Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

COMEÇAM AULAS DA ESCOLINHA DE HÓQUEI DA PCR

Tem início, nesta segunda-feira (1º), às 10h30, no Clube Náutico Capibaribe (Aflitos), a aula inaugural da 1ª escolinha de hóquei sobre patins da Prefeitura do Recife. Fruto de um convênio firmado pela autarquia Geraldão com a Federação Pernambucana de Patinagem (FPP), a unidade vai atender, inicialmente, 20 crianças, na faixa etária dos 9 aos 12 anos. As vagas serão preenchidas por alunos da Rede Municipal de Ensino e por crianças atendidas pelo projeto Círculos Populares de Esporte e Lazer - CPEL. A escolinha vai funcionar às segundas e quartas-feiras, das 10h30 às 11h30.

O investimento da Prefeitura é de R$ 15 mil, repassados à Federação, que por sua vez, ficou responsável pela compra dos equipamentos e materiais esportivos. O documento oficializando o acordo foi assinado pelo diretor-presidente do Geraldão, Eduardo Granja; o vice-presidente da FPP, Mário Guedes e o coordenador do projeto e professor de hóquei, Leônidas Agra.

A escolinha resultante do convênio se somará às demais escolinhas esportivas gratuitas mantidas pela Prefeitura do Recife, no ginásio Geraldão e nos bairros, através do CPEL. No Momento estão matriculadas cerca de quatro mil pessoas, em diversas modalidades, incluindo futsal, basquete, vôlei, karatê, skate, ginástica, entre outras. Nos bairros, são 18 locais, com cerca de mil inscritos em todas as faixas etárias.

O hóquei e a patinagem têm uma tradição esportiva muito forte no Recife. Esse convênio representa uma atenção que a Prefeitura do Recife está dando ao esporte, democratizando sua prática e oferecendo acesso para crianças que não teriam a oportunidade de realizá-lo, afirmou Eduardo Granja. De acordo com o diretor-presidente do Geraldão, a escolinha vai atender as crianças com qualidade. Sabemos que os alunos estarão recebendo aulas de um dos melhores profissionais do esporte, além de estarem utilizando uniformes próprios e terem direito a uma alimentação adequada durante os treinos, garantiu Granja.

Para Leônidas Agra, que já atuou como treinador da Seleção Brasileira de Hóquei sobre Patins, o projeto da Prefeitura tem um objetivo social, mas também uma meta de criar futuras equipes profissionais. É uma prática esportiva que tira as crianças da ociosidade. A intenção é dar continuidade à escolinha realizando uma renovação dos jogadores, afirmou. Segundo o vice-presidente da FPP, Mário Guedes, atualmente, apenas três clubes pernambucanos tem equipes de hóquei sobre patins: Sport, Náutico e Português.

O esporte - O hóquei sobre patins é um desporto coletivo, onde os atletas usam um stick para conduzir uma bola que tentam introduzir na baliza adversária. Há duas modalidades: o hóquei em patins tradicional e o In-line. O hóquei em patins tradicional é jogado por cinco jogadores, quatro em campo e um goleiro. Na atividade é utilizado o seguinte equipamento: patins (compostos por quatro rodas cada, travão, chassi e bota), setique e bola. Como equipamento de proteção, utiliza-se caneleiras, joelheiras, luvas, coquilha e, no caso dos goleiros, proteção de coxa e máscara para a cabeça.

Matérias Relacionadas
- Competições de Judô e Karatê acontecem no Geraldão
- Círculos Populares participam do 6º Festival Estudantil de Teatro e Dança
- Olimpíada da Cidadania reúne adolescentes
- Jogos Municipais melhoram qualidade de vida dos idosos
- Competições dos 1º Jogos da Pessoa Idosa se encerram nesta terça
- Abertura dos Jogos da Pessoa Idosa reúne mais de mil participantes
- Geraldão sedia Grand Prix Norte-Nordeste de Goalball
- Geraldão sedia 1º Jogos Municipais da Pessoa Idosa
- ProJovem Urbano sorteia os 6 mil inscritos para matricula definitiva
- Americanas ministram aula de vôlei para 70 alunos Geraldão
- Mestre japonês ministra curso no 3º Festival de Artes Marcias do Recife
- Norte-americanas ministram oficina de voleibol no Geraldão
- Geraldão abriga o 3º Festival de Artes Marciais do Recife
- Atletas de Taekwondo apoiados pela PCR trazem 42 medalhas de São Paulo
- Geraldão abriga última etapa do Festival da Juventude
- Lagoa Encantada recebe Festival da Juventude do ProJovem Recife
- Conexão 17 leva cultura e lazer para 5 mil professores municipais
- Atletas de Taekwondo viajam para São Paulo com apoio da PCR
- 1ª Copa Geraldão de Kickboxing supera as expectativas de público
- Prefeitura promove 1ª Copa Geraldão de Kickboxing


Enviar    Imprimir