Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?




FAMÍLIAS RECIFENSES SÃO VACINADAS CONTRA PÓLIO E RUBÉOLA

Sábado (9) é dia da família brasileira tomar vacina contra rubéola disponível para homens e mulheres de 20 a 39 anos e contra a poliomielite para crianças menores de 5 anos. Para esta mega-campanha, que visa imunizar 616.067 pessoas na capital (95% do total da população nas duas faixas etárias), a Prefeitura do Recife disponibilizou 600 postos de vacinação, sendo 152 fixos e 448 volantes. Ao todo, 5.000 técnicos da Secretaria Municipal de Saúde estão trabalhando nas duas campanhas, que visa manter o País livre da paralisia infantil e eliminar a rubéola de uma vez por todas.

Na Policlínica Gouveia de Barros (Boa Vista), unidade escolhida para abertura das campanhas, a movimentação foi grande durante a manhã. Presente no evento, a secretária Municipal de Saúde, Tereza Campos, reforçou a importância da vacinação. As campanhas este ano são destinadas para toda a família. A idéia é que os pais e responsáveis entre 20 e 39 anos levem seus filhos menores de cinco anos para se vacinar. Enquanto as crianças tomam as gotinhas que protegem da pólio, os adultos se vacinam contra a rubéola. A vacinação é a única forma de prevenção. Por isso, conclamamos para que todos procurem nossos postos de saúde, afirmou.

O casal João Lúcio Tabosa e Andréia Gouveia, ambos com 29 anos, foram os primeiros a se imunizarem no Gouveia de Barros. Aproveitando a ida à policlínica para levar o filho, o pequeno João Lúcio, de 2 anos, tomar a dose da pólio, os dois foram espontaneamente se vacinar. Eu já tinha visto um programa na TV informando sobre a vacinação da rubéola, então resolvemos vir. Acho a campanha importante para proteger a população. Já houve um caso na família em que uma criança foi infectada durante a gestação da mãe e acabou nascendo com surdez, conta Andréia. Contrariando as expectativas de que o homem rejeita vacina, João Lúcio disse não se importar com isso. Inclusive fui eu quem lembrei a minha esposa de se vacinar hoje. Não quero ter a doença nem transmitir para outra pessoa, principalmente para meu filho, disse.

Na Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola, os homens são público-alvo principal. Isso porque a população masculina vem sendo a mais acometida pela doença nos últimos anos. Em 2007, dos 8.156 casos registrados no Brasil, 70% ocorreram entre homens adultos. Na capital, foram registrados 35 casos da doença. A vacinação em massa garantirá uma proteção coletiva para eliminação da rubéola e prevenção de casos da chamada Síndrome da Rubéola Congênita, que causa problemas irreversíveis aos bebês, como surdez, cegueira e retardo mental, explicou a secretária Tereza Campos.

Futebol – Ao longo da semana, as crianças que não puderam, por alguma razão, ser vacinadas contra a pólio poderão ser levadas para um dos postos da Prefeitura. Já a vacinação da rubéola será ampliada para outros espaços, tais como universidades, empresas, feiras e mercados públicos e supermercados, para garantir que todos os adultos entre 20 e 39 anos se vacinem. Além disso, a Prefeitura montará postos de vacinação volantes nos estádios durante os campeonatos de futebol. Neste domingo (10), no jogo de Santa Cruz e Icasa (CE), 15 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estarão distribuídos em cinco postos volantes dentro do estádio do Arruda, no horário das 13h às 16h. Para se vacinar, a pessoa deverá levar ao estádio o documento de identificação ou o cartão de vacinação para receber o adesivo de que tomou a vacina.

A Secretaria Municipal de Saúde lembra que as mulheres grávidas não devem se vacinar durante a gravidez, só após o parto ou eventual aborto. A campanha da rubéola vai até o dia 12 de setembro. Para saber os locais de vacinação no Recife, as pessoas podem ligar neste sábado (9), durante o horário das campanhas, para os telefones 81.3232.1681 e 81.3232.1692. Durante a semana, de segunda a sexta-feira, as pessoas podem entrar em contato com a Ouvidoria Municipal de Saúde (0800.281.1520), das 7h às 19h. A ligação é gratuita.

Matérias Relacionadas
- Conselheiros municipais são capacitados
- Universitários são vacinados contra rubéola
- Vacinação contra rubéola nos jogos do Santa Cruz e Náutico
- Centro médico de Casa Forte ganha nova sala de fisioterapia
- Experiência do Laboratório Municipal é apresentada em congresso
- Centro Médico Ermírio de Morais completa 10 anos
- PCR divulga cronograma de coleta da filariose
- Gincana movimenta campanha da rubéola
- Eventos nacionais e internacionais na agenda da Saúde
- Novos servidores da Saúde são capacitados para o Academia da Cidade
- Novos servidores da saúde recebem as boas-vindas
- Prefeitura promove vacinação itinerante contra rubéola
- Recife inicia novas estratégias para vacinação da rubéola
- Enfermeiros e outros profissionais de saúde recebem as boas-vindas
- Vacinação da rubéola e pólio é aberta no Gouveia de Barros
- Crianças das creches são vacinadas contra pólio
- Saúde Recife completa um ano e amplia número de beneficiários
- Crianças das creches são vacinadas contra pólio
- Agentes de saúde estimulam o aleitamento materno exclusivo
- Recife monitora vírus da Influenza


Enviar    Imprimir