Atalhos de navegação:

    Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras     Marco Zero ganha placa em homenagem a Cícero Dias Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras

MARCO ZERO GANHA PLACA EM HOMENAGEM A CÍCERO DIAS
00:00 Quarta-feira, 30 de Julho de 2008

Fernando Silva
Fernando Silva
Homenagem foi acompanhada por familiares
Homenagem foi acompanhada por familiares
A obra do artista plástico Cícero Dias ganhou mais destaque, a partir desta quarta-feira (30), quando o prefeito do Recife, João Paulo, inaugurou uma placa descritiva sobre a Rosa dos Ventos, uma das mais conhecidas heranças deixadas pelo artista. A cerimônia, realizada no Marco Zero, teve a presença da viúva de Cícero Dias, Raymonde Dias, além de outros familiares, admiradores e secretários municipais.

A peça foi confeccionada em atenção a uma solicitação da família do artista, com investimento de R$ 29 mil. “É um momento de alegria. Cícero Dias representa muito para o Recife e para o mundo, e tinha uma paixão enorme pela cidade”, destacou o prefeito, lembrando que sua gestão já revitalizou 205 praças e áreas verdes. Segundo ele, agora os turistas que visitam o Marco Zero poderão saber mais sobre a Rosa dos Ventos.

A elaboração da placa foi acompanhada por Sylvia Dias, filha única do pintor, e projetada pelos arquitetos Osvaldo Andrade e Margot Monteiro. A base da placa descritiva é em granito, semelhante ao dos bancos do Marco Zero, com detalhes em aço. O texto inscrito no painel é de autoria de Cícero Dias e detalha as características e a fonte de inspiração do autor para a criação da Rosa dos Ventos.

A inauguração da peça é mais uma ação da Prefeitura para preservação e valorização da obra de Cícero Dias. Em 2006, a partir de investimentos de R$ 220 mil, a PCR revitalizou a praça do Marco Zero e a Rosa do Ventos. “Após a recuperação total do espaço, agora estamos colocando a placa descritiva, que mostra a importância da obra do artista”, acrescentou o secretário de Serviços Públicos, Amaro João. Após o descerramento da placa, a viúva Raymonde Dias resumiu o sentimento dos presentes: “É maravilhosa. Também colocamos uma placa no prédio onde ele morou por décadas”, disse.

Rosa dos Ventos – Fincada no ponto de origem da capital pernambucana, a obra faz parte do principal projeto artístico de Cícero Dias, “Eu vi o Mundo... Ele começava no Recife”. O painel foi concluído em 2000, e situa-se na área central do Marco Zero. Possui cerca de 40 m² e tem em sua configuração pedras de quartzo e granito com pigmentação colorida. A obra foi a maneira encontrada pelo autor para descrever a origem do mundo a partir do Recife, utilizando elementos astrológicos, geométricos e intimistas.

A inauguração da placa descritiva marcou também o lançamento do Livro Documental e da Exposição Fotográfica sobre o artista plástico Cícero Dias. O Livro faz parte do processo de tombamento da Casa Grande e da capela do Engenho Jundiá, em Escada (PE), onde Cícero Dias nasceu. Por sua vez, a Exposição Cícero Dias: A Cidadania Vista pela Lente da Memória terá cinco fotos, medindo 1,2 m x 1,88 m, que ficarão suspensas por cabo de aço, com textos de Mário Hélio, Júlio Bressani, Leal, Nazaré Reis e Selma Coelho; outras dez fotos de 50 x 65 cm e um banner. A exposição acontece no Terminal Marítimo de Passageiros, no Bairro do Recife.
Matérias Relacionadas
- Audiência Pública esclarece projeto viário da Via Mangue
- Reestruturação dos quiosques da beira-mar recifense em nova fase
- Demolição dos Blocos I e II do Residencial Boa Viagem é antecipada para esta quinta-feira
- PCR recupera placas de concreto nas avenidas Norte e Mascarenhas de Moraes
- João da Costa assina ordem de serviços do PAC
- Prefeito visita obras nesta sexta-feira (11)
- Obras mudam a cara do Parque Treze de Maio
- Prefeito entrega rua e assina ordens de serviço nesta quinta-feira
- João da Costa inaugura quadra poliesportiva em Afogados
- PCR recupera pavimento nas avenidas Agamenon Magalhães e Luiz Freire
- João da Costa entrega ruas na RPA 6
- Prefeito visita obras na Mangueira e é festejado pela população
- PCR vai recuperar escultura de Chico Science depredada por vândalos
- Esculturas do Circuito da Poesia serão restauradas
- Comam realiza reunião ordinária nesta terça-feira
- Amir Schvartz recebe embaixador da República Tcheca
- Prefeitura do Recife intensifica Operação Tapa-Buracos
- 4ª Regional da Dircon entra em reforma
- Prefeitura intensifica ações em morros na Operação Inverno 2009
- Prefeitura investe 40 milhões na Operação Inverno 2009


Enviar    Imprimir