Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?




RECIFE MONITORA VÍRUS DA INFLUENZA

No Recife, foram seis os principais vírus que circularam na cidade até março deste ano causando doenças respiratórias, tais como gripes, resfriados e pneumonias. Segundo dados do último estudo realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o Vírus Sincicial Respiratório (VRS) e Adenovírus foram os mais detectados nas análises laboratoriais, com incidência de 33,33% e 16,67%, respectivamente.

Desde 2005, Recife integra o projeto de unidades sentinelas do Ministério da Saúde para monitoramento dos vírus circulantes. Na capital, fazem parte a Policlínica Amaury Coutinho, na Campina do Barreto, e o Hospital Pediátrico Maria Cravo Gama, em Afogados. Juntas, as duas unidades coletam amostras de secreções de pessoas com síndrome gripal e encaminham para laboratórios fazerem identificação dos tipos de vírus.

A gerente de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Denise de Oliveira, explica que o trabalho de monitoramento das unidades sentinelas contribui para identificação da circulação viral nas síndromes gripais. “Os vírus da Influenza, ao entrarem em contato com outros microorganismos, podem ter o seu genoma modificado. Esse trabalho ajuda a detectar os tipos circulantes e auxiliar nos estudos para produzir a composição das vacinas para a gripe”, afirma.

Metodologia – Os trabalhos realizados na Amaury Coutinho e no Cravo Gama consistem na coleta de cinco amostras semanais com suspeita de gripe. Os materiais são colhidos através dos métodos Swab, onde colocam nas narinas ou na faringe dos pacientes um pêndulo com algodão e retiram as secreções, ou por meio do Aspirado, onde é introduzido uma sonda com solução de soro fisiológico no nariz dos pacientes, aspirando as secreções.

Depois de coletados, os materiais são encaminhados, primeiramente, para o Laboratório Central do Estado (Lacen), onde são identificados os tipos de vírus da gripe existentes na cidade. Após essas análises, as amostras são enviadas para laboratórios de referência do Ministério da Saúde, onde são realizados a tipificação dos vírus e o estudo do genoma. O resultado contribui para a produção de vacinas contra a gripe para prevenção da doença, sobretudo junto à população acima de 60 anos, público-alvo das campanhas nacionais.

Rotavírus – Além da Influenza, Recife realiza desde o ano passado a vigilância do rotavírus, virose que atinge principalmente as crianças levando a um quadro de diarréia e desidratação que pode ser fatal se não tratado corretamente. Os vírus da doença que acometem crianças menores de cinco anos são monitorados. A proposta, também em parceria com o Ministério da Saúde, é adotar medidas de controle apropriadas no País. Participam do projeto os hospitais pediátricos municipais Helena Moura, da Tamarineira, e o Cravo Gama.
Matérias Relacionadas
- Conselheiros municipais são capacitados
- Universitários são vacinados contra rubéola
- Vacinação contra rubéola nos jogos do Santa Cruz e Náutico
- Centro médico de Casa Forte ganha nova sala de fisioterapia
- Experiência do Laboratório Municipal é apresentada em congresso
- Centro Médico Ermírio de Morais completa 10 anos
- PCR divulga cronograma de coleta da filariose
- Gincana movimenta campanha da rubéola
- Eventos nacionais e internacionais na agenda da Saúde
- Novos servidores da Saúde são capacitados para o Academia da Cidade
- Novos servidores da saúde recebem as boas-vindas
- Prefeitura promove vacinação itinerante contra rubéola
- Recife inicia novas estratégias para vacinação da rubéola
- Enfermeiros e outros profissionais de saúde recebem as boas-vindas
- Famílias recifenses são vacinadas contra pólio e rubéola
- Vacinação da rubéola e pólio é aberta no Gouveia de Barros
- Crianças das creches são vacinadas contra pólio
- Saúde Recife completa um ano e amplia número de beneficiários
- Crianças das creches são vacinadas contra pólio
- Agentes de saúde estimulam o aleitamento materno exclusivo


Enviar    Imprimir