Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

CRECHES GANHAM TÍTULOS DE AMBIENTES LIVRES DO FUMO

Na manhã desta sexta-feira (29), a cidade do Recife avançou mais um passo na sua política de combate ao tabagismo. A Prefeitura promoveu a entrega do título de Ambientes Livres do Fumo às 62 creches e centros municipais de educação infantil do município. O ato de certificação dos espaços aconteceu na Creche Municipal Professor Francisco do Amaral, em Santo Amaro, e simultaneamente em outras cinco creches das RPAs 2, 3, 4, 5 e 6. Participaram da ação em Santo Amaro, as secretárias de Saúde, Tereza Campos e Educação, Esporte e Lazer, Maria Luiza Aléssio, além dos profissionais da unidade, convidados e familiares das crianças.

A data para a entrega dos títulos foi bem escolhida, pois 29 de outubro é o dia em que se celebra o Dia Nacional de Combate ao Fumo. O tema deste ano é “Ambiente 100% Livre do Fumo – Direito de Todos!”. Durante toda a manhã, foram desenvolvidas atividades lúdicas nas unidades, com teatro de fantoches, pinturas, oficinas de contadores de histórias, exibição de filmes, modelagem com argila e orientações sobre os cuidados à saúde para prevenção ao tabagismo.

Durante o ato, a secretária de Saúde do Recife, Tereza Campos destacou que a ação visa irradiar a importância do combate do fumo não só nas creches, mas também ao ambiente familiar e da comunidade de uma maneira geral. “Desde 2001 a Prefeitura trabalha políticas de controle do tabagismo para conscientizar a população recifense sobre os riscos da fumaça do cigarro e outros produtos derivados do tabaco, além de promover espaços cada vez mais saudáveis dentro da lógica do SUS”, informou a gestora municipal.

A diretora da Creche Municipal Professor Francisco do Amaral, Maria Clara Freire, atestou a melhoria da qualidade de vida na unidade. “Por conta da atividade promovida pela Secretaria de Saúde, vários funcionários deixaram de fumar. A ação também pretende expandir essa sensibilização para as famílias das crianças que foram trabalhadas a partir de oficinas lúdicas”, disse.

Abrangência – A estimativa da Prefeitura é que a medida de tornar as creches e centros infantis Livres do Fumo beneficie diretamente mais de 16 mil crianças de zero a seis anos de idade, além de mais de 14 mil famílias e 4 mil funcionários. Com isso, Recife passa a contar com 7.834 ambientes saudáveis, livres da poluição tabagística, com 100% das creches, unidades de saúde e repartições públicas municipais, shopping centers, bares, boates, restaurantes e hotéis, além de entidades não-governamentais.

Para a entrega do certificado às creches e centros de educação infantil, foram qualificadas 62 novas Comissões Executivas de Controle do Tabagismo. Cada grupo vem atuando nos últimos meses, dando orientações aos funcionários, pais e responsáveis sobre tabagismo e informações em evidência sobre o tema. As capacitações foram realizadas durante todo o ano de 2008, sendo a última ocorrida no último dia 25. Ao todo, foram 12 horas de qualificação por turma, com mais de 4.000 trabalhadores orientados.

Com as novas equipes treinadas, a cidade conta agora com 1.325 trabalhadores atuando em Comissões Executivas, beneficiando mais de 155.000 trabalhadores na cidade. Para a coordenadora de Controle de Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer da Secretaria de Saúde do Recife, Maristela Menezes, as comissões vêm atuando como co-gestores na política de controle do tabagismo.

Matérias Relacionadas
- Atendimento à população de rua será alvo de ações unificadas na PCR
- Creches municipais se tornam livres do fumo
- Profissionais da PCR discutem saúde da população em situação de rua
- Prefeitura e Conselho de Saúde capacitam conselheiros municipais
- PCR alerta crianças contra perigo das plantas tóxicas
- Conselheiros municipais são capacitados
- Universitários são vacinados contra rubéola
- Vacinação contra rubéola nos jogos do Santa Cruz e Náutico
- Centro médico de Casa Forte ganha nova sala de fisioterapia
- Experiência do Laboratório Municipal é apresentada em congresso
- Centro Médico Ermírio de Morais completa 10 anos
- PCR divulga cronograma de coleta da filariose
- Gincana movimenta campanha da rubéola
- Eventos nacionais e internacionais na agenda da Saúde
- Novos servidores da Saúde são capacitados para o Academia da Cidade
- Novos servidores da saúde recebem as boas-vindas
- Prefeitura promove vacinação itinerante contra rubéola
- Recife inicia novas estratégias para vacinação da rubéola
- Enfermeiros e outros profissionais de saúde recebem as boas-vindas
- Famílias recifenses são vacinadas contra pólio e rubéola


Enviar    Imprimir