Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

NOVOS SECRETÁRIOS TOMAM POSSE NO GOVERNO JOÃO PAULO

Dois novos secretários foram empossados pelo prefeito do Recife, João Paulo, nesta terça-feira (03). Amir Schvartz assume a Secretaria de Planejamento Participativo e José Oto de Oliveira passa a responder pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, substituindo João da Costa e Djalma Paes, respectivamente. Na ocasião, foi apresentada a nova diretora-presidente da URB, a engenheira civil Ana Cláudia Mota, a primeira mulher a assumir a função nos 35 anos de história da URB-Recife.

A solenidade de transmissão de cargos foi realizada no auditório Capiba, no prédio-sede da Prefeitura. Bastante concorrido, o ato contou com a presença do vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, de vereadores municipais, secretários, diretores de autarquias e diversos profissionais da Dircon, Dirmam, Codecir e URB, órgãos que compõem a Secretaria de Planejamento, além de integrantes do Orçamento Participativo.

Em seu pronunciamento, o prefeito João Paulo agradeceu a dedicação dos ex-secretários e afirmou que à frente do governo tem tido a oportunidade de descobrir profissionais talentosos em seus quadros. Por isso, afirmou ter total confiança na atuação dos novos integrantes do primeiro escalão. O prefeito fez questão de relembrar os desafios iniciais para se construir um governo focado na inversão de prioridades e de como, em alguns momentos, a união dos que começaram a gestão, ainda em 2001, foi importante para que o projeto alcançasse o sucesso de aprovação junto aos recifenses. “Se é um desafio criar obras que mudem a cara da cidade, maior ainda é o desafio de fazer avançar a consciência cidadã da população”, destacou João Paulo.

O vice-prefeito, Luciano Siqueira, também destacou as conquistas alcançadas pelos oito anos de gestão do prefeito João Paulo e, como os ex-secretários João da Costa e Djalma Paes contribuíram para isso. Luciano Siqueira desejou aos dois uma boa luta e êxito nos novos desafios que virão pela frente. Aos novos integrantes, desejou muito trabalho e ótimas ações nos próximos meses.

João da Costa, que volta à Assembléia Legislativa para exercer o cargo de deputado estadual, fez um discurso emocionado tendo em diversos momentos que segurar as lágrimas. Relembrando toda sua trajetória de lutas iniciada ainda no movimento estudantil e depois como assessor do então deputado João Paulo, ele destacou a importância desse período para a construção do projeto político que hoje é desenvolvido no Recife e para a sua formação e visão de mundo. Segundo João da Costa, assumir a Secretaria de Planejamento do Recife, em 2001, foi poder materializar os sonhos e as idéias de construir um dia-a-dia melhor para a população da cidade. “Foi no projeto de construir um mundo melhor que depositei meus maiores sonhos. E esse projeto político que hoje é realidade no Recife demonstra a dimensão da humanidade dessa prática”, afirmou.

Djalma Paes também mostrava-se bastante emocionado ao deixar a pasta da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico. Relembrando momentos importantes vividos à frente da secretaria, no desafio de levar capacitação profissional a comunidades carentes da cidade, Djalma fez questão de destacar o que representou em termos de aprendizado para ele, como político e pessoa, participanado da gestão do prefeito João Paulo. “Foi um grande presente que recebi. Construir obras é importante, mas ajudar a construir pessoas não tem preço. Aqui eu aprendi que o mais importante, de fato, é cuidar das pessoas”, ressaltou Djalma Paes.

O novo secretário de Planejamento Participativo, Amir Schvartz, relembrou sua entrada no serviço público em 2001 e de como nesses oito anos integrando a gestão, ele pôde entender o que se chama de responsabilidade social. Sabendo do desafio que é assumir a pasta responsável pelas principais obras da cidade e pelo projeto de participação popular mais democrático do Brasil, o Orçamento Participativo, faltando sete meses para o fim da gestão, Amir Schvartz fez questão de ressaltar: “Estamos assumindo a secretaria com o mesmo gás com que o faríamos, caso hoje fosse o primeiro dia de governo João Paulo”.

