Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?




CENTRO MÉDICO ERMÍRIO DE MORAIS COMPLETA 10 ANOS

Unidade da Prefeitura do Recife especializada em oftalmologia, diabetes e hipertensão, o Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, em Casa Forte, completa uma década nesta sexta-feira (22). Uma programação especial foi preparada para essa comemoração durante todo o dia. A partir das 7h, será promovido um aulão de ginástica dentro do próprio centro, com professores de Educação Física do Projeto Bom Dia, uma extensão do Programa Academia da Cidade que reúne usuários atendidos pela unidade. Na ocasião, serão realizados alongamentos e atividades de controle respiratório. Cerca de 150 pessoas devem ser beneficiadas com as atividades durante todo o dia.

A nova sala do Espaço Bom Dia será inaugurada às 8h30, com a presença da secretária de Saúde do Recife, Tereza Campos. O local contará com seis esteiras ergométricas, duas bicicletas para membros superiores – específicas aos pacientes que apresentam problemas cardio-respiratórios – e duas bicicletas para membros inferiores. As bicicletas contam com assentos especiais para diabéticos e pedais com velcro, permitindo maior segurança na atividade prática dos idosos.

Às 9h30, será realizada no Ermírio de Moraes uma oficina sobre avaliação física e orientação para atividade física a partir das 9h30. A oficina será ministrada por professores e estagiários do Programa Academia da Cidade. Os profissionais calcularão o Índice de Massa Corpórea (IMC) e as medidas abdominais. O resultado dos cálculos avalia o risco do desenvolvimento de doenças coronarianas e diabetes. Também será avaliada a flexibilidade dos participantes a fim de orientar a prática correta dos exercícios físicos.

No mesmo horário, uma feira de setores ocorrerá no pátio da unidade. Profissionais orientarão sobre patologias oftálmicas e doenças relacionadas. Além disso, haverá aferição de pressão arterial e realização de teste glicêmico. Será servido um lanche diet, preparado pela Cozinha Experimental do centro, com cachorro-quente feito de soja, suco de frutas naturais e salada de frutas. Na parte da tarde, às 16h30, ocorrerá um simpósio específico para os profissionais da unidade sobre hipertensão, diabetes melitus e todas as complicações decorrentes da doença, além da atuação do Banco de Olhos. A importância da atividade é estabelecer uma troca de experiências e permitir a apresentação de novos projetos na área.

Histórico – Situado na avenida 17 de Agosto, em frente ao Museu do Homem do Nordeste, em Casa Forte, o Centro Médico Senador José Ermírio de Morais realiza uma média de 6.171 consultas por mês. Contando com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais, a unidade atende não apenas os pacientes, mas também os familiares, garantindo uma assistência ampla e promovendo a redução dos riscos das complicações de doenças como hipertensão e diabetes. Abaixo, seguem algumas atividades de destaque o centro.

Atendimento oftalmológico – A unidade conta com 28 oftalmologistas, realizando uma média de 1.680 consultas por semana e 550 exames por mês nessa área.

Projeto Bom Dia – É uma ação do Programa Academia da Cidade dentro do Ermírio de Moraes. A idéia foi concebida em 2005, visando a reabilitação cardio-respiratória dos pacientes do centro, através da promoção de atividades físicas. Os hipertensos e diabéticos contam com professores de Educação Física ensinando a maneira correta de se fazer os exercícios recomendados pelos médicos. A iniciativa conta com suporte de uma equipe de psicólogos, nutricionistas e um serviço especializado em odontologia para diabéticos.

Cozinha Experimental – criada em 2004, a cozinha experimental trabalha na elaboração de alimentos para os pacientes com diabetes. Os pacientes se reúnem toda última quinta-feira do mês para aprender a preparar receitas dietéticas, conhecer o valor nutritivo dos alimentos, os cuidados na preparação e a importância na observação do valor calórico das comidas. Cada turma conta com uma média de 25 pessoas. Elas levam suas receitas comuns para avaliação da nutricionista, que faz as alterações necessárias para transformá-las em uma receita dietética. Os ingredientes tradicionais são substituídos por leite condensado e margarina light, adoçante e muitas frutas.

Grupos terapêuticos – O centro conta com grupos reunindo portadores de diabetes. Existem atualmente grupos de diabetes tipo 2 para adultos; diabetes tipo 1 para adolescentes; pais, mães e cuidadores dos pacientes; e crianças diabéticas. Os encontros são tematizados, sendo abordados assuntos dos mais diversos, desde a representação social e as complicações da doença até a importância da alimentação, exercícios e cuidados com o pé. Cada turma é conduzida por profissionais de áreas diversificadas, como endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos e enfermeiros.

Matérias Relacionadas
- Conselheiros municipais são capacitados
- Universitários são vacinados contra rubéola
- Vacinação contra rubéola nos jogos do Santa Cruz e Náutico
- Centro médico de Casa Forte ganha nova sala de fisioterapia
- Experiência do Laboratório Municipal é apresentada em congresso
- PCR divulga cronograma de coleta da filariose
- Gincana movimenta campanha da rubéola
- Eventos nacionais e internacionais na agenda da Saúde
- Novos servidores da Saúde são capacitados para o Academia da Cidade
- Novos servidores da saúde recebem as boas-vindas
- Prefeitura promove vacinação itinerante contra rubéola
- Recife inicia novas estratégias para vacinação da rubéola
- Enfermeiros e outros profissionais de saúde recebem as boas-vindas
- Famílias recifenses são vacinadas contra pólio e rubéola
- Vacinação da rubéola e pólio é aberta no Gouveia de Barros
- Crianças das creches são vacinadas contra pólio
- Saúde Recife completa um ano e amplia número de beneficiários
- Crianças das creches são vacinadas contra pólio
- Agentes de saúde estimulam o aleitamento materno exclusivo
- Recife monitora vírus da Influenza


Enviar    Imprimir