Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PCR INICIA CAPACITAÇÃO AOS SOLDADOS DO EXÉRCITO

A Prefeitura do Recife dará início, nesta quarta-feira (14), às capacitações aos soldados do Exército que vão atuar no Plano de Varredura contra a dengue. Das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde estarão no 4º Batalhão de Polícia do Exército (BR-232, Km 6, Curado) ensinando os militares a identificarem, tratarem e/ou eliminarem possíveis focos do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. Os soldados também aprenderão como orientar as pessoas em casos suspeitos e farão vistorias dentro do batalhão para aplicarem os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula como um teste para a atividade de campo, que começará na próxima segunda (19).

Cerca de 800 soldados serão qualificados pela Secretaria de Saúde até sexta-feira (16). Pelo calendário, a varredura começará a partir do próximo dia 19. Cada agente de saúde e soldado visitará, diariamente, 23 imóveis durante um período de 15 dias. A meta é visitar todos os 545.458 imóveis do Recife nesse período, eliminando e/ou tratando 100% dos focos de dengue identificados. A intenção é impactar positivamente na mudança das condições favoráveis para transmissão da dengue nas áreas de maior vulnerabilidade a partir da identificação dos casos notificados no Recife, a exemplo dos bairros da Várzea, Iputinga, Boa Viagem e Cordeiro, que hoje lideram o ranking dos bairros com maior número de registros. Um total de 1.437 pessoas, entre soldados (800) e agentes ambientais (637), estará envolvido no trabalho.

O mosquito da dengue vive cerca de 35 dias e põe uma média de 250 a 300 ovos, mesmo numa quantidade pequena de água. Os ovos podem se desenvolver ainda que fiquem mais de um ano sem contato com o líquido. O ciclo do inseto dura de nove a 12 dias. A Prefeitura do Recife lançou a campanha “10 Minutinhos e Adeus, Dengue!”. Ela pretende estimular a população a dedicar dez minutos toda semana para buscar e eliminar possíveis focos da doença em casa e no trabalho, a exemplo de água parada ou descoberta em calhas, depósitos de água e alimento de animais, vasos de planta, lajes, pneus, cisternas e garrafas.

Mobilização – Às 9h desta quarta, agentes de saúde ambientais que atuam na Zona Sudoeste da cidade estarão no Hospital das Clínicas, em Cidade Universitária, apresentando um teatro de fantoches sobre a temática da dengue dentro das comemorações da semana de enfermagem da unidade de saúde. Também haverá uma caminhada, a partir das 14h, em Vila Tamandaré, Areias, com agentes de saúde e alunos da Escola Municipal Miguel Arraes, convocando os moradores da comunidade a participarem do combate ao mosquito.
Matérias Relacionadas
- Recife prorroga vacinação da gripe para idosos
- Saúde apresenta Programa Academia da Cidade no RJ
- Palestras celebram Dia do Enfermeiro no Recife
- Parto humanizado é tema de mostra fotográfica
- Saúde realiza plantão contra a dengue neste sábado


Enviar    Imprimir