Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

ESTAGIÁRIO REPRESENTARÁ BRASIL EM EVENTO INTERNACIONAL DE CONTROLE DO TABAGISMO

A experiência da Prefeitura do Recife na implementação de políticas de controle do tabagismo será destaque do Encontro Regional de Jovens Para o Controle do Tabaco na América Latina, promovido pela Fundação Interamericana do Coração, nos dias 16 e 17 de maio, em Buenos Aires, na Argentina. Somente dois estudantes brasileiros farão parte da segunda edição do evento. Um deles é de São Paulo. O outro é Evandro Alves Filho, estagiário da Coordenação de Controle do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde.

O encontro reunirá cerca de 50 pessoas de seis países latino-americanos, entre eles Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai. Nos dois dias, essas pessoas apresentarão avanços nas atividades relacionadas ao tabagismo desenvolvidas por jovens em seus locais de origem. Os participantes também vão fazer uma explanação breve da legislação em vigor sobre o tabaco em cada região representada. O principal objetivo dos organizadores é consolidar a Rede Regional de Jovens Para o Controle do Tabaco na América Latina.

Estudante de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Evandro Filho falará sobre a bem-sucedida empreitada da gestão municipal no cumprimento da Lei Federal nº 9.294/96, que tornou livres do fumo ambientes como bares, restaurantes, boates, hotéis e similares. A capacitação de empresários e funcionários do setor teve início no fim de 2007 e, desde fevereiro, a instalação desses espaços foi incorporada à rotina da Vigilância Sanitária.

“Durante a implementação dos Ambientes Livres do Fumo no Recife, trabalhamos intensamente na parte de educação em saúde, acompanhando as ações diurnas e noturnas nos estabelecimentos comerciais. Além disso, no estágio, temos participação ativa no desenvolvimento de estratégias da Coordenação de Controle do Tabagismo, que tem a preocupação permanente de formar recursos humanos para atuação na área”, explicou Evandro Filho.

O evento ainda terá uma mesa-redonda sobre o tema com a imprensa portenha, além da apresentação de estudos de prevenção ao início do consumo de tabaco; poluição ambiental; e publicidade do fumo na Argentina. Fechando a conferência, haverá a definição de linhas de ações futuras, preparação de um manifesto geral e criação de uma cartilha reunindo as experiências apresentadas por cada um dos países participantes.

“A escolha de Evandro Alves Filho para participação no evento é um reconhecimento fundamental ao estudo, dedicação e engajamento que ele vem demonstrando na luta de controle do tabagismo na capital pernambucana. Seu envolvimento crescente na causa demonstra que estamos no caminho certo, principalmente porque a indústria do fumo sempre utilizou como tática chegar junto ao público jovem”, comentou Maristela Menezes, coordenadora de Controle do Tabagismo no Recife.

A indicação do estagiário partiu da Aliança de Controle do Tabagismo (ACTbr), organização não-governamental que atua no combate do fumo, e recebeu o aval da secretária de Saúde do Recife, Tereza Campos. “Fazemos questão de fomentar a participação dos estudantes nas estratégias de promoção e prevenção à saúde. A formação de jovens líderes que possam atuar de forma consistente junto à gestão municipal é resultado direto dessa percepção. Trabalhamos para que a renovação seja constante e possa render outros bons exemplos”, completou. Atualmente, 411 estudantes do Ensino Médio e superior atuam como estagiários nas mais diversas áreas da Secretaria de Saúde do Recife.
Matérias Relacionadas
- PCR inicia capacitação aos soldados do Exército
- Recife prorroga vacinação da gripe para idosos
- Saúde apresenta Programa Academia da Cidade no RJ
- Palestras celebram Dia do Enfermeiro no Recife
- Parto humanizado é tema de mostra fotográfica


Enviar    Imprimir