Saneamento     Projeto une saneamento e arte Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

RSS lista de noticias O que é isso?

PROJETO UNE SANEAMENTO E ARTE

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saneamento, conclui nesta quinta-feira (07) uma série de oficinas realizadas pelo Projeto Artesanear, desenvolvido com crianças da comunidade Brega e Chique, no Prado. O evento, que acontece no Centro Educacional Nossa Senhora Aparecida, é focado nas temáticas: leptospirose, escorpião, dengue e resíduos sólidos.

O encerramento das ações inclui oficinas lúdicas através das quais os participantes irão aprender a se expressar utilizando a arte, em forma de músicas e jograis. As produções são acerca dos conteúdos apreendidos durante as demais oficinas. “Mergulhamos na realidade deles para promover esse momento de socialização”, afirma a integrante da Equipe de Educação da Secretaria de Saneamento, Carmem Arruda.

No primeiro dia do evento, as crianças fizeram a leitura da comunidade na qual estão inseridas e expressaram essa visão em traços. Logo após, foram elaboradas maquetes representando o modelo de comunidade que desejam. De acordo com Carmem, desenhos e maquetes foram escolhidos para registrarem suas idéias de forma material.

Já no segundo momento, os participantes receberam informações sobre os resíduos sólidos e reciclagem pela Empresa Municipal de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). “A partir do vídeo Talento, um desenho animado, eles discutiram sobre o acondicionamento correto do lixo. Além disso, eles colocaram na prática os conhecimentos por meio de técnicas de reciclagem aprendendo a reaproveitar o papel”, explica Carmem Arruda. Segundo a funcionária, esse período foi excelente por ter despertado nas crianças a conscientização da ajuda em atividades domésticas simples em seus lares, como, por exemplo, a forma correta de armazenar o lixo e como amarrar o saco para jogar fora.

A Prefeitura também realiza o Projeto Ações Integradas no bairro Prado. O trabalho realizado em conjunto com o Distrito Sanitário IV e Emlurb, consiste na desratização, retirada de entulhos e descorpionização.

- PCR instala comitê para acompanhamento do PAC Recife
- Saneamento com inscrições abertas para oficinas temáticas
- Recife recebe investimentos de R$ 104 milhões do PAC
- Sistema Cordeiro beneficia 74 mil pessoas com saneamento e urbanização