Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?




PREFEITURA PROMOVE VACINAÇÃO ITINERANTE CONTRA RUBÉOLA


Ir onde o povo está. Parafraseando a canção “Nos bailes da vida”, de Milton Nascimento e Fernando Brant, a nova estratégia da Prefeitura do Recife para garantir a cobertura da vacinação contra a rubéola é ir onde há grande fluxo de homens e mulheres de 20 a 39 anos de idade. Na manhã desta quarta-feira (13), oito vacinadores da Secretaria Municipal de Saúde estiveram no Mercado da Encruzilhada e nas lojas do entorno para imunizar comerciantes e clientes. Para garantir que a vacina fosse aplicada, foi montado um estande na frente do mercado para aproveitar o momento de entrada e saída das pessoas. A novidade, no entanto, foi a vacinação itinerante: técnicos com depósitos térmicos a tiracolo sensibilizando e vacinando as pessoas dentro dos estabelecimentos comerciais.

Foi o caso de Elaine de Barros, 32 anos. Trabalhando na Cafeteria Carvalho, dentro do mercado, ela foi abordada pela secretaria para ser vacinada. “Sábado (9) passado, eu ia para o posto, mas acabei não conseguindo. Pensava que a campanha tinha acabado. Achei ótima esta proposta. Com certeza, facilita a vida de quem trabalha e não tem como sair do emprego no horário de trabalho”, disse. O mecânico José Welligton da Silva, 26, também aprovou e aproveitou a iniciativa. “Estava apenas de passagem aqui perto para pegar o carro e acabei sabendo da vacinação volante. Vou falar com minha irmã e esposa para virem aqui também”, informou.

Das 9h às 11h, 80 pessoas foram vacinadas em frente ao Mercado da Encruzilhada, enquanto outras 30 com os vacinadores volantes. “A proposta é ideal para buscar aquela parcela da população que não procura normalmente os postos de saúde para se vacinar, por medo, falta de tempo ou desinformação mesmo. Dessa forma, vamos assegurar a cobertura esperada”, considerou Silvana Moreira, diretora do Distrito Sanitário II da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo ela, a mesma estratégia de ir aos lugares de forma itinerante se repetirá, nesta quinta (14), na Encruzilhada, bem como no comércio situado nos arredores do Mercado de Água Fria. Na sexta (15), a ação chega ao Mercado Público de Beberibe e às lojas da Imbiribeira, no Distrito Sanitário VI (zona Sul do Recife). Os técnicos de saúde da Prefeitura também iniciaram a vacinação em obras da construção civil e em empresas privadas. No terreno onde está sendo erguida a Vila Imperial, 70 trabalhadores foram imunizados nesta terça-feira (12) de manhã. No Parque Dona Lindu, a primeira leva de empregados da construção também foram vacinados.

Além disso, a vacina se encontra disponível em todos os PSFs, policlínicas, centros de saúde municipais e nos principais supermercados da cidade. O compromisso é garantir que toda a população recifense de 20 a 39 anos seja protegida contra a rubéola. A imunização coletiva faz parte de um compromisso firmado pelos países das Américas com a Organização Mundial Pan-Americana de Saúde (Opas) de eliminar a rubéola até 2010 e a Síndrome da Rubéola Congênita, que causa problemas irreversíveis aos bebês, como surdez, cegueira e retardo mental.

Na Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola, os homens são público-alvo principal. Isso porque a população masculina vem sendo mais acometida pela doença nos últimos anos. Em 2007, dos 8.156 casos registrados no Brasil, 70% ocorreram entre homens adultos. Na capital, foram registrados 35 casos da doença. Um total de 5.000 profissionais de saúde e voluntários está envolvido na ação no Recife. “As campanhas de rubéola realizadas em anos anteriores no Brasil ocorreram apenas entre crianças ou mulheres. Desta vez, o homem está sendo incluído para garantir que a transmissão seja interrompida de fato. Por isso, estamos indo atrás dessa população nunca trabalhada anteriormente para atingir a cobertura”, explica a coordenadora do Programa Municipal de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel.

