Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?




PROJOVEM URBANO SORTEIA OS 6 MIL INSCRITOS PARA MATRICULA DEFINITIVA


Já estão definidos os nomes dos 6.075 recifenses que vão participar, a partir de 08 de setembro, do curso de conclusão do ensino fundamental (até a 8ª série), qualificação profissional e atividades comunitárias do ProJovem Urbano na capital pernambucana. O sorteio das vagas, num universo de 12 mil pré-matriculados, aconteceu na última segunda-feira (18), no 4º andar da Prefeitura do Recife (Secretaria de Educação, Esporte e Lazer), e foi coordenado pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAED-UFJF), entidade responsável pelo cadastro das pré-matrículas e acompanhamento dos alunos. Para saber se estão incluídos na lista, os candidatos devem ligar, a partir desta quarta-feira (20), das 8h às 18h, para a central de atendimento do programa (0800.722.7777).

O aluno sorteado deve se dirigir para a escola municipal (núcleo) escolhida durante a pré-matrícula para efetuar a matrícula definitiva, o que deve ser feito entre os dias 25 a 29 deste mês, das 14h às 16h. O não comparecimento vai ocasionar a perda da vaga para o sorteado subseqüente. As aulas do ProJovem Urbano, com duração de 18 meses, serão ministradas em 32 escolas/núcleos da rede municipal, das 18h às 22h.

Capacitação - No Recife, vão atuar em sala de aula 229 professores, sendo 19 profissionais de nível médio e 210 com curso superior em diversas áreas, como matemática, ciências sociais, geografia, português, entre outras. Essas vagas estão disputadas por 255 profissionais que estão participando, até 06 de setembro, no Colégio de Aplicação da UFPE, na Cidade Universitária, de um processo classificatório de formação/qualificação, sob a responsabilidade do Núcleo de Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação do Centro de Educação da UFPE. O treinamento acontece das 17h às 22h. Após o início das aulas, a formação dos 229 professores classificados vai continuar, todos os sábados, das 8h às 12h, até o final do 1º ano do ProJovem Urbano, já que a formação terá caráter de especialização (pós-graduação) para os de nível superior e aperfeiçoamento para os de nível médio.

Saiba mais – O ProJovem Urbano, programa de qualificação e inclusão de jovens, é uma iniciativa do Governo Federal, através do MEC, que pretende unificar as políticas públicas direcionadas à juventude em todo o País. O programa é direcionado a faixa etária dos 18 aos 29 anos que não concluíram o ensino fundamental I e II – 1ª a 8ª série. Em relação ao ProJovem original, que já formou 5.765 alunos no Recife (1º a 9ª Estação da Juventude) e concluiu, em 30 de julho, da 10ª a 14ª estação (cerca de 4 mil alunos), o programa apresenta semelhanças e alterações. É similar a bolsa mensal de incentivo de R$ 100,00, as ações comunitárias realizadas pelos alunos e a participação em arcos profissionalizantes, além da oportunidade de conclusão do ensino fundamental.

As principais diferenças do ProJovem Urbano em relação ao atual são:

- Aumento da faixa etária dos 18 aos 24 anos para 18 a 29 anos;
- Possibilidade e conclusão do ensino fundamental (até a 8ª série) no prazo de um ano e meio;
- Possibilidade de entrevista para quem não possuir comprovante de escolaridade;
- Aumento da bolsa mensal R$ 100,00 de 12 meses para 20 meses (período máximo de duração do curso);
- A retirada da exigência de não ter vínculo formal de emprego, abrindo perspectiva para ascensão profissional de quem possui um emprego de pouca escolaridade;
- Ampliação de 4 para 5 no número dos arcos profissionalizantes com a inclusão das áreas de saúde (atendente de consultórios) e serviços pessoais (cabeleireiro), em substituição a construção e reparos. Ficam mantidas as áreas de alimentação, telemática e esporte e lazer.

Confira no anexo ao lado a relação das 32 escolas/sedes do ProJovem Urbano na capital pernambucana.

Matérias Relacionadas
- Jogos Municipais melhoram qualidade de vida dos idosos
- Competições dos 1º Jogos da Pessoa Idosa se encerram nesta terça
- Abertura dos Jogos da Pessoa Idosa reúne mais de mil participantes
- Geraldão sedia Grand Prix Norte-Nordeste de Goalball
- Geraldão sedia 1º Jogos Municipais da Pessoa Idosa
- Americanas ministram aula de vôlei para 70 alunos Geraldão
- Mestre japonês ministra curso no 3º Festival de Artes Marcias do Recife
- Norte-americanas ministram oficina de voleibol no Geraldão
- Geraldão abriga o 3º Festival de Artes Marciais do Recife
- Atletas de Taekwondo apoiados pela PCR trazem 42 medalhas de São Paulo
- Geraldão abriga última etapa do Festival da Juventude
- Lagoa Encantada recebe Festival da Juventude do ProJovem Recife
- Conexão 17 leva cultura e lazer para 5 mil professores municipais
- Atletas de Taekwondo viajam para São Paulo com apoio da PCR
- 1ª Copa Geraldão de Kickboxing supera as expectativas de público
- Prefeitura promove 1ª Copa Geraldão de Kickboxing
- Convênio cria escolinha de hóquei sobre patins para crianças do Recife
- Geraldão terá escolinha de hóquei sobre patins
- Festival da Juventude do ProJovem chega à Macaxeira
- Futebol Participativo Feminino 2008 Inicia rodada neste final de semana


Enviar    Imprimir