Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

IASC

PROJETO REVISTECA CHEGA AO RECIFE

A primeira Revisteca de Pernambuco será inaugurada no Recife nesta sexta-feira (5), às 10h, no Centro de Integração da Criança e do Adolescente (Cica II), unidade de atendimento do Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente (Iasc), no bairro do Cordeiro, e que faz parte da rede de equipamentos daquele Instituto. A Revisteca é um projeto desenvolvido desde 2005 pela Editora Abril, por meio da Distribuidora Nacional de Publicações (DINAP) em várias cidades brasileiras.

Sob o lema: “Para Todo Mundo Gostar de Ler”, a Revisteca se propõe a ser um lugar para aprender se divertindo. De acordo com a gerente de Convívio da Diretoria de Proteção Social de Média Complexidade da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura do Recife, Indira Caldas, o objetivo principal desta proposta é incentivar o hábito da leitura. “Especialmente de crianças e jovens oriundos de segmentos com menor poder aquisitivo, por meio do acesso gratuito a variadas publicações do Grupo Abril, levando educação, cultura, informação e entretenimento”, afirmou.

É importante ressaltar que nesta parceria o uso do material será trabalhado de diferentes formas, podendo ser acessado não somente pelas crianças e adolescentes atendidos pela Cica II, mas seus familiares e equipe técnica de acordo com a proposta sócio-pedagógica institucional. “Assim vamos dispor de uma ferramenta pedagógica para melhor atender às crianças e adolescentes assistidos, além de seus familiares”, garantiu Indira Caldas.

O Cica II atua com crianças e adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 7 e 14 anos, com vínculo familiar e escolar preservados, e funciona no mesmo local, ou seja, na comunidade onde os mesmos residem e estudam. A capacidade de atendimento é de 100 crianças e adolescentes, tendo como proposta promover a prevenção/inibição de situações de risco e vulnerabilidade social tais como: trabalho precoce, violência de diferentes aspectos, abuso sexual, mendicância, consume de drogas entre outras situações conflitantes, através de atividades sócio-educativas, culturais e esportivas no horário inverso ao horário escolar.

Nesta unidade é realizado atendimento psicossocial e pedagógico, tendo como principais eixos norteadores o estímulo ao protagonismo juvenil, a participação cidadã e a preservação dos vínculos familiares e comunitários.

Ampliação - Em breve, outras duas unidades de atendimento do Programa Travessia serão também contempladas com o projeto Revisteca, o Recifazer (avenida General McArthur, 301, Imbiribeira) – equipamento de atração noturno destinado à crianças e adolescentes de ambos os sexos em situação de rua e risco social, e a unidade de longa permanência Porto Seguro (rua Dr. Aloízio Baltar, 29, Iputinga), destinada a idosos de ambos os sexos.

Serviço:
Inauguração da Revisteca
Local - Centro de Integração da Criança e do Adolescente (Cica II), na rua Odete Monteiro, s/nº, no bairro do Cordeiro (por trás do Parque de Exposição, ao lado do GOE);
Horário – 10 horas.

Matérias Relacionadas
- Lançamento do Prêmio Marcantonio Vilaça no Mamam
- Pátio de São Pedro amplia espaço para a Cultura Afro
- Portal Música Recife é lançado pela FCCR
- Biblioteca de Casa Amarela exibe Dogville
- Abertas inscrições para atividades do SPA das Artes
- Semana de Fotografia oferece oficinas e leitura de portfólio
- Artistas ganham novo espaço na Internet
- Espetáculos e música animam os teatros municipais
- Exposição integra a II Semana de Fotografia
- Escola de Frevo abre inscrições para curso de Fantasia
- PCR patrocina 7ª Parada da Diversidade
- Prefeitura antecipa Plano Municipal de Cultura
- Ministério da Cultura realiza seminário no Recife
- Prefeitura do Recife anuncia homenageados do carnaval de 2009
- Multidão acompanha funeral de Mestre Salustiano
- Novidades marcam 7ª SPA das Artes Recife 2008
- Prefeito anuncia homenageados do Carnaval
- Festival de Literatura encerra com programação diversificada
- Aberta a 2ª Semana de Fotografia do Recife
- 3ª Recitata celebra a poesia no Recife Antigo


Enviar    Imprimir