Poliomielite – A Secretaria de Saúde do Recife lembra aos pais e responsáveis que ainda não levaram os seus filhos para tomar a segunda dose da pólio para procurar, ainda esta semana, as unidades de saúde municipais. A vacinação é importante, pois é a única forma de proteger os pequenos contra a paralisia infantil. De acordo com balanço divulgado nesta terça-feira (12), foram vacinadas até agora 89.275 crianças menores de cinco anos de idade. Esse quantitativo representa 79,83% da população infantil a ser vacinada na capital.

Para garantir a cobertura necessária, 106.243 crianças menores de cinco têm de ser vacinadas, o que corresponde a 95% da população nessa faixa etária, conforme meta preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “A vacinação é a única forma de garantir que o vírus da poliomielite não seja reintroduzido no Brasil. Por isso, levar as crianças aos postos de saúde para se vacinarem é um ato de responsabilidade e de amor dos pais para com as suas crianças”, afirma a secretária Tereza Campos.

No Recife, o último caso de pólio é de 1988. No País, o último registro ocorreu no município de Souza (PB), em 1989. Em outros lugares do mundo, porém, a pólio ainda é uma realidade. A África e a Ásia lideram os casos da doença no mundo. Em 2007, foram registrados 130 casos de pólio no mundo. Este ano, até o último mês de abril, já houve 354 casos, devido à reintrodução do poliovírus em 13 países, como Sudão, Nepal, Angola, Camarões e Chade. “Enquanto houver a pólio em outros países, a vacinação tem de ser feita para que novos casos não venham a ocorrer no Brasil”, diz a coordenadora do Programa de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel.

Onde encontrar – A vacinação da pólio pode ser encontrada em 152 unidades de saúde da capital, entre PSFs, policlínicas e centros de saúde, no horário das 8h às 17h. A secretaria lembra aos pais e responsáveis de levarem o cartão vacinal das crianças. Para saber os locais de vacinação, as pessoas podem ligar a Ouvidoria Municipal de Saúde (0800.281.1520), das 7h às 19h. A ligação é gratuita. Outra opção é acessar o site da Prefeitura do Recife .

Este ano, a vacinação virou “Programa Família” por ser dirigida a adultos (20 a 39 anos) e crianças (menores de 5 anos) de ambos os sexos. Enquanto os pequenos tomam as gotinhas que protegem contra a paralisia infantil, os grandes se protegem do vírus que causa a rubéola. O cronograma completo de unidades de saúde e postos volantes para pólio e rubéola você confere logo abaixo.


Matérias Relacionadas
- Conselheiros municipais são capacitados
- Universitários são vacinados contra rubéola
- Vacinação contra rubéola nos jogos do Santa Cruz e Náutico
- Centro médico de Casa Forte ganha nova sala de fisioterapia
- Experiência do Laboratório Municipal é apresentada em congresso
- Centro Médico Ermírio de Morais completa 10 anos
- PCR divulga cronograma de coleta da filariose
- Gincana movimenta campanha da rubéola
- Eventos nacionais e internacionais na agenda da Saúde
- Novos servidores da Saúde são capacitados para o Academia da Cidade
- Novos servidores da saúde recebem as boas-vindas
- Recife inicia novas estratégias para vacinação da rubéola
- Enfermeiros e outros profissionais de saúde recebem as boas-vindas
- Famílias recifenses são vacinadas contra pólio e rubéola
- Vacinação da rubéola e pólio é aberta no Gouveia de Barros
- Crianças das creches são vacinadas contra pólio
- Saúde Recife completa um ano e amplia número de beneficiários
- Crianças das creches são vacinadas contra pólio
- Agentes de saúde estimulam o aleitamento materno exclusivo
- Recife monitora vírus da Influenza


Enviar    Imprimir