Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?




CENTRO MÉDICO DE CASA FORTE GANHA NOVA SALA DE FISIOTERAPIA

Com a inauguração do Espaço Bom Dia – sala equipada com esteiras e bicicletas ergométricas, destinada a pacientes com problemas cardio-respiratórios – o Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, da Prefeitura do Recife, localizado no bairro de Casa Forte, comemorou seus 10 anos de funcionamento, na manhã desta sexta-feira (22). Diversas atividades marcaram as comemorações, como aulas de ginástica e alongamento, palestra, simpósio e oficina de avaliação física. Tudo voltado prioritariamente para a pessoa idosa.

A programação especial de aniversário começou às 7h e contou com a presença da secretária de Saúde do Município, Tereza Campos, além da participação de muitos usuários do centro. “Nós amamos as pessoas idosas. Elas têm um papel muito importante na sociedade, na história, na educação”, disse a secretária, ao descerrar a placa de inauguração da nova Sala. O equipamento do Espaço Bom Dia é especial. As bicicletas contam com assentos para diabéticos e pedais que permitem maior segurança na atividade física dos idosos. O Espaço Bom Dia integra as atividades do Projeto Bom Dia, implantado há quatro anos, e que visa proporcionar melhoria de condições de vida aos usuários do Centro.

As atividades de aniversário se prolongaram durante todo o dia. Às 9h30, professores e estagiários do Programa Academia da Cidade proporcionaram uma oficina sobre avaliação física, calculando o Índice de Massa Corpórea (IMC) e as medidas abdominais dos participantes. O resultado dos cálculos avalia o risco do desenvolvimento de doenças coronarianas e diabetes. Também foi avaliada a flexibilidade dos idosos, a fim de orientar a prática correta dos exercícios físicos. Paralelamente, profissionais orientavam sobre patologias oftálmicas e doenças correlatas. Ainda durante a manhã, uma feira de setores aconteceu no pátio da unidade. E lanche dietético foi servido aos participantes.

À tarde, um simpósio específico para profissionais da unidade teve lugar. Os temas: hipertensão, diabetes melitus e todas as complicações decorrentes da doença, além da atuação do Banco de Olhos.

Centro Médico – O Centro Médico Senador José Ermírio de Morais, situado na avenida 17 de Agosto, Casa Forte (em frente ao Museu do Homem do Nordeste), criado há 10 anos, possui uma equipe profissional composta por médicos de diversas especialidades, educadores, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, odontólogos e assistentes sociais. Neste, a média mensal de atendimento está em torno de seis mil pessoas para consultas médicas. Também realiza cerca de 400 exames cardiológicos e mais de 500 exames oftalmológicos, mensalmente.

A unidade atende pacientes e também seus familiares, garantindo assistência ampla e promovendo redução dos riscos de hipertensão e diabetes. Por sua vez, o Projeto Bom Dia é uma ação do Programa Academia da Cidade, dentro do Ermírio de Moraes. Criado em 2005, visa a reabilitação cardio-respiratória dos pacientes do centro, através da promoção de atividades físicas. Os hipertensos e diabéticos contam com professores de Educação Física ensinando a maneira correta de fazer exercícios recomendados pelos médicos. A iniciativa conta com suporte de uma equipe de psicólogos, nutricionistas e um serviço especializado em odontologia para diabéticos.
Matérias Relacionadas
- Conselheiros municipais são capacitados
- Universitários são vacinados contra rubéola
- Vacinação contra rubéola nos jogos do Santa Cruz e Náutico
- Experiência do Laboratório Municipal é apresentada em congresso
- Centro Médico Ermírio de Morais completa 10 anos
- PCR divulga cronograma de coleta da filariose
- Gincana movimenta campanha da rubéola
- Eventos nacionais e internacionais na agenda da Saúde
- Novos servidores da Saúde são capacitados para o Academia da Cidade
- Novos servidores da saúde recebem as boas-vindas
- Prefeitura promove vacinação itinerante contra rubéola
- Recife inicia novas estratégias para vacinação da rubéola
- Enfermeiros e outros profissionais de saúde recebem as boas-vindas
- Famílias recifenses são vacinadas contra pólio e rubéola
- Vacinação da rubéola e pólio é aberta no Gouveia de Barros
- Crianças das creches são vacinadas contra pólio
- Saúde Recife completa um ano e amplia número de beneficiários
- Crianças das creches são vacinadas contra pólio
- Agentes de saúde estimulam o aleitamento materno exclusivo
- Recife monitora vírus da Influenza


Enviar    Imprimir