Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?




GINCANA MOVIMENTA CAMPANHA DA RUBÉOLA

Recife continua a realizar estratégias diferenciadas para garantir a cobertura da vacinação da rubéola. Desta vez, as novas ações partem dos postos de saúde. Nesta semana, todas as unidades do Distrito Sanitário III do município (que corresponde à zona Noroeste) darão início a uma gincana com objetivo de vacinar o maior número de pessoas da região. Ao todo, serão 43 postos participantes da atividade, com público-alvo total de 106.375 pessoas. As unidades estarão aplicando as doses, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, até o dia 12 de setembro, data do encerramento da campanha nacional.

Segundo a diretora do Distrito Sanitário III, Maria da Apresentação de Abreu, a idéia da gincana surgiu de estimular os profissionais de saúde a imunizarem o maior número de pessoas. A unidade de saúde vencedora receberá um certificado simbólico parabenizando pelo envolvimento na atividade. “Será uma ação bastante lúdica, na qual pretendemos que mais pessoas fiquem protegidas contra o vírus da rubéola”, explica a diretora. Até o dia 13 de agosto, 50.273 pessoas residentes na zona Noroeste do Recife haviam sido vacinadas, o que representa 47,42% da meta pretendida. “Até agora consideramos boa a nossa meta. Com esta iniciativa, pretendemos cobrir toda a nossa população adulta”, disse.

Conforme o último balanço da Secretaria Municipal de Saúde, 229.380 adultos de 20 e 39 anos (população-alvo da campanha) foram vacinados na capital pernambucana. Isso corresponde a 42,74% das pessoas nessa faixa etária. A meta é atingir 95% da população adulta. Na Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola, os homens são público-alvo principal. Isso porque a população masculina vem sendo a mais acometida pela doença. Em 2007, dos 8.156 casos registrados no Brasil, 70% ocorreram entre homens adultos. Na capital, foram registrados 35 casos da doença. Um total de 5.000 profissionais de saúde e voluntários está envolvido na ação no Recife.

Postos à noite – Já na zona Norte da cidade, algumas Unidades de Saúde da Família – conhecidas popularmente como PSFs – vão funcionar em horário alternativo (18h às 20h) um dia na semana para permitir que os adultos que trabalham durante o dia possam se vacinar à noite. Nesta terça-feira (19), PSF Tia Regina (rua Córrego do Deodato, 315, Água Fria) estará aberto. Na quarta (20), será a vez do PSF Irmã Terezinha (Rua da Consolação, 9, Campina do Barreto), enquanto na quinta (21), o PSF Byron Sarinho (rua Nazaré, 293, Água Fria). O rodízio poderá continuar na próxima semana com as demais unidades de saúde, se forem detectadas áreas que não foram totalmente cobertas.

Além da vacinação nos postos e policlínicas, a população poderá encontrar a vacina em locais de grande circulação. A Prefeitura do Recife está com um esquema de postos volantes montados em supermercados, hospitais, shoppings, estações do metrô, empresas e construtoras. Nesta semana, quem for à agência dos Correios da avenida Guararapes (Centro) ou ao edifício-sede da Prefeitura do Recife (Cais do Apolo) também poderá ser imunizada. O horário para vacinação é sempre de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. A Secretaria Municipal de Saúde recomenda aos adultos de levarem um documento de identificação, a exemplo do RG, ou o cartão de vacinação. As mulheres grávidas não receberão a dose, devido aos riscos que a vacina pode causar ao feto.

Para saber os locais de vacinação, as pessoas podem ligar a Ouvidoria Municipal de Saúde (0800.281.1520), das 7h às 19h. A ligação é gratuita. Outra opção é acessar o site da Prefeitura do Recife. Este ano, a vacinação virou “Programa Família” por ser dirigida a adultos (20 a 39 anos) e crianças (menores de 5 anos) de ambos os sexos. Enquanto os pequenos tomam as gotinhas que protegem contra a paralisia infantil, como ocorrem todos os anos, os grandes se protegem do vírus que causa a rubéola. O cronograma completo de unidades de saúde e postos volantes para pólio e rubéola você confere no anexo ao lado. A meta é atingir 95% das populações nas duas faixas etárias. Isso representa um contingente de 616.067 pessoas (509.824 adultos e 106.243 crianças). Na vacinação da pólio, 84,12% das crianças já receberam a dose.

Matérias Relacionadas
- Conselheiros municipais são capacitados
- Universitários são vacinados contra rubéola
- Vacinação contra rubéola nos jogos do Santa Cruz e Náutico
- Centro médico de Casa Forte ganha nova sala de fisioterapia
- Experiência do Laboratório Municipal é apresentada em congresso
- Centro Médico Ermírio de Morais completa 10 anos
- PCR divulga cronograma de coleta da filariose
- Eventos nacionais e internacionais na agenda da Saúde
- Novos servidores da Saúde são capacitados para o Academia da Cidade
- Novos servidores da saúde recebem as boas-vindas
- Prefeitura promove vacinação itinerante contra rubéola
- Recife inicia novas estratégias para vacinação da rubéola
- Enfermeiros e outros profissionais de saúde recebem as boas-vindas
- Famílias recifenses são vacinadas contra pólio e rubéola
- Vacinação da rubéola e pólio é aberta no Gouveia de Barros
- Crianças das creches são vacinadas contra pólio
- Saúde Recife completa um ano e amplia número de beneficiários
- Crianças das creches são vacinadas contra pólio
- Agentes de saúde estimulam o aleitamento materno exclusivo
- Recife monitora vírus da Influenza


Enviar    Imprimir