Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?




PCR REALIZA ENCONTRO SOBRE GESTÃO DA INFORMAÇÃO E SEGURANÇA CIDADÃ

Na manhã desta terça-feira (19), aconteceu o I Encontro sobre a Gestão da Informação e do Conhecimento para Segurança Cidadã no auditório do Porto Digital, localizado na avenida Cais do Apolo, 222, Bairro do Recife. O evento é resultado da parceria entre a Prefeitura do Recife, Fundação Escola de Sociologia e Política (FESPSP) e Secretaria de Defesa Social (SDS). O debate contou com a presença da secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Karla Menezes; do assessor executivo da pasta, Coronel José Ramos; e do professor da FESPSP, Luiz Antônio Melhado.

De acordo com Karla Menezes, a atividade visa lançar o “Observatório da Violência do Recife” criado para realizar pesquisa, estudos e análise, com o objetivo de gerar informações e conhecimentos para a formulação das políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos fundamentais e à prevenção da violência. “Além disso, é a oportunidade de compartilhar informações essenciais para o enfrentamento da violência nos municípios.” Aproximadamente 120 técnicos, gestores e pesquisadores ligados à temática da informação e do conhecimento voltada para a segurança cidadã participaram do encontro.

De acordo com o assessor executivo da Secretaria de Direitos Humanos, Coronel José Ramos, o evento cumpre o papel de criar um núcleo de estudos de analise da violência. “Analisamos a importância da formação para o planejamento de políticas públicas que tratem das questões ligadas à garantia de direitos humanos”, disse. A primeira mesa contou com a presença do assessor especial do Governo do Estado e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Criminalidade, Violência e Políticas Públicas de Segurança, José Luiz Ratton. O palestrante falou sobre a informação, conhecimento e o desafio da formulação de políticas públicas para a prevenção da violência.

Em seguida o coordenador de Análise Criminal da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Luis Carlos Magalhães, falou sobre a gestão da informação e do conhecimento como principio norteador da segurança cidadã. A importância do diagnóstico na prevenção da violência também foi debatido pelo coordenador de Gestão Estratégica da Prefeitura, Hercílio Maciel. A última mesa de discussões foi comandada por Luis Antônio Melhado que falou sobre o Observatório da Violência do Recife.

Matérias Relacionadas
- Começa a 4ª edição da Olimpíada de Matemática
- Servidores participam de curso de sensibilização
- Fórum promove troca de experiências do Programa Fome Zero
- Nova turma do Curso de Sensibilização começa nesta segunda
- Fórum reúne coordenadores do Fome Zero na região Nordeste
- Comdica divulga regras para eleições de setembro
- Educação para Teatro leva espetáculo para creche no Pina
- III Fórum de Direitos Humanos realiza mais um debate
- Avanços das pessoas com deficiência são apresentadas em evento
- Fórum discute acessibilidade da pessoa idosa e com deficiência
- Encontro debate informação e segurança cidadã
- Identidade Cidadã entrega documentos no Coqueiral
- PCR realiza Fórum de Debate da Pessoa com Deficiência
- Fórum debate política municipal de inclusão da pessoa com deficiência
- Direitos Humanos inicia nova turma de capacitação para voluntários
- Oficina capacita comunidade sobre o tema Pessoa com Deficiência
- Violência contra crianças e adolescentes é tema de debate
- Crianças visitam Instituto Ricardo Brennand
- Direitos das crianças e adolescentes em debate nesta quarta
- Prefeitura promove conscientização sobre deficiência


Enviar    Imprimir