Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

RECIFE INTENSIFICA VACINAÇÃO CONTRA RUBÉOLA

No Dia D de Vacinação contra a Rubéola, neste sábado (30), todas as unidades de saúde da Prefeitura do Recife abriram suas portas para receber as pessoas que não tinham tido a oportunidade de se imunizar contra a doença. Além dos 152 postos fixos, outros 72 pontos volantes foram disponibilizados em supermercados, shopping centers, estações de metrô, pólos do Academia da Cidade, escolas, associações de moradores e grandes lojas da cidade. 

Adotada em todo o país, a estratégia visa garantir que 95% da população adulta entre 20 e 39 anos de idade se protejam contra a rubéola. A Campanha Nacional de Vacinação faz parte do compromisso firmado pelo governo brasileiro com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) de eliminar a rubéola e a Síndrome da Rubéola Congênita, que pode causar malformações no bebê. No País, a doença provocou o adoecimento de 8.684 pessoas em 2007, das quais 70% na faixa etária adulta masculina. 

Convocamos homens e mulheres a procurarem os postos de saúde para se protegerem contra a rubéola. A vacinação em massa é a única forma de garantir a proteção coletiva para eliminação da rubéola e a prevenção de casos da chamada Síndrome da Rubéola Congênita, que causa problemas irreversíveis aos bebês, como surdez, cegueira e retardo mental, explicou a secretária de Saúde do Recife, Tereza Campos. Pelo acordo firmado com a Opas, a rubéola tem de ser eliminada até 2010 do Brasil, assim como já houve com a poliomielite.

 Foi uma boa iniciativa esta de abrir os postos de saúde aos sábados. Geralmente, não tenho tempo de vir porque trabalho muito durante a semana inteira. Até tentei vir no primeiro dia da campanha, mas tinha muita gente. Voltei hoje. Agora, todos da minha família estão protegidos, disse o mecânico Cleiton Pierre, 31 anos, que esteve no Centro de Saúde Albert Sabin, na Tamarineira, para se vacinar. Além dele, o zelador Geraldo da Silva, 34, apareceu no fim da manhã na mesma unidade, aproveitando um horário de intervalo no trabalho. Não conhecia a rubéola, mas decidi vir depois que ter visto o anúncio da campanha, contou Geraldo.

BALANÇO – Conforme balanço mais recente da Secretaria Municipal de Saúde, foram vacinados no Recife do início da campanha até agora 358.543 pessoas, sendo 202.976 mulheres e 155.567 homens. O número corresponde a um percentual de 66% de adultos de 20 a 39 anos. A expectativa é imunizar 509.824 pessoas na capital pernambucana. Quem, por algum motivo, não pôde comparecer aos postos neste sábado tem a oportunidade de procurar as unidades durante a semana, das 8h às 17h, até o dia 12 de setembro (prazo final da campanha).

 Para saber os locais de vacinação no Recife mais próximos, as pessoas podem entrar em contato com a Ouvidoria Municipal de Saúde (0800.281.1520), de segunda a sexta, no horário das 7h às 19h. A ligação é gratuita.

Matérias Relacionadas
- PCR nomeia servidores aprovados em concursos
- Recife vacina contra rubéola neste sábado
- Creches ganham títulos de Ambientes Livres do Fumo
- Atendimento à população de rua será alvo de ações unificadas na PCR
- Creches municipais se tornam livres do fumo
- Profissionais da PCR discutem saúde da população em situação de rua
- Prefeitura e Conselho de Saúde capacitam conselheiros municipais
- PCR alerta crianças contra perigo das plantas tóxicas
- Conselheiros municipais são capacitados
- Universitários são vacinados contra rubéola
- Vacinação contra rubéola nos jogos do Santa Cruz e Náutico
- Centro médico de Casa Forte ganha nova sala de fisioterapia
- Experiência do Laboratório Municipal é apresentada em congresso
- Centro Médico Ermírio de Morais completa 10 anos
- PCR divulga cronograma de coleta da filariose
- Gincana movimenta campanha da rubéola
- Eventos nacionais e internacionais na agenda da Saúde
- Novos servidores da Saúde são capacitados para o Academia da Cidade
- Novos servidores da saúde recebem as boas-vindas
- Prefeitura promove vacinação itinerante contra rubéola


Enviar    Imprimir