AVANÇOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA SÃO APRESENTADAS EM EVENTO
A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência terá início no próximo dia 22, mas a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Assistência Social, antecipou as atividades e vem realizando, desde o último dia 15, uma rodada de fóruns de debates sobre a Política Municipal da Pessoa com Deficiência. A segunda edição aconteceu nesta terça-feira (19), no auditório do SESt SENAT, bairro de Beberibe, e, segundo a gerente da Pessoa com Deficiência da Secretaria, Sueli Cristina, o evento teve como objetivo discutir os avanços e perspectivas do segmento durante as duas gestões do prefeito João Paulo, nas áreas dos Direitos Humanos, Educação, Saúde e Transporte, em todas as Regiões Político-Administrativas (RPAs).
De acordo com Antônio José Ferreira, gerente da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, dados do último Senso do IBGE (2000) revelam que 16,9% da população do Recife é composta por pessoas com alguma deficiência, e que 40% desse total é atendido pelo programa. “Durante essas duas gestões do prefeito João Paulo pudemos registrar vários avanços como a realização dos Jogos Municipais da Pessoa com Deficiência, a implantação do Programa Turismo Acessível, do curso de libras - que beneficia seis mil surdos em todas as RPAs -, além de conseguirmos a destinação de 10% das vagas de estágio oferecidas no quadro da prefeitura para esse público”, enfatiza. Com relação às perspectivas, Ferreira afirma que a proposta é continuar consolidando a política de assistência e que ainda neste ano será realizada uma pesquisa sobre a realidade das pessoas com deficiência. Os dados, depois de formatados, serão enviados para a próxima gestão.
Para Maria Helena da Silva, acompanhante do usuário Abel Vicente dos Santos, de 34 anos e que há cinco tem deficiência mental, a política de assistência à pessoa com deficiência é bastante eficaz. “Estou muito satisfeita com o programa. Há mais de cinco anos eu o acompanho no tratamento médico. Se não fosse a ajuda que a prefeitura nos dá com a assistência médica, a carteira de acesso livre e os medicamentos, não sei como ele estaria agora”, comenta. Veja abaixo os locais e datas dos próximos fóruns, assim como a programação:
22/08/08 – CAP - Av. Norte (RPA 03); 25/08/08 – FCD – Torre (RPA 04); 28/08/08 – Colégio Dom Bosco de Artes e Ofícios (RPA 05); 02/09/08 – Centro Desportivo Santos Dumont (RPE 06).
Programação do evento:
13h às 14h – Credenciamento; 14h às 14h20 – Abertura Oficial; 14h20 às 15h – Mesa-redonda - Saúde/Educação; 15h às 15h30 – Debate; 15h30 às 16h30 – Mesa-redonda - Acessibilidade e Transporte; 16h30 às 17h – Debate; 17h às 18h – Atração Cultural e Lanche.

- - Começa a 4ª edição da Olimpíada de Matemática
- - Servidores participam de curso de sensibilização
- - Fórum promove troca de experiências do Programa Fome Zero
- - Nova turma do Curso de Sensibilização começa nesta segunda
- - Fórum reúne coordenadores do Fome Zero na região Nordeste
- - Comdica divulga regras para eleições de setembro
- - Educação para Teatro leva espetáculo para creche no Pina
- - III Fórum de Direitos Humanos realiza mais um debate
- - Fórum discute acessibilidade da pessoa idosa e com deficiência
- - PCR realiza Encontro sobre Gestão da Informação e Segurança Cidadã
- - Encontro debate informação e segurança cidadã
- - Identidade Cidadã entrega documentos no Coqueiral
- - PCR realiza Fórum de Debate da Pessoa com Deficiência
- - Fórum debate política municipal de inclusão da pessoa com deficiência
- - Direitos Humanos inicia nova turma de capacitação para voluntários
- - Oficina capacita comunidade sobre o tema Pessoa com Deficiência
- - Violência contra crianças e adolescentes é tema de debate
- - Crianças visitam Instituto Ricardo Brennand
- - Direitos das crianças e adolescentes em debate nesta quarta
- - Prefeitura promove conscientização sobre deficiência
|