Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

EMLURB

PCR ALERTA CRIANÇAS CONTRA PERIGO DAS PLANTAS TÓXICAS

Espirradeira, comigo-ninguém-pode, avelós, tinhorão e copo-de-leite. Espécies vegetais aparentemente inofensivas, mas que escondem perigos por trás de seus encantos. Por isso, a Prefeitura do Recife realizará, nesta quarta-feira (27), uma sensibilização junto a um grupo de alunos da rede municipal para preveni-los contra intoxicações ou irritações causadas por essas plantas. A ação ocorrerá na sementeira do Sítio Trindade (Casa Amarela), a partir das 14h, e faz parte do projeto Criança na Praça Brincando e Aprendendo.

A orientação será conduzida por três agentes sócio-ambientais da Emlurb, que farão um passeio pela sementeira com uma turma de alunos da Escola Terezinha Batista. Durante a visita, a equipe ambiental mostrará as espécies que trazem riscos para a saúde, inclusive informando os males proporcionados por elas - inflamações, dores de cabeça, náuseas, inchaços e diarréias, entre outros.

Nesta quinta-feira (28), o grupo de alunos que visitará a sementeira se reúne com outros 80 colegas de sala de aula, na Praça Capibaribe, no bairro do Cajueiro. Lá, eles atuarão como agentes multiplicadores, apresentando para o restante da classe o que foi aprendido durante a atividade.

Segundo a assessora sócio-ambiental da Emlurb, Jane Cristina, a idéia de realizar a sensibilização sobre o assunto surgiu após várias visitas a comunidades de baixa renda. Durante as abordagens que realizamos no dia-a-dia, percebemos que muitos lugares possuíam plantas tóxicas, principalmente a comigo-ninguém-pode. Por isso, decidimos dedicar um espaço em nosso projeto para essa temática, que tem relação com o meio ambiente e, principalmente, com a saúde dessas comunidades, explica Cristina, que também coordena o Criança na Praça.

A coordenadora alerta ainda que as espécies são freqüentemente vistas em quintais, jardins e até em vasos dentro dos domicílios. Por isso, é preciso estar atento, já que, de acordo com a Fundação Oswaldo Cruz, 60% dos casos de intoxicações por plantas tóxicas acontecem com crianças menores de nove anos, sendo que 80% destas ocorrências são acidentais.

Matérias Relacionadas
- Conselheiros municipais são capacitados
- Universitários são vacinados contra rubéola
- Vacinação contra rubéola nos jogos do Santa Cruz e Náutico
- Centro médico de Casa Forte ganha nova sala de fisioterapia
- Experiência do Laboratório Municipal é apresentada em congresso
- Centro Médico Ermírio de Morais completa 10 anos
- PCR divulga cronograma de coleta da filariose
- Gincana movimenta campanha da rubéola
- Eventos nacionais e internacionais na agenda da Saúde
- Novos servidores da Saúde são capacitados para o Academia da Cidade
- Novos servidores da saúde recebem as boas-vindas
- Prefeitura promove vacinação itinerante contra rubéola
- Recife inicia novas estratégias para vacinação da rubéola
- Enfermeiros e outros profissionais de saúde recebem as boas-vindas
- Famílias recifenses são vacinadas contra pólio e rubéola
- Vacinação da rubéola e pólio é aberta no Gouveia de Barros
- Crianças das creches são vacinadas contra pólio
- Saúde Recife completa um ano e amplia número de beneficiários
- Crianças das creches são vacinadas contra pólio
- Agentes de saúde estimulam o aleitamento materno exclusivo


Enviar    Imprimir