Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?




VACINAÇÃO DA RUBÉOLA E PÓLIO É ABERTA NO GOUVEIA DE BARROS

Não há desculpa para não se vacinar, neste sábado (9), contra a pólio e a rubéola. No dia da abertura nacional das duas campanhas, a Prefeitura do Recife estará com 600 postos para aplicar as doses. Este ano, a vacinação virou “Programa Família” por ser dirigida a adultos (20 a 39 anos) e crianças (menores de 5 anos) de ambos os sexos. Enquanto os pequenos poderão tomar as gotinhas que protegem contra a paralisia infantil, os grandes se protegerão do vírus que causa a rubéola. A meta é atingir 95% das populações nas duas faixas etárias. Isso representa um contingente de 616.067 pessoas (509.824 adultos e 106.243 crianças).

No Recife, a abertura das campanhas ocorre, às 8h, na Policlínica Gouveia de Barros, localizada no Pátio de Santa Cruz, s/n, na Boa Vista, onde haverá um café da manhã e a presença do Zé Gotinha. A secretária Municipal de Saúde, Tereza Campos, estará presente ao evento para dar início oficialmente à vacinação na cidade. Quem não puder ir logo cedo terá a possibilidade de se dirigir até às 17h aos 152 postos fixos e 448 volantes do município (ver relação no final da matéria). Repetindo a estratégia que deu certo, a Prefeitura também estará vacinando em 16 terreiros de matrizes africanas, como forma de ampliar a cobertura das duas imunizações e aproximar a comunidade negra das ações de saúde do município.

Além da pólio, as crianças que estiverem com o esquema vacinal incompleto de outras doenças poderão ser imunizadas. Neste caso, apenas as unidades fixas – como policlínicas, centros de saúde e PSFs – vão estar vacinando contra moléstias como hepatite B, difteria, tétano, coqueluche, sarampo e caxumba. O horário para vacinação é o mesmo das campanhas, das 8h às 17h. A Prefeitura recomenda aos pais levarem o cartão das crianças. No caso dos adultos que forem se vacinar, deve-se levar um documento de identificação, a exemplo do RG, ou o cartão de vacinação. As mulheres grávidas não receberão a dose, devido aos riscos que a vacina pode causar ao feto.

Na Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola, os homens são público-alvo principal. Isso porque a população masculina vem sendo a mais acometida pela doença nos últimos anos. Em 2007, dos 8.156 casos registrados no Brasil, 70% ocorreram entre homens adultos. Na capital, foram registrados 35 casos da doença. “A vacinação em massa garantirá uma proteção coletiva para eliminação da rubéola e prevenção de casos da chamada Síndrome da Rubéola Congênita, que causa problemas irreversíveis aos bebês, como surdez, cegueira e retardo mental”, explica a secretária Tereza Campos.

Futebol – Ao longo da semana, a vacinação da rubéola será ampliada para outros espaços, tais como universidades, empresas, feiras e mercados públicos e supermercados, para que todas as pessoas se vacinem. Além disso, a Prefeitura montará postos de vacinação nos estádios de futebol. Neste domingo (10), no jogo de Santa Cruz e Icasa (CE), 15 profissionais de saúde estarão distribuídos em cinco postos no estádio do Arruda, no horário das 13h às 16h. Para se vacinar, a pessoa deverá levar ao estádio o documento de identificação ou o cartão de vacinação para receber o adesivo de que tomou a vacina. A campanha da rubéola vai até o dia 12 de setembro.

Para saber os locais de vacinação no Recife, as pessoas podem ligar neste sábado (9), durante o horário das campanhas, para os telefones 81.3232.1681 e 81.3232.1692. Outra opção é acessar o site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br). Durante a semana, de segunda à sexta-feira, as pessoas podem entrar em contato com a Ouvidoria Municipal de Saúde (0800.281.1520), das 7h às 19h. A ligação é gratuita.

Sobre a campanha no Recife

600 postos de vacinas estarão funcionando na capital neste sábado (14), dos quais 152 fixos e 448 volantes. 616.067 pessoas (509.824 adultos de 20 a 39 anos e 106.243 crianças menores de 5 anos) deverão ser imunizadas, o que corresponde a 95% da população nessas duas faixas etárias. Das 8h às 17h é o horário previsto para aplicação das doses. No anexo ao lado estão disponíveis os locais onde se vacinar durante a campanha no Recife.
Matérias Relacionadas
- Encontro da PCR reúne pais e alunos de creches
- Conselheiros municipais são capacitados
- Universitários são vacinados contra rubéola
- Vacinação contra rubéola nos jogos do Santa Cruz e Náutico
- Centro médico de Casa Forte ganha nova sala de fisioterapia
- Experiência do Laboratório Municipal é apresentada em congresso
- Centro Médico Ermírio de Morais completa 10 anos
- PCR divulga cronograma de coleta da filariose
- Gincana movimenta campanha da rubéola
- Eventos nacionais e internacionais na agenda da Saúde
- Novos servidores da Saúde são capacitados para o Academia da Cidade
- Novos servidores da saúde recebem as boas-vindas
- Prefeitura promove vacinação itinerante contra rubéola
- Recife inicia novas estratégias para vacinação da rubéola
- Enfermeiros e outros profissionais de saúde recebem as boas-vindas
- Famílias recifenses são vacinadas contra pólio e rubéola
- Crianças das creches são vacinadas contra pólio
- Saúde Recife completa um ano e amplia número de beneficiários
- Crianças das creches são vacinadas contra pólio
- Agentes de saúde estimulam o aleitamento materno exclusivo


Enviar    Imprimir