Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 
RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Emlurb

REAPROVEITAMENTO DO LIXO É DESTAQUE EM DEBATE SOBRE MEIO AMBIENTE


Cerca de 40 representantes de órgãos públicos e privados compareceram, na manhã desta sexta-feira (25), a um encontro para debater o problema do lixo no Recife. A ação foi coordenada pela Prefeitura do Recife, em parceria com o Instituto Ethos, e teve como objetivo engajar os participantes na política municipal de gestão do meio ambiente.

Do início ao fim, o tema mais abordado ao longo das discussões foi o papel das empresas e da sociedade civil no controle da produção e descarte de lixo no meio ambiente. “O mais importante desses debates é mostrar para estas instituições que eles também, assim como a Prefeitura, têm o dever de preservar o meio ambiente”, ilustrou o primeiro palestrante do dia e gerente da Coleta Seletiva da PCR, André Penna.

O gerente falou sobre as alternativas adotadas pela administração municipal para estimular a coleta seletiva na cidade. Além disso, Penna explicou como os participantes do evento podem promover a separação do lixo reciclável em suas empresas de forma simples e eficiente.

Após a apresentação do gerente, a coordenadora da cooperativa de catadores (Coopagres), Maria José, sensibilizou os ouvintes falando sobre a vida dos recicladores. Para encerrar o tema coleta seletiva, o grupo conheceu a oficina de reciclagem da Emlurb que transforma papel usado em novas pastas, blocos e marcadores de páginas empregados na própria Prefeitura.

O encontro prosseguiu com a apresentação do professor e mestre em Engenharia da Produção, Marcílio Cunha, sobre logística reversa. O tema despertou a curiosidade da maioria do público, já que ainda é desconhecido da população. Para quem ainda não sabia, o professor explicou que a logística reversa é uma estratégia que as empresas podem desenvolver para estimular o consumidor a devolver o produto adquirido para a fonte geradora e, assim, diminuir o descarte de lixo no meio ambiente.

O evento foi encerrado com uma apresentação sobre a manutenção de aterros sanitários, feita pelo gerente do aterro da Muribeca, Paulo Padilha. O gerente mostrou também como passará a funcionar a nova área de deposição de lixo da capital que entrará em funcionamento em 2009.

A coordenadora do Instituto Ethos, Solange Rúbio, aprovou o evento e espera que novas empresas passem a se envolver na discussão. “O engajamento dos grupos privados é decisivo no processo de sustentabilidade do meio ambiente. Encontros como estes fazem com que novos grupos tomem conhecimento sobre o assunto e passem a adotar medidas benéficas para a sociedade”, concluiu.
Matérias Relacionadas
- Prefeitura realiza despoluição visual na zona Norte
- PCR divulga serviços que funcionam no feriado de Finados
- Manguezais do Capibaribe recebem mutirão de limpeza
- Campanha de Coleta Seletiva chega à Torre e Madalena
- Campanha estimula coleta seletiva nos bairros
- Eleições municipais contarão com mutirão de limpeza
- Baleia encalhada na orla é retirada pela PCR
- Bairro da Estância recebe mutirão de drenagem
- Barqueata ecológica reforça limpeza do Capibaribe
- Animação marca encerramento de projeto ambiental no Cajueiro
- João Paulo anuncia investimentos para manutenção da cidade
- Coleta Seletiva: uma ação de cidadania e respeito
- Prefeitura promove mutirão de limpeza no Rio Capibaribe
- Manguezal da Beira-Rio recebe mutirão de limpeza
- Prefeitura melhora drenagem em quatro bairros
- Prefeitura melhora drenagem em quatro bairros
- Obra de drenagem na rua Benedito Monteiro está concluída
- Restauração do Parque de Esculturas de Brennand é iniciada
- Campanha sobre coleta seletiva já visitou 32 ruas na zona Norte
- Prefeitura debate coleta seletiva com empresariado


Enviar    Imprimir