Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?




EVENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS NA AGENDA DA SAÚDE


Discutir o desafio de concretizar direitos numa sociedade globalizada e desigual. Esse é o tema da 19ª Conferência Mundial de Serviço Social que acontece, deste sábado (16) a terça-feira (19), no Centro de Convenções de Salvador, Bahia. A coordenadora de Controle de Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer da Prefeitura do Recife, Maristela Menezes participa do evento na sessão destinada a discutir políticas de seguridade e serviço social. Cerca de três mil profissionais de todo o mundo são esperados para o evento que é considerado a maior e mais importante realização da área, cujo alcance se estende à cerca de 85 países filiados à Federação Internacional de Assistentes Sociais.

Maristela, formada há 20 anos em Serviço Social, enviou à organização do evento dois trabalhos relacionados às ações de promoção e proteção da saúde desenvolvidas por meio do Programa Ambientes Livres do Fumo no Recife. Os trabalhos foram aprovados para apresentação oral. “Esta é uma grande oportunidade para os assistentes sociais apresentarem aos colegas de todas as partes do mundo suas experiências profissionais e sua produção de conhecimento nas várias áreas em que atuam. E no caso específico do controle do tabagismo, a gestão pública de um setor que hoje é considerado prioridade para a saúde pública mundial”, explica Maristela Menezes.

O evento é uma promoção da IFSW (Federação Internacional de Trabalhadores Sociais - FITS) e realizado pelo CFESS (Conselho Federal de Serviço Social), entidade brasileira que reúne 75.000 assistentes sociais. A Conferência Mundial pretende dar visibilidade às ações profissionais exitosas. Maristela se apresenta no primeiro dia (16), exibindo os trabalhos selecionados: Política de Controle do Tabagismo em Recife/Brasil: transformando realidades e construindo novos paradigmas em saúde pública; e Expandido as ações de promoção e proteção a saúde para bares, boates, restaurantes hotéis e similares: a experiência do projeto ambientes livres do fumo no Recife/Brasil.

Reconhecimento Nacional - A cidade do Recife é a única representante municipal no Seminário Alianças Estratégicas para Controle do Tabagismo que também ocorre em Salvador, no hotel da Barra, durante os dias 20 e 22 de agosto. Maristela Menezes também representará o Recife no evento que é organizado pela Aliança de Controle do Tabagismo (ACTBr). O seminário é direcionado a ONGs e entidades de todo o Brasil que já trabalham ou tenham interesse em promover o tema. O objetivo é fortalecer a sociedade civil e formar novos multiplicadores em prol do controle do tabagismo. O evento conta com representantes do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e a coordenação estadual de controle do Tabagismo na Bahia. Na ocasião, serão apresentadas as experiências de operacionalização dos ambientes livres do fumo no Recife como exemplo de gestão para outros municípios do Brasil. “A intenção é sensibilizar as ONGs que participarão para atuarem efetivando o desenvolvimento de ambientes livres do fumo”, complementa Maristela.

Reconhecimento Internacional – A Prefeitura do Recife foi convidada, através da Secretaria de Saúde, para participar da 14ª Conferência sobre Tabagismo ou Saúde que acontece na cidade de Mumbay, Índia. Na ocasião, serão discutidos o panorama da questão do tabagismo no mundo e a importância de traçar estratégias de enfrentamento à indústria do tabaco. A coordenadora de Controle de Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer, Maristela Menezes foi contemplada com uma bolsa pela relevância do trabalho desenvolvido nessa área pela Prefeitura do Recife.

Matérias Relacionadas
- Conselheiros municipais são capacitados
- Universitários são vacinados contra rubéola
- Vacinação contra rubéola nos jogos do Santa Cruz e Náutico
- Centro médico de Casa Forte ganha nova sala de fisioterapia
- Experiência do Laboratório Municipal é apresentada em congresso
- Centro Médico Ermírio de Morais completa 10 anos
- PCR divulga cronograma de coleta da filariose
- Gincana movimenta campanha da rubéola
- Novos servidores da Saúde são capacitados para o Academia da Cidade
- Novos servidores da saúde recebem as boas-vindas
- Prefeitura promove vacinação itinerante contra rubéola
- Recife inicia novas estratégias para vacinação da rubéola
- Enfermeiros e outros profissionais de saúde recebem as boas-vindas
- Famílias recifenses são vacinadas contra pólio e rubéola
- Vacinação da rubéola e pólio é aberta no Gouveia de Barros
- Crianças das creches são vacinadas contra pólio
- Saúde Recife completa um ano e amplia número de beneficiários
- Crianças das creches são vacinadas contra pólio
- Agentes de saúde estimulam o aleitamento materno exclusivo
- Recife monitora vírus da Influenza


Enviar    Imprimir