Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?




CRIANÇAS DAS CRECHES SÃO VACINADAS CONTRA PÓLIO

“Quem quer receber as gotinhas da vacina contra a pólio?”. Para a maioria das 36 crianças menores de cinco anos de idade da Creche Municipal Chico Mendes, a resposta positiva veio acompanhada com um sorriso no rosto. Alguns escondiam a apreensão da vacinação com choro ou medo, não sabendo dos benefícios que a proteção pode trazer para seus futuros, evitando a paralisia infantil. Durante a manhã desta quinta-feira (07), os pequeninos participaram da pré-campanha de imunização contra a poliomielite realizada pela Prefeitura do Recife. Em meio a diversão e brincadeiras, os menores se reuniram no pátio e ganharam as gotinhas.

Durante toda esta semana, a Prefeitura está percorrendo as creches municipais e filantrópicas para aplicar a dose nas cerca de 4.000 crianças que são assistidas nessas instituições. Assim como ocorre em anos anteriores, a antecipação é uma forma de garantir a inclusão dessas crianças na campanha, que será aberta oficialmente neste sábado (09) em todo o Brasil. Na capital, a meta é imunizar 106.243 crianças menores de cinco anos, o que corresponde a 95% da população infantil nessa faixa etária, percentual preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

No Recife, a última ocorrência data de 1988. No País, o último caso ocorreu no município de Souza, na Paraíba, em 1989. No mundo, entretanto, a poliomielite ainda é uma realidade em outros lugares, como na África e na Ásia, que lideram os casos da doença. “Por isso, enquanto houver a pólio, a vacinação é importante para evitar que o vírus seja reintroduzido no Brasil”, destaca a secretária de Saúde do Recife, Tereza Campos. Em 2007, houve 130 casos de pólio no mundo. Este ano, até o último mês de abril, já foram registrados 354 casos, devido à reintrodução do poliovírus em 13 países, como Sudão, Nepal, Angola, Camarões e Chade.

À tarde, foi a vez da Creche Municipal Bidu Krause, localizada dentro do Centro Social Urbano de mesmo nome, em Totó. Ao todo, 50 crianças receberam a gotinha que protege contra a paralisia. Uma delas foi Lílian, de 5 anos. “Mamãe me leva para se vacinar. Ela me disse que é para proteger das doenças”, disse. Os pequenos recifenses que não tomaram ainda a dose têm a opção de ir sábado a um dos 600 postos de vacinação, das 8h às 17h. Em torno de 5.000 profissionais de saúde estarão envolvidos na ação. A abertura será na Policlínica Gouveia de Barros, localizada no Pátio de Santa Cruz, s/n, na Boa Vista. Repetindo a estratégia que deu certo na campanha anterior, a Prefeitura também estará vacinando em 16 terreiros de matrizes africanas, como forma de ampliar a cobertura da imunização, aproximando a comunidade negra nas ações de saúde do município.

Na primeira etapa da campanha da pólio, 100% do público-alvo pretendido (115.417 crianças) foi vacinado na cidade. Desde 2001, a capital vem obtendo cobertura das campanhas acima da meta estipulada. Além da pólio, as crianças que estiverem com o esquema vacinal de outras doenças incompleto podem ser imunizadas. Neste caso, apenas os postos fixos vão estar vacinando contra moléstias como hepatite B, difteria, tétano, coqueluche, sarampo, rubéola e caxumba. A Secretaria Municipal de Saúde recomenda aos pais e responsáveis levarem o cartão vacinal das crianças.

Calendário de vacinas:

Vacina

Idade

Vacina Oral contra a Poliomielite

menores de 5 anos de idade

Vacina contra Hepatite B

Até os 19 anos

Vacina Tetravalente (difteria, tétano, coqueluche e hemófilos influenza tipo B)

2 a 11 meses

Vacina DTP (difteria, coqueluche e tétano)

15 meses a 6 anos

Vacina Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola)

12 meses a 6 anos

Vacina dt (difteria e tétano)

Mulheres de 15 a 49 anos


Matérias Relacionadas
- Conselheiros municipais são capacitados
- Universitários são vacinados contra rubéola
- Vacinação contra rubéola nos jogos do Santa Cruz e Náutico
- Centro médico de Casa Forte ganha nova sala de fisioterapia
- Experiência do Laboratório Municipal é apresentada em congresso
- Centro Médico Ermírio de Morais completa 10 anos
- PCR divulga cronograma de coleta da filariose
- Gincana movimenta campanha da rubéola
- Eventos nacionais e internacionais na agenda da Saúde
- Novos servidores da Saúde são capacitados para o Academia da Cidade
- Novos servidores da saúde recebem as boas-vindas
- Prefeitura promove vacinação itinerante contra rubéola
- Recife inicia novas estratégias para vacinação da rubéola
- Enfermeiros e outros profissionais de saúde recebem as boas-vindas
- Famílias recifenses são vacinadas contra pólio e rubéola
- Vacinação da rubéola e pólio é aberta no Gouveia de Barros
- Saúde Recife completa um ano e amplia número de beneficiários
- Crianças das creches são vacinadas contra pólio
- Agentes de saúde estimulam o aleitamento materno exclusivo
- Recife monitora vírus da Influenza


Enviar    Imprimir