Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

ESCOLA DE FÁBRICA FORMA PRIMEIRO GRUPO DE ALUNOS

Sessenta estudantes do 2º ano do 4º ciclo (8ª série) da rede de ensino da Prefeitura do Recife receberam, nesta terça-feira (02), no auditório do município, no Bairro do Recife, os certificados de conclusão dos três primeiros cursos profissionalizantes oferecidos pelo projeto federal Escola de Fábrica - Operador de transporte, na sede da CBTU/Metrorec (Areias); Operador de microcomputador, no Jardim Botânico do Curado; e Gastronomia - alimentação, no Centro Público de Trabalho e Renda, em Casa Amarela.

A solenidade foi presidida pela secretária de Educação, Esporte e Lazer, Maria Luiza Aléssio, e também foi acompanhada pela diretora de Ações Educacionais Complementares da pasta, Edna Teotônio; da diretora de Trabalho e Renda da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Tereza Jacinta; e pelo gerente de Educação Profissionalizante da rede de ensino, Antônio Tadeu de Oliveira. Também compareceram representantes de outros órgãos municipais e empresas parceiras.

Lembrando que também falava em nome do prefeito João Paulo, a secretária Maria Luiza parabenizou todos os formandos por mais essa vitória. “Muitos de vocês passaram seis meses com uma jornada dupla de estudo, o que requer muita determinação. Mas tenham certeza que valeu a pena”, frisou. De acordo com Malu, o Brasil vive um momento privilegiado, pois o Governo do presidente Lula vem trabalhando, de forma sistemática, pelo fortalecimento das políticas públicas direcionadas à juventude.

“A exemplo do que acontece aqui no Recife, esse novo posicionamento está tratando a juventude como o maior potencial de nossa sociedade e não como uma população de risco, como acontecia num passado recente”, complementou. Com opinião semelhante, Edna Teotônio destacou o esforço da gestão João Paulo no sentido de preparar os jovens da cidade para o mercado de trabalho. “Só na nossa rede de 18 escolas profissionais, formamos, por ano, em diversas áreas, mais de 20 mil pessoas, o que deve chegar perto dos 50 mil se levarmos em conta as demais ações de qualificação realizadas por todas as secretarias de órgãos”, garantiu.

Para o gerente Antônio Tadeu de Oliveira, aquele era um momento especial para todos que trabalharam pela concretização do Escola de Fábrica: “Não desperdicem esse momento”, pregou. Pela animação e confiança de todos os estudantes, o recado foi bem assimilado. “Já estou estagiando como monitor de informática”, revelou Felipe Diego, de 17 anos, que concluiu o curso de Operador de Microcomputador. Já Gilvânia Karla da Silva, que terminou o curso técnico de Operador de Transportes, o trabalho deve começar em outubro. “Estou encaminhada para trabalhar na bilhetagem do metrô, através da empresa Dínamo. Estou esperando apenas completar 18 anos”, revelou.

Matérias Relacionadas
- Alunos visitam Sementeira no Sítio da Trindade
- Crianças aprendem a cuidar do meio ambiente
- Creche Professor Paulo Rosas comemora um ano com festa
- Estudantes concluem projeto Escola de Fábrica
- Prefeitura e UFPE comemoram aniversário de creche
- Criança na Praça visita escola na Macaxeira
- Equipes da Torre e Macaxeira avançam no Futebol Participativo
- Cem anos da imigração japonesa são comemorados no Geraldão
- Começam aulas da escolinha de hóquei da PCR
- Orquestra encerra comemorações de aniversário da Escola João Pernambuco
- PCR encerra intercâmbio de bandas das escolas
- Teatro das Sombras é encenado por alunos surdos
- Emoção e entusiasmo marcaram entrega de certificados do ProJovem
- Creche Estrela da Manhã celebra cultura popular
- Jogos Municipais da Pessoa Idosa são encerrados com uma grande festa
- Matrículas do ProJovem Urbano se encerram nesta sexta
- 17 anos da Escola de Artes João Pernambuco inicia nesta quinta
- Educação expõe trabalhos de alunos no 6ª Festival Recifense de Literatura
- Alunos da rede municipal participam de passeio ecológico
- Creche municipal promove festa em homenagem ao folclore


Enviar    Imprimir