Emlurb
ANIMAÇÃO MARCA ENCERRAMENTO DE PROJETO AMBIENTAL NO CAJUEIRO
Diversão e cidadania. A mistura destes dois elementos caracterizou o encontro promovido pela Prefeitura do Recife para encerrar a passagem do projeto “Criança na Praça: Brincando e Aprendendo”, no bairro do Cajueiro. Cerca de 150 alunos da Escola Municipal Terezinha Batista estiveram na Praça Capibaribe e mostraram para a comunidade a importância de preservar o ecossistema.
As crianças se agruparam em 5 espaços diferentes na praça e apresentaram temas que têm ganhado mais relevância nas rodas de discussão. Para mostrar aos colegas e vizinhos os benefícios da água no cotidiano, uma turma desenvolveu uma maquete que representava uma cidade em perfeito equilíbrio ambiental. Além disso, o grupo cantou em coro uma música alusiva ao tema.
Esta turma não foi a única a mostrar talento artístico para falar de meio ambiente. Outro grupo representou uma dramatização sobre os danos provocados à comunidade ao se descartar lixo nos canais. Para tanto, os alunos se vestiram de garis e ensinaram que canal sujo é o primeiro passo para o surgimento de doenças como a leptospirose.
O alerta contra as plantas tóxicas que são cultivadas em casa e o incentivo à coleta seletiva foram apresentados por meio de jogos. Para educar sobre o primeiro tema, foi montado um jogo de tabuleiro onde as crianças respondiam sobre o assunto e quem acertava recebia brindes. Já a separação do lixo foi estimulada através de uma gincana com perguntas e respostas que também proporcionou prêmios para a garotada.
Por fim, o reaproveitamento de lixo foi trabalhado através de uma oficina de reciclagem que transforma garrafas PET em brinquedos e outros artigos. “Eu fiquei encantada com tudo o que vi. Meu filho ficou sabendo de coisas que nem eu tinha idéia”, disse dona Ivonete Vasconcelos, mãe do pequeno Wellington, de 9 anos, que costumava passar, antes do projeto, avelós (uma planta tóxica) na pele para acabar com as verrugas.
O projeto passou 3 dias na comunidade e foram distribuídos para as crianças 230 brinquedos feitos a partir de material reciclável. A escola Diácono Abel Gueiros, na Macaxeira, será a próxima escola a receber o “Criança na Praça”, a partir da terça-feira (02). Outras 5 unidades da rede municipal serão contempladas pela ação ambiental até o mês da criança, em outubro.
Conheça o projeto - Esta é a quarta edição do Criança na Praça: Brincando e Aprendendo. O projeto oferece uma série de atividades lúdico-educativas como jogos, oficinas, trilhas e passeios, para a garotada da rede de ensino municipal, tendo como objetivo conscientizá-las sobre a preservação de nosso ecossistema.
Cinco temáticas serão trabalhadas junto à criançada: água, coleta seletiva, arborização, conservação de canais e reaproveitamento do lixo. Cada um destes temas é discutido durante dois dias, na sala de aula, com uma turma específica, sempre a partir de uma abordagem diferenciada. No terceiro dia, os grupos se reúnem na praça da comunidade e apresentam para vizinhos e colegas de escola o que foi aprendido durante as atividades do projeto.

- - Prefeitura realiza despoluição visual na zona Norte
- - PCR divulga serviços que funcionam no feriado de Finados
- - Manguezais do Capibaribe recebem mutirão de limpeza
- - Campanha de Coleta Seletiva chega à Torre e Madalena
- - Campanha estimula coleta seletiva nos bairros
- - Eleições municipais contarão com mutirão de limpeza
- - Baleia encalhada na orla é retirada pela PCR
- - Bairro da Estância recebe mutirão de drenagem
- - Barqueata ecológica reforça limpeza do Capibaribe
- - João Paulo anuncia investimentos para manutenção da cidade
- - Coleta Seletiva: uma ação de cidadania e respeito
- - Prefeitura promove mutirão de limpeza no Rio Capibaribe
- - Manguezal da Beira-Rio recebe mutirão de limpeza
- - Prefeitura melhora drenagem em quatro bairros
- - Prefeitura melhora drenagem em quatro bairros
- - Obra de drenagem na rua Benedito Monteiro está concluída
- - Restauração do Parque de Esculturas de Brennand é iniciada
- - Campanha sobre coleta seletiva já visitou 32 ruas na zona Norte
- - Reaproveitamento do lixo é destaque em debate sobre meio ambiente
- - Prefeitura debate coleta seletiva com empresariado
|