Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 
RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Emlurb

PREFEITURA ENTREGA CERTIFICADOS A FORMANDOS DO CURSO DE RESÍDUOS SÓLIDOS


Vinte e três formandos do curso de reciclagem de resíduos sólidos, promovido pela Prefeitura do Recife, receberam os certificados de participação na tarde desta sexta-feira (30), na sede da Cooperativa de Agente de Gestão de Resíduos Sólidos (Coopagres), no bairro de São José. A atividade reuniu as secretarias de Serviços Públicos e Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, que ainda contou com as participações das Organizações Não-Governamentais (ONGs) Retome Sua Vida e Incubacoop (Incubadora de Empreendimentos Solidários da Universidade Federal Rural de Pernambuco), ambas contratadas pela PCR para a realização deste projeto. Durante 12 meses, os catadores tiveram aulas sobre Gestão de Negócios (200h) e Associativismo/Cooperativismo (100h).

A entrega dos certificados foi realizada pelas representantes das secretarias municipais. Gerente operacional de articulação social da Gerência de Coleta Seletiva da Emlurb (Empresa de Limpeza e Manutenção do Recife), Sandra Magnata, explicou que a sua secretaria está presente na construção dos núcleos, operacionalização e articulação dos catadores. “A gente vem construindo política de resíduos sólidos desde 2001, mas, a partir de 2004, nós intensificamos os programas de coleta.”

Por sua vez, a representante da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Paula Marinho, informou que a assessoria jurídica, contábil e administrativa do curso ficou a cargo daquela secretaria. “Estamos bastante satisfeitos com o desenrolar dos fatos. Ao todo, cerca de 150 catadores estão aptos para realizar um trabalho com qualidade técnica e profissional. Isto acarreta numa política de sustentabilidade por três aspectos: inserção social do catador, a geração de trabalho e renda, e a minimização do impacto ambiental”. Os núcleos criados a partir deste projeto são: Peixoto, Alameda das Hortênsias, Travessa do Gusmão e a Coopagres.

Coordenador do programa de geração de renda da ONG Retome a sua Vida, Antônio Bezerra, mostrou-se satisfeito com o resultado do projeto. “A Prefeitura do Recife nos contratou para gerir, comercializar, e produção de negócios. Enfim, montamos uma equipe para trabalhar em termos específicos e conseguimos atingir o nosso objetivo”, comemorou. Para quem viveu o dia-a-dia durante o curso, as dificuldades foram todas superadas a cada etapa. “Quero primeiro agradecer a Deus, a Emlurb e a prefeitura pela oportunidade de poder crescer como pessoa e profissional”, afirmou Maria José de Sena, 41 anos, há seis na Coopagres.

Para Pedro Vicente Ferreira da Silva, 31 anos, que há quatro trabalha como catador, aprender coisas novas durante estes 12 meses foi muito importante. “Nunca tinha participado de uma cooperativa e aprendi coisas novas, como prensar papel nesta máquina, (mostrando a máquina). Aprendi a economizar o produto e a ter um melhor retorno financeiro”.
Matérias Relacionadas
- Jardim São Paulo recebe oficina “Reaproveitar com Arte”
- Prefeitura do Recife premia vencedores da Gari Copa
- Prefeitura do Recife realiza 3ª edição da Gari Copa
- Prefeitura do Recife inicia nova reforma no cemitério de Santo Amaro
- Prefeito prestigia aniversário de 29 anos da Emlurb


Enviar    Imprimir