Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?




CRIANÇAS APRENDEM SOBRE MEIO AMBIENTE BRINCANDO

A defesa do meio ambiente ganhará o reforço de novos parceiros mirins. Isso porque, a Prefeitura do Recife inicia, a partir desta segunda-feira (25), a 4ª edição do Criança na Praça: Brincando e Aprendendo. O projeto oferece uma série de atividades lúdico-educativas como jogos, oficinas, trilhas e passeios, para a garotada de sete escolas da rede de ensino municipal, tendo como objetivo conscientizá-las sobre a preservação de nosso ecossistema. A ação ocorrerá até a semana da criança, em outubro, e mobilizará cerca de 2.000 crianças de 6 a 10 anos.

O projeto seguirá os mesmos moldes da última edição, mas com algumas novidades. Assim, 20 agentes sócio-ambientais visitarão uma escola diferente por semana, para mostrar aos alunos do 1° e 2° ciclo de ensino como cuidar do meio ambiente. Para isso, cinco temáticas serão trabalhadas junto à garotada: água, coleta seletiva, arborização e dois novos assuntos - canais e reaproveitamento do lixo.

As turmas serão divididas em cinco subgrupos, cada qual com um tema específico. Durante dois dias, os agentes conviverão com a garotada na escola desenvolvendo, de forma criativa, cada assunto. No terceiro dia, os grupos serão reunidos na praça mais próxima da escola para apresentar aos vizinhos e colegas o tema trabalhado ao longo das atividades.

A importância da separação e do reaproveitamento do lixo para o meio ambiente, por exemplo, serão discutidos junto à criançada através de brincadeiras e oficinas. Para tanto, os agentes ambientais falarão sobre os quatro elementos recicláveis (papel, metal, plástico e vidro) por meio de gincanas, jogos de tabuleiro e trilhas. Enquanto o reaproveitamento será tratado ensinando os alunos a confeccionar brinquedos e outros utensílios a partir de garrafas pet e outros materiais que costumam virar lixo.

Para discutir sobre a conservação dos canais que cortam nossa cidade, a criançada terá que colocar o lado dramatúrgico em ação. Por isso, este subgrupo ensaiará durante dois dias um divertido jogral que alertará sobre os problemas que a poluição dos canais traz para a comunidade. E no terceiro dia, a turma apresentará a peça na praça para os colegas.

Os outros dois temas serão aproveitados para prevenir os pequenos males, muitas vezes invisíveis, como irritações de pele causadas pela samambaia e espirradeira. No tema arborização, os agentes falarão sobre os perigos escondidos em algumas espécies domésticas, como a samambaia e a espirradeira. Além disso, os pequenos também farão passeios nas sementeiras da PCR. Já sobre a água, uma equipe da Secretaria de Saúde sensibilizará os alunos sobre doenças de veiculação hídrica (dengue, filariose e leptospirose) e outros assuntos ligados ao tema, além de higiene pessoal.

Segundo a coordenadora do projeto, Jane Cristina, o modelo atual com três dias em cada escola, favorece a um melhor aprendizado. “Antes, o projeto ocorria somente em um dia por turma, o que é pouco para a fixação da idéia no imaginário da criança. Nesse formato, os alunos absorvem melhor o conhecimento e interagem mais”, justifica a assessora técnica da Emlurb.

O projeto será encerrado com uma grande festa na semana da criança. No dia 9 de outubro, será montada uma estrutura com vários estandes na Praça 11 de Julho, em Santo Amaro, para que todas as turmas participantes interajam e troquem informações. O evento será animado pela Frevioca e a Escola Municipal de Frevo, além disso, serão distribuídos 2 mil brinquedos para a garotada.

O Criança na Praça: Brincando e Aprendendo acontece desde 2005 e conta com o engajamento das secretarias de Serviços Públicos e Educação, Fundação de Cultura e Emlurb. “A Prefeitura sabe da importância do tema, por isso, vários órgãos se articularam em torno do projeto. Nosso objetivo é transformar esses meninos e meninas em agentes multiplicadores na defesa do meio ambiente”, conclui Jane Cristina.

Confira abaixo o cronograma e locais das atividades:

25 e 27 de agosto - Escola Municipal Terezinha Batista (Cajueiro)
28 de agosto – Praça Capibaribe (Cajueiro)

02 e 03 de setembro – Escola Municipal Diácono Abel Gueiros (Macaxeira)
04 de setembro – Praça Othon Bezerra (Macaxeira)

09 e 08 de setembro – Escola Municipal Margarida Serpa Cossart, (Ibura)
10 de setembro – Praça João Felipe Santiago

16 e 17 de setembro – Escola Municipal Manoel Rolim (Tejipió)
18 de setembro – Praça João XXII

23 e 24 de setembro – Escola Municipal Professora Primitiva de Barros (Jardim São Paulo)
25 de setembro – Praça João Cabral de Melo Neto

30 de setembro e 1° de outubro – Escola Municipal Elizabeth Sales Coutinho (Torrões)
02 de outubro – Praça Pessoa de Queiroz

07 e 08 de outubro - Escola Municipal Lutadores do Bem (Santo Amaro)
09 de novembro – Praça 11 de Julho

Matérias Relacionadas
- Codecir alerta para chuvas intensas nesta terça e quarta
- Codecir alerta para chuvas intensas nesta sexta e sábado
- Bairro de Passarinho recebe ação da Defesa Civil
- Codecir registra 96 ocorrências nesta terça-feira
- Defesa Civil alerta para chuvas intensas nas próximas horas
- Codecir registra 331 ocorrências nesta terça-feira (17)
- Codecir registra 213 ocorrências na tarde desta segunda
- Prefeitura reforça atendimento às ocorrências causadas pela chuva
- Codecir alerta para chuvas intensas a partir de domingo
- Codecir registra 217 ocorrências nas últimas dezessete horas
- Codecir registra 330 ocorrências durante o feriadão
- Voluntários irão participar de ações educativas nos morros
- Ações educativas nos morros recebem reforço do voluntariado
- Ações educativas nos morros recebem reforço do voluntariado


Enviar    Imprimir