Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?




AGENTES DE SAÚDE ESTIMULAM O ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO


Os especialistas são claros ao afirmar que o leito materno é o alimento ideal para os bebês nos seis primeiros meses de vida. Nele, são encontrados diversos tipos de nutrientes e, principalmente, o amor da mãe. Com objetivo de incentivar as mães a alimentar seus filhos com o leite materno, os agentes comunitários de saúde (ACSs) da Prefeitura do Recife orientam, permanentemente, sobre o aleitamento materno nas visitas domiciliares realizadas nas comunidades. Até o próximo dia 9, a capital pernambucana comemora a Semana Mundial de Aleitamento Materno.

O trabalho dos agentes de saúde consiste no apoio e estímulo às mães ao hábito da amamentação, sobretudo nos seis primeiros meses de vida dos bebês. “Os ACSs lidam com as dificuldades da família em relação ao aleitamento, se adaptando à realidade das pessoas. É todo um processo de conscientização que a Prefeitura vem promovendo através da atuação dos agentes de saúde para o contínuo aleitamento, tendo em vista que o leite materno é o melhor e mais completo alimento para a criança recém-nascida”, diz a secretária de Saúde do Recife, Tereza Campos.

Peitos cobaia – No trabalho de orientação, os ACSs lançam mão de ações educativas, dependendo das demandas da comunidade, seja individualmente com as gestantes nas residências ou em grupo nas unidades de saúde. Para reforçar a atividade, os agentes contam com molduras e coletes de peito cobaia (confeccionado em crochê) para explicar a importância da amamentação e ensinar melhores posições para o bebê pegar o peito. Todo esse material diferenciado é produzido pela ONG Casa de Passagem, numa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Além das ações educativas sobre a conscientização da amamentação, os ACSs falam dos benefícios do leite materno tantos para as crianças quanto para as mães. “Realizando essa ação, os agentes informam sobre a diminuição dos riscos das mulheres desenvolverem os cânceres de mama e de ovário e hemorragias pós-partos, além de incentivarem o aumento do vinculo da mãe com o bebê”, ressalta o gerente de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Prefeitura do Recife, Paulo Frias.

Com relação à alimentação dos bebês, Paulo explica que, após os seis primeiros meses de vida, os pais podem introduzir outros alimentos, tais como frutas, legumes e sopas, a fim de complementar a amamentação. Entretanto, o leite materno deve se mantido. Ao completar o primeiro ano de vida, os menores já podem participar do cardápio da família.

Estatística – Segundo levantamento realizado em 2003 e 2007 pela Secretaria Municipal de Saúde, a ação dos agentes de saúde nas comunidades, junto às famílias, contribuiu para a elevação do número de mães adeptas ao aleitamento materno após o terceiro mês de vida do bebê, quando é recorrente o desmame e a introdução de outros alimentos. Antes do treinamento dos agentes sobre aleitamento, o estudo apontava que 78,6% dos bebês mamaram até o primeiro mês, 46,7% no terceiro mês e 11,5% no sexto. Depois da capacitação, os índices subiram para 81,8% no primeiro mês, 48,8% no terceiro mês e 33,3% no sexto, indicando a importância dos agentes na manutenção do aleitamento materno.

Atualmente, Recife possui 1.779 agentes comunitários de saúde atuando na Capital. Durante a gravidez, as gestantes são acompanhadas pelos ACSs e pelos médicos e enfermeiras das unidades básicas mensalmente. No último mês da gestação, a assistência é feita a cada 15 dias. O trabalho educativo ocorre durante as visitas domiciliares mensais. Para as puérperas, no entanto, o intervalo pode ser até diário, dependendo do caso.
Matérias Relacionadas
- Conselheiros municipais são capacitados
- Universitários são vacinados contra rubéola
- Vacinação contra rubéola nos jogos do Santa Cruz e Náutico
- Centro médico de Casa Forte ganha nova sala de fisioterapia
- Experiência do Laboratório Municipal é apresentada em congresso
- Centro Médico Ermírio de Morais completa 10 anos
- PCR divulga cronograma de coleta da filariose
- Gincana movimenta campanha da rubéola
- Eventos nacionais e internacionais na agenda da Saúde
- Novos servidores da Saúde são capacitados para o Academia da Cidade
- Novos servidores da saúde recebem as boas-vindas
- Prefeitura promove vacinação itinerante contra rubéola
- Recife inicia novas estratégias para vacinação da rubéola
- Enfermeiros e outros profissionais de saúde recebem as boas-vindas
- Famílias recifenses são vacinadas contra pólio e rubéola
- Vacinação da rubéola e pólio é aberta no Gouveia de Barros
- Crianças das creches são vacinadas contra pólio
- Saúde Recife completa um ano e amplia número de beneficiários
- Crianças das creches são vacinadas contra pólio
- Recife monitora vírus da Influenza


Enviar    Imprimir