Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

ÚLTIMOS DIAS PARA SE VACINAR CONTRA A RUBÉOLA

O prazo final para Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola está chegando, no dia 12 deste mês. A população não deve deixar para o último dia. A Prefeitura do Recife está montando estratégias em várias partes da cidade para beneficiar toda a população apta a receber a vacina (homens e mulheres entre 20 a 39 anos), disponibilizando postos volantes em locais de grande circulação, atendendo a todos os recifenses.

Segundo o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde, 75,23% dos recifenses já foram vacinados. Isso significa que 403.734 pessoas estão protegidas contra a doença. Do total, as mulheres ainda lideram o ranking: 226.656 já receberam a dose. A população masculina continua atrás: 177.078 se vacinaram. O Ministério da Saúde estabeleceu como meta 95% da população adulta imunizada, que no Recife representa 509.824 pessoas.

Recife tem se destacado em Pernambuco durante a campanha. Conforme solicitação do ministério, todos os municípios brasileiros deveriam atingir a meta de 70% da população até a terceira semana. Entretanto, a capital pernambucana conseguiu vacinar pouco mais de 75% dentro desse período, ultrapassando a marca devido à grande mobilização e divulgação feita pela cidade. “O trabalho não pode parar. A vacinação é a única forma de proteger as pessoas da rubéola e da Síndrome da Rubéola Congênita (SRC), que pode causar malformações no bebê”, lembra a coordenadora do Programa Municipal de Imunização da Prefeitura, Elizabeth Azoubel.

O foco desta campanha são os homens, justamente por terem sido os mais acometidos pela doença nos últimos anos. Em 2007, foram registrados 8.684 casos em 20 estados, incluindo Pernambuco, dos quais 70% entre homens adultos. No Recife, ocorreram 35 registros da doença. De janeiro até agosto deste ano, apenas um caso foi registrado no município. No País, ocorreram 800 registros. “Os homens devem se vacinar para evitar passar a rubéola para as mulheres, sobretudo as gestantes, devido aos riscos da Síndrome da Rubéola Congênita”, reforça Elizabeth. Ela informa que a vacina não é indicada para gestantes ou quem deseja doar sangue. Neste último caso, o ideal é ir primeiramente ao Hemope antes de ser vacinada.

Para saber os locais de vacinação no Recife, as pessoas podem ligar, nesta sexta-feira (29) para a Ouvidoria Municipal de Saúde (0800.281.1520), até às 19h. A ligação é gratuita. Outra opção é acessar o anexo.

Matérias Relacionadas
- Nova turma de Adolescentes Educadores em Saúde
- PCR realiza exame da filariose na Colônia Penal
- PCR anuncia criação de Banco de Leite Humano na Bandeira Filho
- Recife reduz mortalidade infantil e atinge meta da ONU
- Prefeito prestigia posse da nova diretoria do IMIP
- PCR apresenta números da mortalidade infantil
- Recife intensifica vacinação contra rubéola
- PCR nomeia servidores aprovados em concursos
- Recife vacina contra rubéola neste sábado
- Creches ganham títulos de Ambientes Livres do Fumo
- Atendimento à população de rua será alvo de ações unificadas na PCR
- Creches municipais se tornam livres do fumo
- Profissionais da PCR discutem saúde da população em situação de rua
- Prefeitura e Conselho de Saúde capacitam conselheiros municipais
- PCR alerta crianças contra perigo das plantas tóxicas
- Conselheiros municipais são capacitados
- Universitários são vacinados contra rubéola
- Vacinação contra rubéola nos jogos do Santa Cruz e Náutico
- Centro médico de Casa Forte ganha nova sala de fisioterapia
- Experiência do Laboratório Municipal é apresentada em congresso


Enviar    Imprimir