eles permanecem durante seis meses sob acompanhamento e, depois, são direcionados para algum dos outros núcleos do programa. Cerca de 180 pessoas já passaram pelo projeto desde 2004. Agora, aproveitaremos a participação no seminário para consolidar ainda mais o sucesso do método e disseminar uma proposta consolidada e de mérito reconhecido”, destacou o coordenador do Academia da Cidade, Wilson Damascena.

Histórico - Lançado em 2002, o Programa Academia da Cidade conta hoje com 19 pólos instalados pelo Recife, contemplando moradores e visitantes de bairros como Ilha do Leite, Torre, Campo Grande, Jardim São Paulo, Ipsep e Jaqueira. Em fase de construção, o núcleo do Coque, na Ilha Joana Bezerra, será o maior da capital, com dez mil metros quadrados de área. Da implantação da primeira unidade até hoje, a Prefeitura do Recife investiu cerca de R$ 11 milhões, quantia empregada na requalificação e construção dos pólos, na contratação de recursos humanos e na aquisição de equipamentos.

Em cada pólo, profissionais e acadêmicos de Educação Física desenvolvem atividades como ginástica, dança e jogos, bem como programas personalizados de exercícios. Os espaços contam também com a atuação de profissionais e acadêmicos de Nutrição. As aulas são oferecidas de segunda à sexta-feira, das 5h30 às 8h30 e das 17h às 20h, e têm uma média de público diária de 300 pessoas por núcleo.
Matérias Relacionadas
- Palestras celebram Dia do Enfermeiro no Recife
- Parto humanizado é tema de mostra fotográfica
- Saúde realiza plantão contra a dengue neste sábado
- Estudantes municipais e técnicos da Saúde se unem contra a dengue na Várzea
- Projeto da Saúde tem reconhecimento internacional


Enviar    Imprimir