Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?




RESTAURAÇÃO DO PARQUE DE ESCULTURAS DE BRENNAND É INICIADA

“Esta restauração é um reconhecimento do prefeito João Paulo ao trabalho do mestre Francisco Brennand e valoriza a cultura pernambucana”. A frase é do artista Jobson Figueiredo, um dos executores da construção do Parque de Esculturas, e resume o objetivo da Prefeitura do Recife ao iniciar, na manhã desta segunda-feira (04), a obra para revitalização do conjunto artístico situado no molhe de arrecifes, em frente ao Marco Zero.

Figueiredo esteve no Parque e acompanhou o início da primeira fase da intervenção, que compreende a retirada de 51 esculturas - sereias, tartarugas e pelicanos de bronze - que serão restauradas no ateliê do artista. Além delas, serão removidos os portões de aço que dão acesso à Coluna de Cristal. “Quando concluirmos o restauro, nós iremos relocar as peças para a parte superior do molhe, próximo à Coluna, onde elas estarão mais protegidas dos efeitos da maresia”, adiantou Figueiredo.

Ainda nesta fase do projeto de restauração, uma equipe da oficina de Francisco Brennand irá retirar as peças de cerâmica que apresentam desgaste para serem reparadas. O cronograma de trabalho prevê, ainda, no final de agosto, o início da recuperação da Coluna de Cristal, que ficará sob responsabilidade das equipes dos dois artistas.

O assessor executivo da Secretaria de Serviços Públicos, Antônio Valdo, também acompanhou as primeiras intervenções no Parque e destacou o retorno que a cidade receberá após a entrega da obra. “Nosso objetivo é valorizar, ainda mais, este importante espaço cultural. Com isso, incentivamos o turismo e movimentamos a economia do centro histórico do Recife”, avaliou o assessor.

A revitalização do Parque ainda passará por um segundo momento, a partir de setembro. “Nessa etapa, a Prefeitura irá recuperar a iluminação, o piso, o píer e as áreas de embarque e desembarque do Parque”, revelou Valdo. A obra em sua totalidade receberá um investimento da PCR de R$ 1,5 milhão e deve ser finalizada até o final de 2008.

O Parque de Esculturas é uma obra de Francisco Brennand e teve a participação, na execução do projeto, de Jobson Figueiredo. O patrimônio artístico tem como destaque a Coluna de Cristal, com 32 metros de altura, que foi inspirada numa flor descoberta pelo arquiteto Burle Marx e batizada de Cristal. O conjunto arquitetônico foi inaugurado em 29 de dezembro de 2000 e levou dois anos para ser concluído.
Matérias Relacionadas
- João Paulo anuncia investimentos para manutenção da cidade
- Coleta Seletiva: uma ação de cidadania e respeito
- Prefeitura promove mutirão de limpeza no Rio Capibaribe
- Manguezal da Beira-Rio recebe mutirão de limpeza
- Prefeitura melhora drenagem em quatro bairros
- Prefeitura melhora drenagem em quatro bairros
- Obra de drenagem na rua Benedito Monteiro está concluída
- Campanha sobre coleta seletiva já visitou 32 ruas na zona Norte
- Reaproveitamento do lixo é destaque em debate sobre meio ambiente
- Prefeitura debate coleta seletiva com empresariado
- PCR fecha acordo para construção de novo aterro sanitário
- Espinheiro recebe mutirão de limpeza de galerias
- Bairro do Cordeiro recebe mutirão para limpeza da drenagem
- Prefeitura reforça limpeza no São João
- Prefeitura realiza mutirão de serviço no Mercado de Casa Amarela
- PCR participa de encontro estadual sobre limpeza urbana
- Bairro da Macaxeira recebe serviço de limpeza e drenagem
- Mutirão limpa manguezais da avenida Beira Rio
- Prefeitura reforça coleta durante final de semana
- Prefeitura entrega certificados a formandos do curso de resíduos sólidos


Enviar    Imprimir