Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

RECIFE DEBATE COM CIDADE ALEMÃ PROJETOS URBANOS

Para debater sobre a necessidade de novas políticas urbanas para o Brasil e a Alemanha, tendo como suporte a realidade do Recife e de Dresden - cidade do leste alemão reconstruída depois de reduzida as cinzas em 1945 – acontece, desta segunda (9) até sexta-feira (13), o Projeto Desafios Urbanos, no Recife. A proposta é favorecer trocas culturais entre os dois países, através de diferentes atividades (exposições, palestras, simpósios) em vários estados brasileiros.

O Projeto Desafios Urbanos faz parte da programação oficial da Kulturfest - uma iniciativa de entidades, pesquisadores, técnicos e representantes de cidades e universidades alemãs e brasileiras. A programação conta com a exposição intitulada "Dresden - A Reinvenção de uma Cidade" e um Simpósio Internacional, que contará com a presença do secretário de Cultura do Recife, João Roberto Peixe, além de pesquisadores, técnicos e representantes de cidades alemãs e brasileiras.

Na pauta estarão os desafios das questões urbanas para esses dois países e para o mundo. A gestão e o meio ambiente nas cidades brasileiras; experiências inovadoras na legalização fundiária de assentamentos de baixa renda na Região Metropolitana do Recife, o medo generalizado e a militarização da questão urbana; e a cidade como palco de políticas culturais, serão alguns dos temas trabalhados.

Entre os palestrantes estão: o prefeito de Dresden, Lutz Vogel; o diretor do Departamento de Patrimônio Histórico e Artístico da Baviera, professor, Eckhart Ribbeck, que tem ampla experiência com o tema habitações informais; o geógrafo do Rio de Janeiro, Marcelo Souza, uma referência na questão da violência urbana; e o cartógrafo Jürgen Philips e o jurista Andreas Krell, que farão um comparativo entre a administração urbana no Brasil e na Alemanha. Na área cultural haverá uma exposição do diretor do Fórum Cultural Mundial, no Rio, Dieter Jaenicke. Para enriquecer os debates, o encontro deverá contar, ainda, com representantes de universidades, ONGs, do governo de Pernambuco e das prefeituras.

A iniciativa do projeto Desafios Urbanos é do Consulado Geral da República Federal da Alemanha no Recife e do Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA), contando com o apoio do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Profissional das Associações Empresariais da Baviera (Bfz); Prefeitura da Cidade do Recife/Secretaria de Cultura/Museu da Cidade/Teatro Apolo; Prefeitura da Cidade de Dresden; Serviço Alemão de Cooperação Técnica e Social - DED; Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico - DAAD e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Serviço:
Abertura do Projeto Desafios Urbanos - 09 de junho - às 19h - com a Exposiçao "Dresden - A Reinvenção de uma Cidade", no Forte das Cinco Pontas (também serão expostos materiais sobre a história do Recife);

Simpósio Internacional Desafios Urbanos – de 10 a 13 de junho, no Teatro Apolo, a partir das 8h30;

Informações: (81) 3221-6418 ou no site www.ccba.org.br.
Matérias Relacionadas
- Jovens da comunidade Caranguejo Tabaiares são capacitados em oficina de comunicação
- Nota de Repúdio do prefeito João Paulo à decisão do STJD
- Prefeito João Paulo participa de cerimônia de assinatura de Ordens de Serviços do PAC em Brasília
- Vice-prefeito recebe visita da Esquadra de Treinamento da Marinha do Japão
- Samba marca o encerramento da Feira Mulheres Tecendo a Economia Solidária
- Servidores municipais prestigiam campanha de doação de sangue
- Vencida mais uma etapa para a concessão da Rádio Frei Caneca
- Feira Feminista de Pernambuco é aberta na Estação Central do Recife
- PCR realiza campanha de doação de sangue
- Mulheres elegem 260 delegadas para a 4ª Conferência Municipal
- Prefeito prestigia posse de João Lyra como novo secretário estadual de Saúde
- Novos secretários tomam posse no governo João Paulo
- Prefeito apóia luta pela redução da jornada de trabalho no Brasil
- João Paulo empossa novos secretários nesta terça-feira (02)
- Mulheres vendem artesanato no térreo da PCR
- PCR inicia 3º Encontro entre Arte e Publico na UNICAP
- João Paulo tem audiência nos Ministérios da Defesa e das Cidades
- CD Duplo 100 anos de frevo vence Prêmio Tim de Música
- Prefeito prestigia homenagem a Romário Dias
- Diretoria do Real Hospital Português faz visita ao prefeito


Enviar    Imprimir