Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PCR ANUNCIA CRIAÇÃO DE BANCO DE LEITE HUMANO NA BANDEIRA FILHO

Durante a coletiva realizada nesta segunda-feira (02), sobre a redução da mortalidade infantil no Recife, a secretária de Saúde municipal, Tereza Campos, anunciou que ainda neste ano, será criado o primeiro Banco de Leite Humano da cidade. Instalado na Maternidade Bandeira Filho, em Afogados, o novo equipamento ficará encarregado de pasteurizar o leite materno coletado nas maternidades, ampliando o número de bebês beneficiados, especialmente os que ficam internados após o parto. Para isso, o município fará uma reforma no espaço onde hoje funciona a central de coleta da unidade hospitalar a partir do próximo mês. O investimento da obra é de R$ 31.980,00. A ação está diretamente relacionada à saúde da criança e da mulher, contribuindo para redução da mortalidade infantil.

Hoje, o município dispõe de centrais de coleta de leite humano nas três maternidades municipais (Bandeira Filho-Afogados; Arnaldo Marques-Ibura e Barros Lima-Casa Amarela). Essas centrais são responsáveis por captar o leite e enviar para o Hospital das Clínicas ou o Hospital Agamenon Magalhães realizar a pasteurização, fundamental para evitar que o leite materno transmita doenças para o bebê, como HIV e hepatite. “A implementação do Banco de Leite representará um aumento da adesão das mulheres ao aleitamento materno, repercutindo positivamente na mortalidade infantil. Isso porque quanto mais mulheres amamentam, menos crianças morrem”, explica a secretária de Saúde do Recife, Tereza Campos.

Paralelo a isso, outras ações estão sendo desenvolvidas para garantir a manutenção dos bons índices de mortalidade. Na área da saúde da mulher, terá início nesta quinta-feira (04), a primeira etapa de um estudo que vai monitorar a atenção dispensada ao público feminino durante o pré-natal, parto e abortamento. Parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o Comitê de Estudos da Mortalidade Materna do Recife, a iniciativa permitirá que seja traçado um perfil do atendimento na rede municipal no que se refere à qualidade e organização do serviço e ao grau de satisfação das usuárias.

Matérias Relacionadas
- Recife reduz mortalidade infantil e atinge meta da ONU
- Prefeito prestigia posse da nova diretoria do IMIP
- PCR apresenta números da mortalidade infantil
- Recife intensifica vacinação contra rubéola
- PCR nomeia servidores aprovados em concursos
- Recife vacina contra rubéola neste sábado
- Creches ganham títulos de Ambientes Livres do Fumo
- Atendimento à população de rua será alvo de ações unificadas na PCR
- Creches municipais se tornam livres do fumo
- Profissionais da PCR discutem saúde da população em situação de rua
- Prefeitura e Conselho de Saúde capacitam conselheiros municipais
- PCR alerta crianças contra perigo das plantas tóxicas
- Conselheiros municipais são capacitados
- Universitários são vacinados contra rubéola
- Vacinação contra rubéola nos jogos do Santa Cruz e Náutico
- Centro médico de Casa Forte ganha nova sala de fisioterapia
- Experiência do Laboratório Municipal é apresentada em congresso
- Centro Médico Ermírio de Morais completa 10 anos
- PCR divulga cronograma de coleta da filariose
- Gincana movimenta campanha da rubéola


Enviar    Imprimir