Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

CRIANÇAS APRENDEM A CUIDAR DO MEIO AMBIENTE

Nesta semana, o projeto sócio-ambiental Criança na Praça - Brincando e Aprendendo está levando lições de educação e preservação ambiental a cerca de 120 alunos da Escola Municipal Diácono Abel Gueiros, no bairro da Macaxeira (RPA-3). As crianças participam de vários jogos, oficinas e gincanas que têm o objetivo de conscientizá-las sobre a importância e cuidado que se deve ter com o meio ambiente. As atividades começaram nesta terça-feira (02), às 14h, e seguem até quinta (04).

Neste primeiro dia, as crianças foram divididas em cinco grupos, cada um com uma temática diferente: água, arborização, coleta seletiva, reaproveitamento do lixo e conservação de canais. Dinâmicas especiais foram aplicadas em cada grupo, por 16 agentes sócio-ambientais da PCR, com o intuito de explicar cada tema aos alunos.

O grupo que trabalhou com arborização promoveu uma gincana de perguntas e respostas, que simulava uma trilha, baseada no aprendizado sobre plantas tóxicas. Na quarta-feira (03), esse mesmo grupo segue para a sementeira da Emlurb, no Sítio Trindade, em Casa Amarela, onde as crianças conhecerão as respectivas plantas, com orientação da agrônoma Ana Spektor.

A agente sócio-ambiental Fernanda Wanderley, responsável por esse grupo, ressalta que essa visitação é importante para as crianças, pois trabalha nelas a consciência de preservação dos espaços públicos. Para ela, quando se aproxima as crianças desses ambientes, na prática, elas naturalmente se apropriam daquilo. Lá, elas vão ver que esse espaço é delas e que elas devem preservá-lo.

No grupo de reaproveitamento de lixo, além de um filme educacional que foi exibido, os agentes ensinaram aos alunos a confeccionar um cofre feito com garrafa pet. O intuito é mostrar que materiais que antes eram jogados fora, às vezes até poluindo canais e rios, podem ser reaproveitados, tendo outras utilizações.

A professora Elenilda Santos disse que esse trabalho de conscientização ambiental já é realizado pela própria escola, durante todo o ano, e que o projeto da Prefeitura vem reforçar ainda mais a importância disso. Para Elenilda, o Criança na Praça é muito bom, porque vem acrescentar ao que já fazemos aqui com os meninos. Se torna uma coisa diferente, por conta das brincadeiras promovidas. Mas tudo o que foi perguntado aqui os meninos já sabiam responder.

No grupo de coleta seletiva, diversos jogos foram realizados para ensinar às crianças que materiais como plástico, metal, vidro e papel devem ser depositados em Postos de Entrega Voluntária, separadas dos lixos orgânicos. Estes postos se encontram em espaços públicos da cidade, como parques, praças, etc. Além disso, os meninos confeccionaram um bloquinho de notas com papel reciclado.

Os alunos que ficaram no grupo de conservação de canais participaram de dinâmicas de sensibilização, onde foram mostradas fotos de canais limpos e sujos, aprendendo o que a sujeira dos mesmos pode acarretar. Na quarta-feira as crianças irão ensaiar uma dramatização baseada no tema.

As atividades continuam, nesta quarta-feira (03), na Escola Diácono Abel Gueiros, e se encerram na quinta (04), a partir das 14h, quando as crianças da Escola se concentrarão na Praça Othon Bezerra, em atividade que irá reunir alunos, pais, professores, agentes da PCR e crianças da comunidade do Buriti. Nesse encontro, os alunos apresentarão os resultados das atividades realizadas. Além disso, cerca de 2000 brinquedos confeccionados em garrafas pet serão distribuídos às crianças. A programação do Criança na Praça - Brincando e Aprendendo continua nas seguintes datas e locais:

08 e 09 de setembro – Escola Municipal Margarida Serpa Cossart (Ibura);
10 de setembro – Praça João Felipe Santiago;

16 e 17 de setembro – Escola Municipal Manoel Rolim (Tejipió);
18 de setembro – Praça João XXII;

23 e 24 de setembro – Escola Municipal Professora Primitiva de Barros (Jardim São Paulo);
25 de setembro – Praça João Cabral de Melo Neto;

30 de setembro e 1° de outubro – Escola Municipal Elizabeth Sales Coutinho (Torrões);
02 de outubro – Praça Pessoa de Queiroz;

07 e 08 de outubro - Escola Municipal Lutadores do Bem (Santo Amaro);
09 de outubro – Praça 11 de Julho.

Matérias Relacionadas
- Creche Professor Paulo Rosas comemora um ano com festa
- Estudantes concluem projeto Escola de Fábrica
- Prefeitura e UFPE comemoram aniversário de creche
- Criança na Praça visita escola na Macaxeira
- Equipes da Torre e Macaxeira avançam no Futebol Participativo
- Cem anos da imigração japonesa são comemorados no Geraldão
- Começam aulas da escolinha de hóquei da PCR
- Orquestra encerra comemorações de aniversário da Escola João Pernambuco
- PCR encerra intercâmbio de bandas das escolas
- Teatro das Sombras é encenado por alunos surdos
- Emoção e entusiasmo marcaram entrega de certificados do ProJovem
- Creche Estrela da Manhã celebra cultura popular
- Jogos Municipais da Pessoa Idosa são encerrados com uma grande festa
- Matrículas do ProJovem Urbano se encerram nesta sexta
- 17 anos da Escola de Artes João Pernambuco inicia nesta quinta
- Educação expõe trabalhos de alunos no 6ª Festival Recifense de Literatura
- Alunos da rede municipal participam de passeio ecológico
- Creche municipal promove festa em homenagem ao folclore
- Crianças de creche homenageiam os pais
- Estudantes da rede passam por tratamento oftalmológico


Enviar    Imprimir