Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

ALUNOS VISITAM SEMENTEIRA NO SÍTIO DA TRINDADE

Um grupo de 17 alunos da Escola Municipal Diácono Abel Gueiros, do bairro da Macaxeira (RPA-3) conheceu, nesta quarta-feira (03), a Sementeira da Emlurb, no Sítio Trindade, no bairro de Casa Amarela. A visita, que teve início às 14h30, fez parte do programa sócio-ambiental Criança na Praça - Brincando e Aprendendo, que está desde terça-feira (02) e vem realizando uma série de atividades na escola, com o intuito de conscientizar esse público sobre a importância e cuidado que se deve ter com o meio ambiente.

No primeiro dia de atividades, as crianças participaram de uma gincana educativa de perguntas e respostas, que simulava uma trilha, baseada no aprendizado sobre plantas tóxicas. Hoje, elas foram à Sementeira ver de perto as plantas que conheceram em sala de aula. Os meninos foram acompanhados pela professora, quatro agentes sócio-ambientais da PCR, e recebidos pela engenheira agrônoma Ana Spekt, que se encarregou de mostrar e falar um pouco sobre essas vegetais e sobre o cuidado que se deve ter com cada uma deles.

O trabalho teve como objetivo apresentar às crianças os 16 tipos de plantas tóxicas existentes no Brasil (todas podem ser encontradas no Recife), de que forma elas podem causar danos à saúde e quais esses danos. Os meninos mostraram conhecer bem os nomes dos vegetais. A agente sócio-ambiental Fernanda Wanderley, que coordenou a visitação, disse que esse conhecimento se deve ao fato de que muitas dessas plantas serem facilmente encontradas em casa, como a Avelós, o Comigo-Ninguém-Pode, o Pinhão-Roxo, a Urtiga e a Aroeira.

Entre as próprias crianças participantes, havia casos de intoxicação com algumas dessas plantas. A menina Maria Vitória, 8 anos, afirmou que o pai ficou doente e foi hospitalizado por conta de problemas com o Bico-de-Papagaio. Ela falou que agora já sabe que a planta faz mal e que não pode mexer nela. Para a professora da turma, Juliana Alves, esse conhecimento que as crianças estão tendo é muito importante, pois muitos deles têm essas plantas em casa e agora vão saber ter mais cuidado. Além de que eles podem disseminar esse conhecimento pra outras pessoas. Em casa, para os pais, para os colegas, no dia-a-dia.

O agente sócio-ambiental Paulo Soares fez questão de frisar que a orientação dada é de que se deve tomar cuidado com o manuseio das plantas, já que algumas dessas crianças as usam para brincadeiras e podem se intoxicar acidentalmente. Segundo o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINITOX), da Fundação Oswaldo Cruz, no Brasil, 60% dos casos de intoxicação por plantas ocorrem com crianças menores de nove anos. E 80% desses casos são acidentais. No Recife, o número de intoxicações com crianças é de 16%.

Ana Spekt, engenheira-agrônoma que orientou os alunos durante a visita, disse que em caso de contato com a pele e conseqüente irritação, basta cuidar em casa mesmo. Agora, em casos de ingestão, deve-se encaminhar logo para o hospital. Em Recife, o responsável por cuidar desses casos é o Centro de Assistência Toxicológica (CEATOX), que fica no Hospital da Restauração.

O programa Criança na Praça – Brincando e Aprendendo encerra nesta quinta-feira (04) suas atividades com a Escola Diácono Abel Gueiros, num encontro que acontece às 14h, na Praça Othon Bezerra, reunindo alunos, pais, agentes da PCR e crianças da comunidade do Buriti. Nesse encontro, os alunos apresentarão os resultados das atividades realizadas.

Matérias Relacionadas
- Escola de Fábrica forma primeiro grupo de alunos
- Crianças aprendem a cuidar do meio ambiente
- Creche Professor Paulo Rosas comemora um ano com festa
- Estudantes concluem projeto Escola de Fábrica
- Prefeitura e UFPE comemoram aniversário de creche
- Criança na Praça visita escola na Macaxeira
- Equipes da Torre e Macaxeira avançam no Futebol Participativo
- Cem anos da imigração japonesa são comemorados no Geraldão
- Começam aulas da escolinha de hóquei da PCR
- Orquestra encerra comemorações de aniversário da Escola João Pernambuco
- PCR encerra intercâmbio de bandas das escolas
- Teatro das Sombras é encenado por alunos surdos
- Emoção e entusiasmo marcaram entrega de certificados do ProJovem
- Creche Estrela da Manhã celebra cultura popular
- Jogos Municipais da Pessoa Idosa são encerrados com uma grande festa
- Matrículas do ProJovem Urbano se encerram nesta sexta
- 17 anos da Escola de Artes João Pernambuco inicia nesta quinta
- Educação expõe trabalhos de alunos no 6ª Festival Recifense de Literatura
- Alunos da rede municipal participam de passeio ecológico
- Creche municipal promove festa em homenagem ao folclore


Enviar    Imprimir