Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PCR DISCUTE ALEITAMENTO MATERNO EM SIMPÓSIO

A bem-sucedida estratégia desenvolvida pela Prefeitura do Recife visando à redução da mortalidade infantil na capital é destaque da abertura do 3o Simpósio Pernambucano de Aleitamento Materno, nesta sexta-feira (05). Durante o evento, das 8h às 17h, a Secretaria Municipal de Saúde também estará presente nas oficinas de trabalho e na apresentação de panfletos em braile sobre o tema. Promovido pela Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe), o encontro segue até o sábado (06), entre 8h e meio-dia, sempre no auditório Alice Figueira do Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira – Imip, na Boa Vista.

Um dos pontos altos do primeiro dia de discussões será a mesa redonda sobre a política pública de apoio ao aleitamento materno e o reflexo dessas ações na sociedade. O gerente de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente do Recife, Paulo Frias, abordará as mobilizações da atual gestão na busca da redução dos índices de mortalidade infantil – o que incluiu iniciativas como a ampliação do número de equipes e unidades do PSF, práticas de incentivo ao aleitamento materno, a implantação do Samu, a futura instalação do primeiro banco de leito humano do município e a realização de concursos para a atenção básica e média complexidade.

“A gestão vem acumulando ações integradas de conscientização e outras medidas que refletem na melhoria da qualidade de vida de nossas famílias. Um exemplo prático de como nossa mobilização tem dado certo é a diminuição da taxa de mortalidade infantil no Recife que, de 1998 até hoje, caiu de 22,4 para os atuais 13 óbitos por mil nascidos vivos. Levando em conta os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, definidos na década de 90 pela Organização das Nações Unidas, consolidamos agora um índice projetado para 2015, antes mesmo do Brasil como um todo, que só irá atingir a mesma meta em 2012”, apontou Paulo Frias.

Inclusão social – Durante o simpósio, a Secretaria de Saúde do Recife entregará cartilhas em Braille para bancos de leite e entidades que apóiam o evento. Produzida pela Gerência de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, a edição especial para pessoas com deficiência visual traz informações como cuidados com a saúde do bebê, vacinas necessárias para cada fase do desenvolvimento da criança e a importância do aleitamento materno nos primeiros meses de vida.

“Criamos uma publicação exclusiva para mães e pais com deficiência visual, de forma a oferecer uma ajuda extra a este público”, explica o gerente Alexandre David. O livreto é a segunda experiência da Secretaria de Saúde do Recife a ser editada com o alfabeto em alto-relevo. A primeira foi na área de Saúde da Mulher, abordando temas como parto saudável. A impressão do material é feita por uma impressora específica para publicações em Braille, adquirida pela gestão municipal em 2007.

Serviço:

O quê: 3o Simpósio Pernambucano de Aleitamento Materno
Onde: Auditório Alice Figueira – Imip (Rua dos Coelhos, 300, Boa Vista)
Quando: nesta sexta (05), das 8h às 17h, e no sábado (06), das 8h ao meio-dia
Mais informações: no site www.socpedpe.org.br ou pelos telefones 3231.4413 e 3423.5063

Matérias Relacionadas
- PCR e Comitê avaliam serviços nas maternidades municipais
- Nova turma de Adolescentes Educadores em Saúde
- Últimos dias para se vacinar contra a Rubéola
- PCR realiza exame da filariose na Colônia Penal
- PCR anuncia criação de Banco de Leite Humano na Bandeira Filho
- Recife reduz mortalidade infantil e atinge meta da ONU
- Prefeito prestigia posse da nova diretoria do IMIP
- PCR apresenta números da mortalidade infantil
- Recife intensifica vacinação contra rubéola
- PCR nomeia servidores aprovados em concursos
- Recife vacina contra rubéola neste sábado
- Creches ganham títulos de Ambientes Livres do Fumo
- Atendimento à população de rua será alvo de ações unificadas na PCR
- Creches municipais se tornam livres do fumo
- Profissionais da PCR discutem saúde da população em situação de rua
- Prefeitura e Conselho de Saúde capacitam conselheiros municipais
- PCR alerta crianças contra perigo das plantas tóxicas
- Conselheiros municipais são capacitados
- Universitários são vacinados contra rubéola
- Vacinação contra rubéola nos jogos do Santa Cruz e Náutico


Enviar    Imprimir