Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras

JOÃO PAULO ENTREGA PRAÇA OSWALDO CRUZ REVITALIZADA
00:00 Terça-feira, 22 de Julho de 2008

O prefeito João Paulo inaugurou, na manhã desta terça-feira (22), a 205ª obra de revitalização de áreas verdes realizada em sua gestão, que beneficiou a praça Oswaldo Cruz, na Soledade. A intervenção foi realizada em parceria com a Celpe, que adotou o logradouro e cuidará de sua manutenção nos próximos anos. Somando os investimentos da adotante e da administração municipal, foram aplicados R$ 280 mil reais na reforma.

Com o projeto de requalificação da praça foi possível retirar o gradil, que desde a década de 80, cercava o espaço. “Essa praça tem um grande significado para a cidade, pois abriga diversas manifestações do movimento popular. Agora, a população tem uma área verde renovada, onde poderá contemplar a vida e a natureza”, afirmou o prefeito João Paulo.

“Além das 205 reformas já concluídas, a Prefeitura está revitalizando quatro outros espaços verdes, elevando o total desta gestão para 209. Já foram iniciadas as obras nas praças do Derby, Chora Menino, Sérgio Loreto e Eudoro Correa”, destacou o secretário de Serviços Públicos, Amaro João.

Dentre as principais benfeitorias promovidas na praça Oswaldo Cruz, vale destacar a recuperação da infra-estrutura. Os passeios foram totalmente reparados e ainda ganharam rampas para o acesso de pessoas com necessidades especiais. Na reconstituição do piso foram empregadas pedras mineiras por serem semelhantes ao piso original e facilitarem o deslocamento dos pedestres.

Só na melhoria da iluminação a Celpe investiu cerca de R$ 100 mil. Foi executado um projeto de eficientização energética que promoveu a substituição de postes, luminárias e lâmpadas por equipamentos de maior potencial luminoso a um custo mais econômico em relação aos antigos. “Vamos cuidar da praça como se fosse a continuação dos nossos jardins”, garantiu o presidente da Celpe, José Humberto Castro.

Com a obra, o lago voltou a embelezar o ambiente, já que também passou por intervenções. A água foi trocada e uma manta impermeabilizante colocada. Agora, o lago está limpo e em condições de abrigar vida aquática, como pequenos peixes. Uma equipe técnica da Emlurb restaurou o busto do sanitarista que dá nome ao logradouro. Os bancos de época instalados no entorno da área também foram recuperados.

Luta popular - Situada nas proximidades do Teatro Valdemar de Oliveira, a praça Oswaldo Cruz tornou-se um tradicional local de manifestações populares. O nome da praça é uma referência ao sanitarista paulista Oswaldo Cruz (1872/1917), o qual se destacou na pesquisa e combate a várias epidemias que assolaram o Brasil nos séculos XIX e XX, como a varíola e a febre amarela. Foi ele quem implantou um hábito, hoje comum, mas que em sua época sofreu bastante resistência: a vacinação em massa.
Matérias Relacionadas
- Audiência Pública esclarece projeto viário da Via Mangue
- Reestruturação dos quiosques da beira-mar recifense em nova fase
- Demolição dos Blocos I e II do Residencial Boa Viagem é antecipada para esta quinta-feira
- PCR recupera placas de concreto nas avenidas Norte e Mascarenhas de Moraes
- João da Costa assina ordem de serviços do PAC
- Prefeito visita obras nesta sexta-feira (11)
- Obras mudam a cara do Parque Treze de Maio
- Prefeito entrega rua e assina ordens de serviço nesta quinta-feira
- João da Costa inaugura quadra poliesportiva em Afogados
- PCR recupera pavimento nas avenidas Agamenon Magalhães e Luiz Freire
- João da Costa entrega ruas na RPA 6
- Prefeito visita obras na Mangueira e é festejado pela população
- PCR vai recuperar escultura de Chico Science depredada por vândalos
- Esculturas do Circuito da Poesia serão restauradas
- Comam realiza reunião ordinária nesta terça-feira
- Amir Schvartz recebe embaixador da República Tcheca
- Prefeitura do Recife intensifica Operação Tapa-Buracos
- 4ª Regional da Dircon entra em reforma
- Prefeitura intensifica ações em morros na Operação Inverno 2009
- Prefeitura investe 40 milhões na Operação Inverno 2009


Enviar    Imprimir