Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 
RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Emlurb

CAMPANHA SOBRE COLETA SELETIVA JÁ VISITOU 32 RUAS NA ZONA NORTE

Desde a última terça-feira (29), uma equipe de agentes ambientais da Prefeitura do Recife têm percorrido as ruas dos bairros das Graças, Derby e Espinheiro para ensinar e estimular os moradores a fazerem coleta seletiva. Depois de dois dias de sensibilização porta-a-porta, 32 vias foram percorridas, dentre ela grandes corredores como a Rui Barbosa e a Conselheiro Portela. A ação continua nesta quinta-feira (31) e deve ainda passar por outras 50 ruas das 3 localidades.

A abordagem tem sido promovida por um grupo com dez agentes da PCR que está distribuindo dez mil informativos sobre reciclagem e o procedimento correto para fazer a coleta seletiva. Simultaneamente à ação educativa, a Emlurb tem feito um cadastro de domicílios e estabelecimentos comerciais que já participam da coleta seletiva na área. Isso porque, depois será realizada uma nova visita para comparar os dados coletados antes e após a sensibilização.

Durante a ação, era visível o desconhecimento de boa parte das pessoas abordadas sobre o dia e o horário em que o caminhão recolhe material reciclável nos bairros. Entretanto, a atividade já começou a mudar a situação na comunidade. “Algumas pessoas pediam para eu entregar aos catadores porque não sabiam o dia que o caminhão passava. Mas depois dessa campanha, o síndico marcou uma reunião para incentivar os moradores a separar o lixo e colocar o material reciclável nas segundas-feiras de manhã (dia da coleta no Espinheiro)”, explicou José Ricardo, porteiro de um dos condomínios situados na avenida Rui Barbosa.

De acordo com o gerente da Coleta Seletiva da Emlurb, André Penna, a sensibilização porta-a-porta será desenvolvida em outros bairros da cidade, pelo menos uma vez por mês. “Nós percebemos um grande interesse das pessoas em participar da coleta seletiva. A campanha tem sido um sucesso e a tendência, depois dessas ações educativas, é aumentar o volume de material reciclável coletado”, destacou.

Os números da coleta seletiva têm crescido a cada ano. Em 2001, foram 7,3 mil toneladas de recicláveis recolhidos pela Emlurb. Já no ano passado, o número subiu para mais de 16 mil toneladas, o maior volume desde que o serviço foi implantado na capital, em 1993. “Isso equivale a 3% do lixo domiciliar produzido no Recife. Pretendemos aumentar para 7% até o final do ano. É importante que as pessoas saibam que reciclar é uma das maneiras mais simples e eficientes de ajudar o meio ambiente”, revela Penna.

Serviço - Desde 2002, a coleta seletiva tem sido ampliada na cidade. A coleta porta-a-porta, que começou a ser executada em 3 localidades há 5 anos atrás, hoje já atende a 45 dos 94 bairros do Recife, isso representa 2.226 ruas beneficiadas, pelo menos uma vez por semana. A Prefeitura disponibiliza os telefones 81.3232-1070 e 81.3232-1036 para a população tirar dúvidas sobre o horário e dia da coleta seletiva em seu bairro.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura realiza despoluição visual na zona Norte
- PCR divulga serviços que funcionam no feriado de Finados
- Manguezais do Capibaribe recebem mutirão de limpeza
- Campanha de Coleta Seletiva chega à Torre e Madalena
- Campanha estimula coleta seletiva nos bairros
- Eleições municipais contarão com mutirão de limpeza
- Baleia encalhada na orla é retirada pela PCR
- Bairro da Estância recebe mutirão de drenagem
- Barqueata ecológica reforça limpeza do Capibaribe
- Animação marca encerramento de projeto ambiental no Cajueiro
- João Paulo anuncia investimentos para manutenção da cidade
- Coleta Seletiva: uma ação de cidadania e respeito
- Prefeitura promove mutirão de limpeza no Rio Capibaribe
- Manguezal da Beira-Rio recebe mutirão de limpeza
- Prefeitura melhora drenagem em quatro bairros
- Prefeitura melhora drenagem em quatro bairros
- Obra de drenagem na rua Benedito Monteiro está concluída
- Restauração do Parque de Esculturas de Brennand é iniciada
- Reaproveitamento do lixo é destaque em debate sobre meio ambiente
- Prefeitura debate coleta seletiva com empresariado


Enviar    Imprimir