Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

ESCOLA DE FREVO E ORQUESTRA DA BOMBA DO HEMETÉRIO SE APRESENTA EM SERGIPE

A Escola Municipal de Frevo do Recife Maestro Fernando Borges, que fica na Encruzilhada, e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, serão as atrações de encerramento do 20º Encontro Cultural de Neópolis, no estado de Sergipe, que iniciou no último domingo (1º) e vai até o dia 14 deste mês. Eles viajam nesta sexta-feira (13) e retornam ao Recife no dia 15. Na opinião da diretora da Escola de Frevo, Bárbara Heliodora, a participação, pela primeira vez, num evento que já acontece há 78 anos reforça a qualidade do trabalho desenvolvido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura. "Nós que fazemos a Escola Municipal de Frevo do Recife, única escola do gênero que existe no mundo, nos sentimos felizes de poder participar com os nossos alunos", afirmou, completando que o intuito de difundir cada vez mais o ritmo contagiante, e que é patrimônio imaterial do Brasil, o frevo.

Ao todo, oito bailarinos e bailarinas com idades entre 17 e 21 anos vão representar a companhia de dança da Escola Municipal de Frevo do Recife. São eles Carlos Rennê Cabral Borges (bailarino), 18 anos; Izabela Caroline de Souza, 18 anos; Jefferson Elias de Figueirêdo, 19 anos; Jeyvianne Caroline Souza Ferreira, 17 anos; João Paulo Ferreira da Silva, 20 anos; Michel Públio Renepont da Silva, 17; Tamires dos Santos, 21 anos e Érika Alves da Silva, 20 anos.

Encontro - Há 78 anos, a cidade sergipana de Neópolis, que fica a 121 quilômetros de Aracajú, celebra o frevo em suas diversas atividades culturais. Dentre elas, destaque para o Carnaval e o Encontro Cultural. Todos os anos o Encontro Cultural de Neópolis resgata os valores da cultura popular através de palestras, oficinas de arte, literatura de cordel, grupos folclóricos, dança, teatro e comidas típicas, tornando-se uma importante referência naquele estado, de festejos juninos com base no entretenimento e na informação.

A programação vai de 1º a 14 de junho, e engloba arrastões, quadrilhas, cortejos, peças teatrais, shows musicais entre outras atrações. Nesta edição, a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, juntamente com a Escola de Frevo do Recife, encerram as atividades culturais deste encontro com grande apresentação no dia 14, às 20h. Neste dia, a roteiro também conta com cortejos folclóricos pela cidade com orquestras de frevo sergipanas, além da apresentação da banda Nairê.

A participação do Recife neste 20º Encontro de Neópolis faz parte do intercâmbio cultural idealizado por estas duas cidades na intenção de difundir e promover este ritmo contagiante e genuinamente pernambucano que é o frevo. Por sinal, Neópolis é considerada como a capital sergipana do frevo.
Matérias Relacionadas
- Educação Para o Teatro em cartaz na Colônia Z-1
- MCR abriga exposição do projeto Desafios Urbanos
- Secretário de Cultura abre programação do Cine Design
- Orquestra Sinfônica do Recife apresenta ópera Cavalleria Rusticana
- Prefeitura lança livro sobre Frevo
- Realidade e cotidiano das “Mulheres em V” na ótica da Trupe de Copas
- Feira de artesanato movimenta Universidade Católica
- Grupos de coco e afoxé no palco do projeto Terça Negra
- Cine Design começa nesta segunda
- Público assiste a filmes sobre o ciclo junino no Sítio Trindade
- Teatros municipais apresentam programação de fim de semana
- Cinemas municipais trazem películas internacionais e nacionais na programação
- São João do Recife leva muito forró para o Pátio e Sítio Trindade neste domingo
- PCR promove 1º ensaio do Quadrilhão Junino – 2008
- Projeto Sextas Básicas Culturais acontece nesta sexta
- Programação do Cineteatro de São João começa nesta sexta
- Conexão Reggae apresenta pioneiro do reggae brasileiro
- Mostra de Espetáculos Infantis começa neste sábado
- Espetáculo Ó Pai, ó! estréia no Recife
- Aline do Cavaco faz estréia do Tecendo Arte


Enviar    Imprimir