Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

IMAGEM FEMININA EM DEBATE NO MURILLO LA GRECA

O Museu Murillo La Greca encerra a primeira exposição do Projeto Amplificadores 2008, Espelhos meus, com debate sobre a imagem feminina na história da arte. Aberto ao público, o encontro acontece nesta terça-feira (15), às 19h, na sede da instituição, com a presença das historiadoras Natália Barros e Gleice Kelly, ambas graduadas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Também estarão presentes a jornalista e curadora da mostra, Olívia Mindêlo, como mediadora; Bruno Vilela, um dos artistas participantes; e a diretora do museu, Beth da Matta.

O debate acompanha a proposta da exposição coletiva, que procura provocar uma reflexão em torno da imagem feminina na contemporaneidade, através dos diferentes olhares de quatro artistas-fotógrafos: os pernambucanos Adelaide Ivánova, Alexandre Belém e Bruno Vilela, além da catalã Lali Masriera. Temas como desconstrução do mito Cinderela, o universo fashion victim e pop, a solidão, o banal, assim como a mistura entre realidade e ficção pontuam Espelhos meus, composta por 28 fotografias no total. Juntos, os artistas atravessam a ótica documental, aproximando-se de uma interpretação poética, operada pos suas lentes.

O Projeto Amplificadores existe desde 2005 e tem a proposta de pensar a curadoria de arte nos dias atuais, através da seleção, em todo o País, de projetos de exposição coletiva que também proponham um olhar sobre a produção de arte contemporânea. Além de Olívia Mindêlo, de Pernambuco, foram selecionados os projetos de Fábio Tremonte (SP) e Khrisna Passos (DF), os próximos a ocupar a pauta do museu este ano.

Debatedoras:

Natália Barros - Doutoranda e mestre em história pela UFPE. Tem experiência com pesquisa em arte contemporânea e arte-educação, tendo atuado no setor de Artes Plásticas da Fundação Joaquim Nabuco como mediadora e formadora de público. É integrante do Grupo de Estudos em História Social e Cultural (GEHISC/UFRPE). Tem experiência em pesquisa e ensino de história, com ênfase em história das mulheres, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, história das mulheres, o Recife dos anos 20 e ensino de história.

Gleice Kelly - Graduada em história pela UFPE. É monitora e pesquisadora do Instituto Ricardo Brennand, na Várzea. Foi escolhida para assinar o texto crítico da exposição Espelhos meus, pelo projeto Jovem Crítica, do Museu Murillo La Greca.

Matérias Relacionadas
- Revolução Francesa é lembrada nas atividades do Dia da Bandeira
- Museu da Cidade do Recife realiza troca de bandeiras
- Curso de histórias em quadrinhos movimenta Museu Murillo La Greca
- Museu Murillo La Greca abriga exposição coletiva Espelhos Meus
- Prefeitura promove seminário sobre arte popular no século XXI
- Murillo La Greca inicia curso de História em Quadrinhos
- La Greca abre inscrições para curso de História em Quadrinhos
- Seleção de projetos de curadoria encerra inscrições nesta quarta
- Museu da Cidade recebe 30 novos títulos
- Prefeitura prorroga prazo para seleção de projetos de curadoria
- Intervenções artísticas no Museu Murilo La Greca
- Museu realiza curso sobre iniciação em quadrinhos
- Murillo La Greca oferece oficina sobre artes reprodutíveis
- Oficina sobre artes reprodutíveis no contexto urbano
- Museu Murillo La Greca
- Museu da Cidade do Recife
- MAMAM no PÁTIO


Enviar    Imprimir