Já o novo secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Oto de Oliveira, falou de sua satisfação por estar assumindo a pasta e da sua disposição em contribuir para o prosseguimento das ações já implementadas pelo governo. “Vamos com determinação, garra e vontade tocar as obras que estão em andamento”, disse José Oto. Os novos secretários e a nova diretora-presidente da URB, Ana Cláudia Mota, já iniciam seus trabalhos à frente das pastas a partir desta quarta-feira (04).

Perfil dos novos secretários:


Amir Schvartz, 43 anos, recifense, é casado e tem dois filhos. Engenheiro civil formado pela antiga Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco, começou sua carreira profissional na iniciativa privada. Em 2001, assumiu o primeiro cargo no serviço público, o de engenheiro responsável pelas vistorias em edificações do Recife, na Coordenadoria de Defesa Civil/Codecir. A partir de janeiro de 2003, passou para a Empresa de Urbanização do Recife – URB, assumindo a diretoria de Obras. Em 2006, assumiu o cargo de diretor-presidente da URB/Recife.

Ana Cláudia Mota, 44 anos, recifense, é engenheira civil formada pela Universidade Federal de Pernambuco. É funcionária da Prefeitura do Recife há 23 anos. Já exerceu os cargos de assistente de administração da Fundação Guararapes, chefe da Unidade de Construção da Coordenadoria de Serviços de Engenharia e trabalhou na engenheira da EMLURB. À disposição da Empresa de Urbanização do Recife - URB desde 1993, já assumiu as funções de assessora técnica de Diretoria de Obras (1993 a 2006) e assessora técnica da Presidência (desde 2006).

O novo secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Oto de Oliveira, tem 63 anos, é formado em Matemática pela UFPE e especialista em Administração Financeira pela Universidade de Pernambuco/UPE. Já foi técnico-sênior da União Nordestina de Assistência a Pequenas Organizações (UNO) e diretor-presidente da COONAP – Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio a Organizações de Autopromoção. Desenvolveu, ainda, avaliação de projetos para o SEBRAE/PE, ADRAI (Bélgica), FASE, Groupe de Développement – GARD/Brasil e Fundação Interamericana (EUA). Foi também coordenador, instrutor e produtor de cursos sobre Gestão de Pequenos Negócios e Gestão Participativa dos Recursos Hídricos. Na Prefeitura do Recife, trabalhou na Gerência das áreas de Articulação e Parcerias na Escola de Gestão Pública da Prefeitura do Recife e assumiu o cargo do Secretário Adjunto de Planejamento Urbano e Ambiental (2003/2004).
Matérias Relacionadas
- Prefeito João Paulo participa de cerimônia de assinatura de Ordens e Serviços do PAC em Brasília
- Vice-prefeito recebe visita da Esquadra de Treinamento da Marinha do Japão
- Samba marca o encerramento da Feira Mulheres Tecendo a Economia Solidária
- Servidores municipais prestigiam campanha de doação de sangue
- Vencida mais uma etapa para a concessão da Rádio Frei Caneca
- Feira Feminista de Pernambuco é aberta na Estação Central do Recife
- PCR realiza campanha de doação de sangue
- Mulheres elegem 260 delegadas para a 4ª Conferência Municipal
- Prefeito prestigia posse de João Lyra como novo secretário estadual de Saúde
- Prefeito apóia luta pela redução da jornada de trabalho no Brasil
- João Paulo empossa novos secretários nesta terça-feira (02)
- Mulheres vendem artesanato no térreo da PCR
- PCR inicia 3º Encontro entre Arte e Publico na UNICAP
- João Paulo tem audiência nos Ministérios da Defesa e das Cidades
- CD Duplo 100 anos de frevo vence Prêmio Tim de Música
- Prefeito prestigia homenagem a Romário Dias
- Diretoria do Real Hospital Português faz visita ao prefeito
- João Paulo recebe o cônsul-geral da França no Nordeste
- Servidores municipais recebem pagamento antecipado
- Músicos pernambucanos homenageiam prefeito João Paulo


Enviar    Imprimir